BIOLOGIA...fotossíntese fase clara e escura...ME AJUDEM!!!?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Preciso de uma grande ajuda de alguem.....preciso saber o q vcs entendem sobre fotossíntese a etapa química (fase escura) e a etapa fotoquímica (fase clara) mas sem copiar de nem um ...mostrar mais
Melhor resposta
Os dois acima erraram feio. Confundiram respiração com a etapa de escuro da fotossíntese aeróbica.

A etapa de claro (fotoquímica) só ocorre com a presença de luz e é feita ao nível das tilacóides. Nela ocorre a fotofosforilação cíclica, acíclica, e a fotólise da água (fase de Hills) com produção de ATP e NADPH2. A etapa de escuro (química / fase de Blackman), prescinde fontes de luz e é feita ao nível do estroma. Nela ocorre o ciclo de Calvin (ciclo das pentoses) onde o gás carbônico é usado para a produção de PGA (ácido fosfoglicérico) e os hidrogênios dos NADPH2 são assimilados junto com a energia dos ATP's produzidos na estapa de claro para a produção de PGAL (glicero aldeído fosfato). Parte dessas moléculas serão usadas para produzir glicose e outra parte voltará como ribulose difosfato e será carbonilada novamente e repete-se o ciclo.

Abraços! :)
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Juka Z respondido 5 anos atrás
    É muito mais óbvio do que parece...
    Fase clara é a que acontece durante o dia, que é a "transformação" de CO2 em O2.

    E fase escura ocorre durante a noite, mque é a liberação de CO2 na planta, também chamado respiração... [2]

    porém, a fase escura só é chamada assim porque não precisa da luz para acontecer, mas acotnece durante o dia e a noite.
    • Taxa
    • Comentário
  • LollyPop respondido 5 anos atrás
    É muito mais óbvio do que parece...
    Fase clara é a que acontece durante o dia, que é a "transformação" de CO2 em O2.

    E fase escura ocorre durante a noite, mque é a liberação de CO2 na planta, também chamado respiração...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear