O que quer dizer "efetivo" das forças armadas?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • rocha respondido 5 anos atrás
O país conta com suas forças armadas, PERMANENTEMENTE, só que este quadro é composto por dois tipos de soldados:
Os EFETIVOS, ou seja, aqueles que estão o tempo todo engajados nos quartéis, prontos para entrar em ação, esses são profissionais.
Os RESERVISTAS, ou seja, são aqueles que, ao completar 18 anos, servem no exécito, marinha ou aeronáutica, e depois do serviço militar, um ano no máximo, voltam à vida civil e só serão novamente convocados em caso de extrema necessidade, guerras, calamidades.....

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Valeu, mesmo.
obrigado, a todos q cooperaram.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (11)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Tito respondido 5 anos atrás
    É O TOTAL DOS CORPOS DA MARINHA,EXÉRCITO E FORÇA AÉREA..DESDE O SOLDADO AO GENERAL,ALMIRANTE E BRIGADEIRO.OK?
    • 1
    • Comentário
  • Casio respondido 5 anos atrás
    na Verdade as respostas estão meio incompletas, o Efetivo das forças armadas abrangem todos os militares da "ativa", isto é, em palavras claras aqueles que não se encontram na reserva ou reformados, então existe um Decreto do Presidente que "fixa o Efetivo" das Forças Armadas em tempo de Paz e altera esse Efetivo em caso de guerra.
    o efetivo total nas Forças Armadas é aproximadamente de 288.500 militares no serviço ativo, dos quais 190.000 integrantes do Exército, 73.000 da FAB e o restante da marinha.
    • Taxa
    • Comentário
  • Tiago respondido 5 anos atrás
    o efetivo das forças armadas, sao a quantidade de militares q estao na ativa, q seguem a carreira militar, e estao prontos pro q der e vier, caso seja necessario.

    o efetivo total das forças armada brasileiras atualmente -como disse os q estao na ativa-, sao de aproximadamente 300 mil soldados dividos em todas as tres forças, EXERCITO, AERONAUTICA e MARINHA.

    A planos do governo de se almentar esse efetico, pra 500 mil militares na ativa.

    em paises como estados unidos se n me engano, o efetivo dos q estao na ativa e de cerca de 2 milhoes de militares, o da russia, se n me engano agora e de 1 milhao, ou 1,5 e meio de militares ( na epoca da uniao sovietica, chegava a 2 milhoes, 2 milhoes e pouco), da china acho q esta tbm por volta de 2 milhoes, e o da coreia do norte, por volta de 1,5 um milhao e meio de militares.

    o brasil, apesar de ter somente cerca de 300 mil soldados, impoe o serviço militar obrigatorio aos jovens com 18 anos q se alistao e sao chamados.

    mesmo os q n sao chamados, ficam na resarva, caso precise em um eventual caso de emergencia.

    isso faz do brasil, um dos paises entre esses q citei, q detem o maior contigente de homens pronto pra uma situaçao q venha a afetar sua soberania, sendo q, essa disposiçao de homens, apesar de n serem da ativa, somente os 300 mil q citei, parte fizeram o serviço militar obrigatorio de um ano ou 10 meses se n me engano, e ja detem uma certa capacidade e conhecimento de armas pra poderem vir ao ser recrutados, agirem se preciso, fora os q falei q n chegam a servir, mas tem todos os seus dados nos arkivos no ministerio da defesa.

    entao como vc pode ver, dispomos tbm de um grande contigente militar, apesar de os q estao na ativa, serem somente 300 mil.

    espero q o governo venha a almentar esse contigente, ainda mais agora q paira no ar, uma certa incerteza aki na nossa regiao, fora o q temos mesmo q defender, nossa riquezas ja conhecidas, e tbm as q foram descobertas, como o pre-sal.
    • Taxa
    • Comentário
  • diasvaleska respondido 5 anos atrás
    Efetivo são os soldados (cabos, sargentos e Oficiais) que estão em carreira. Se o soldado não é efetivo está apenas prestando o serviço militar obrigatório.
    • Taxa
    • Comentário
  • AfonsoCampos respondido 5 anos atrás
    São os militares que estão em condições de combater. Ou seja, que estão em condições de um combate efetivo.
    • Taxa
    • Comentário
  • Tchekov respondido 5 anos atrás
    É a quantidade de pessoas que integram as organizações militares do Exército, Marinha e Força Aérea.
    • Taxa
    • Comentário
  • Betão respondido 5 anos atrás
    O numero de militares na ativa.
    • Taxa
    • Comentário
  • Zton respondido 5 anos atrás
    conjunto de militares que compõem uma força de combate
    • Taxa
    • Comentário
  • Ricardo Lima respondido 5 anos atrás
    É o contingente, são as pessoas que compoem as forças armadas: exemplo: aquele efetivo dá conta do recado.
    aquelas pessoas dão conta do recado.

    O efetivo das Forças Armadas é de 20.000 homens.

    É como se fosse o coletivo de muitas pessoas relativo a uma instituição.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • ? respondido 5 anos atrás
    é o tempo q vc tem q trabalhar la, por exemplo: o seu efetivo é de 8 horas diarias
    • Taxa
    • Comentário
  • Uandre respondido 5 anos atrás
    São todos os soldados que lá estão servindo
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear