Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaIdiomas e Línguas · Há 1 década

Qual é o significado e origem dessas palavras?

Almofada, mamute, maiô, pizza, boliche, ofurô, xampu, tchau.

Obrigado!!!

5 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Fiz algumas pesquisas e descobri o seguinte:

    Almofada (árabe)

    mamute (francês)

    Maiô (francês)

    Boliche (espanhol)

    Ofurô (japonês)

    Xampu (inglês)

    Tchau (italiano)

    As mais difíceis de encontrar foram mamute e boliche. Em um texto em espanhol que eu encontrei fala que a partir da leitura francesa "mammouth" incorporou-se ao dicionário espanhol a palavra "mamut", portanto é de se supor que a palavra em português também venha do vocábulo em francês.

    Encontrei o seguinte trecho falando sobre a palavra boliche (abaixo citarei a fonte):

    Sobre a origem da palavra Boliche (segundo o Dicionário Houaiss), conforme a Etimologia (estudo da origem e da evolução das palavras), trata-se de um espanholismo, Boliche (1599) rede, pequena rede de pesca, do catalão bolitx, ligado ao grego bolídion, diminutivo não documentado do grego bólos rede, rede de pesca por influência de bola (do latim bulla bolha, borbulha, objeto redondo, bola), o vocábulo passa a designar por metonímia casa onde se jogava com bolas e depois tipo de jogo com bolas, referência (século XVII) a cantina, geralmente militar, onde o proprietário ganhava ("pescava") o dinheiro de quem ali praticava o jogo Boliche o vocábulo passa ao português com essa primeira acepção e por extensão toma também no Sul do Brasil o sentido de Boliche taverna pobre, bodega, usual (século XIX) na América espanhola.

  • Anônimo
    Há 1 década

    procura na wikipédia

  • Há 5 anos

    vc tava no 6º ano e tinha que responder isso na apostila de inglês né e se sim eu tb rs 😜😜😜😜😜

  • Há 5 anos

    pizza

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    mamute significa:

    elefante gigantesco fóssil do quartenário e também pode ser mastodante.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.