• Comidas e Bebidas >
  • Culinária e Receitas
  • Comidas e Bebidas >
  • Culinária e Receitas

O que é fecula de mandioca!!?

  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
eu gostaria de saber qual a diferença de fecula de mandioca e polvilho doce ou azedo.Pois tem algumas receitas de pão de queijo que vai polvilho e outras vão fecula de mandioca, ...mostrar mais
Melhor resposta
  • * respondido 6 anos atrás
Fécula: Substância farinácea obtida de tubérculos e raízes e utilizada em culinária. O mesmo que amido. É usada para engrossar cremes, molhos e mingaus.

Polvilho: Pó fino obtido do resíduo da lavagem da mandioca ralada. Pode ser doce ou azedo, dependendo da fase de extração do amido. Em culinária, é utilizado na elaboração de biscoitos e sequilhos.

bjs
  • 0
    1
  • Comentário

Outras respostas (7)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Romeu - Reyna - Amafil respondido 4 meses atrás
    As informações acima citadas e difundidas na internet contém alguns equívocos, deixe-me tentar esclarecer.
    O Polvilho Doce é o amido de mandioca.
    O Polvilho Azedo é o amido de mandioca que durante o processo de fabricação fica por mais tempo decantando nos tanques e isso favorece o processo de fermentação natural do produto por parte de bactérias.
    A Fécula é "basicamente" o mesmo produto que o Polvilho Doce, no entanto seu processo de produção é industrial. Enquanto a Fécula de mandioca é secada em forno o Polvilho Doce é secado através de processo natural, ou seja, ao sol.

    A característica específica de cada um para a fabricação de pão de queijo está na condição dos mesmos, assim sendo, o Polvilho Azedo faz o pão de queijo crescer mais e favorece o aparecimento de bolhar de ar no seu interior. O Polvilho Doce faz com que o pão de queijo fique mais "borrachudo". Já a fécula é uma opção de se fazer o pão de queijo de forma bem mais econômica $$$. No entanto é necessário adequar sua receita e forma de assar os pães de queijo para acertar o melhor produto.
    • 0
      0
    • Comentário
  • Fazinha respondido 6 anos atrás
    é basicamente a mesma coisa. Muda de acordo com a região
    • 0
      0
    • Comentário
  • getes respondido 6 anos atrás
    É polvilho mesmo...
    • 0
      0
    • Comentário
  • ? respondido 6 anos atrás
    POVILHO
    • 0
      0
    • Comentário
  • Etienne respondido 6 anos atrás
    É a mesma coisa que tapioca de goma, povilho azedo, e serve para fazer beiju, pão de queijo, biscoito de araruta, biscoito de povilho, chapéu de couro, etc. É mais usado no nordeste, pois a nossa tradição culinária tem como base tapioca, farinha, etc,
    • 0
      0
    • Comentário
  • Didier respondido 6 anos atrás
    É o mesmo que polvilho doce. Algumas lojas vendem a granel, mas o do supermercado é muito mais refinado. Você pode bater no liquid. que afina.
    • 0
      0
    • Comentário
  • Cristal respondido 6 anos atrás
    O polvilho, também chamado de fécula de mandioca ou carimã, é o amido da mandioca.
    O polvilho azedo é um tipo modificado por processo de fermentação e secagem solar, apresentando características bem diversas do polvilho doce. É a mistura entre eles a massa para o pão-de-queijo, bolinho típico de Minas Gerais (estado brasileiro) e pamonha de carimã.

    A cidade que mais produz polvilho no Brasil é a cidade de Conceição dos Ouros-MG. Desde o início do século XX a cidade se destaca na produção desse produto, ela também foi pioneira no avanço do modo de produção do polvilho

    Fonte(s):

    • 0
      0
    • Comentário
  • O que é fecula de mandioca!!?
    eu gostaria de saber qual a diferença de fecula de mandioca e polvilho doce ou azedo.Pois tem algumas receitas de pão de queijo que vai polvilho e outras vão fecula de mandioca, gostaria de saber se faz alguma diferença pra receita.
    Entrar 

    para adicionar sua resposta

7

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear