sandrolsc2 perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 1 década

qual a Diferença de potencial e tensão?

qual a Diferença de potencial e tensão , ajuda ai

3 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Potencial eletrico é a energia que o ponto eletrico tem, enquanto a tensão é a chamada Diferença de potencial, que é a diverencia de energia entre 2 pontos eletricos....

    Pode existir Potencial sem existir tensão, mas noa tensão sem potencial...

    o que pode gerar uma certa confusão é que as 2 grandezas utilizam a mesma unidade de medida o Volt [V].

    resumindo o potencial é a energia que um ponto eletrico possui, e tendo 2 pontos eletricos com diferentes quantidades de energia (potenciais diferentes) se tem uma DDP (diferença de potencial) tambem conhecida como Tensão eletrica.

  • ?
    Lv 5
    Há 1 década

    são apenas 2 nomes diferentes que querem dizer a mesma coisa.

    Diferença de potencial: como o nome diz, a diferença entre dois pontos.

    Tensão: potencial elétrico em relação a uma referência (caimos num caso de diferença, então, a mesma coisa). Toda tensão que medimos sempre é um valor comparado com outro.

  • hexer
    Lv 4
    Há 1 década

    tensão é o efeito experimentado devido a diferença de potencial elétrico.

    na prática, fala-se de um como se fosse o outro...

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.