QUAIS SAO AS DOENÇAS QUE ATACAM O TECIDO EPITELIAL?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
GALERA TO PRECISANDO MUIT DESSA INFORMAÇAO POR FAVOR AJUDA AE...
Melhor resposta
Existem diversas doenças, citarei algumas:

Genéticas:
Ictiose, hipertricose

Alérgicas:
Síndrome de Stevens-Johnson, urticária, dermatite

Auto-imunes:
Vitiligo, pênfigo, psoriase, dermatografia

Infecciosas:
Acne, carbúnculo, impetigo, dermatofitose, erisipela, foliculite, furúnculo, sarcoma de kaposi, micose, escabiose, doença de Gianotti-Crosti, seratose, verruga, etc.

Neoplasíacas:
Melanoma, basalioma, espinalioma, etc.

Contaminação por químicos:
Argiria
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • criador de porquinhos da índia respondido 5 anos atrás
    O tecido epitelial, denominado por epitélio, é formado pelo conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados, por exemplo, do ser humano, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas.

    Esse tipo de epitélio normalmente possui uma de suas superfícies em contato com o tecido conjuntivo, intermediado pela lâmina basal, fornecendo além de suporte (pois se instala sobre as glicoproteínas), também a nutrição, já que não possui vasos sanguíneos.

    Sua classificação pode variar de acordo com a morfologia das células, a estratificação e as especializações.Da combinação dessas características, temos os seguintes tipos de tecidos:

    - Epitélio pavimentoso dos alvéolos pulmonares, proporcionando a hematose do sangue, permitindo a passagem de oxigênio para as hemácias;
    - Epitélio cúbico simples dos rins, com função de absorção e secreção;
    - Epitélio cilíndrico simples do intestino delgado, efetuando a absorção do alimento digerido;
    - Epitélio estratificado pavimentoso, exercendo a função de proteção revestindo todo o nosso corpo (a epiderme);
    - Epitélio cilíndrico pseudo-estratificado e ciliado da traquéia e brônquios, desempenhando função de proteção, remoção e eliminação de impurezas na via respiratória;
    - Epitélio de transição da bexiga, com função de distensão e retração (propriedade elástica) de acordo com o teor de urina armazenada.

    Curiosidade: A epiderme juntamente com a derme, forma o maior órgão do corpo humano (a pele), com proporção média igual a 2m2 de área. A proximidade e a adesão entre suas células, em conseqüência às junções comunicantes, e mesmo pela presença de queratina, estabelecem o primeiro bloqueio fisiológico contra agentes patogênicos (que causam doenças).

    - Epitélio glandular: tecido especializado na síntese de secreções (hormônios, enzimas digestivas e substâncias como: o suor, as lágrimas, gametas e o leite). Podem ser endócrinas, exócrinas ou mistas.

    Glândulas Endócrinas → hipófise, tireóide e a supra-renal;
    Glândulas Exócrinas → sudoríparas, sebáceas e salivares;
    Glândulas Mista (anfícrina) → pâncreas, fígado e as gônadas.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear