O que foi a Lei Le Chapelier ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A Lei de Le Chapelier foi uma lei francesa, aprovada logo no início da Revolução Francesa, em 14 de junho de 1791.

Foi escrita e defendida por Issac René Guy le Chapelier, proibindo os sindicatos, as greves e as manifestações dos trabalhadores. Alegando a defesa da "livre empresa" e da iniciativa privada, as penas a aplicar aos sindicalistas podiam ir desde avultadas quantias em dinheiro e privação de direitos de cidadania até à pena de morte (Artº 7 e 8).

No seus fundamentos, esta lei reflecte a doutrina do liberalismo económico que só reconhece o indivíduo e a empresa, surgindo dentro do espírito da Lei de Allarde que, em 2 de Março de 1791, tinha proibido as corporações livres de ofícios que vinham da Idade Média. Com a Lei de Le Chapelier, e com a repressão que se seguiu, a vitória da burguesia sobre as classes trabalhadoras veio a revelar-se total e por várias décadas.

Para a burguesia (nobiliárquica ou não), o que está no horizonte é a aquisição dos bens nacionalizados da Igreja, a colocar em breve em hasta pública. Na conjuntura da Revolução francesa, ao proibir-se as corporações, criara-se um vazio a preencher. O novo regime acabara de emitir 1,8 milhões de certificados de papel-moeda, fazendo disparar ainda mais a inflação. O comportamento dos artesãos oficiais de um ofício – tanoeiros, marceneiros, sapateiros, tipógrafos, etc. – e de seus aprendizes, poderia deitar tudo a perder se estes se organizassem e aproveitassem as condições criadas pela Revolução para prejudicar a burguesia representada na Assembleia. Temia-se, tanto a ascensão de uma nova classe de pequenos e médios proprietários, como o comportamento dos operários que, impedidos de se organizarem nas suas antigas e livres corporações de ofícios, começaram a fundar sindicatos através dos quais procuravam obter salários que acompanhassem a inflação.

Nas grandes cidades, as greves aumentavam dia-a-dia, começando a afectar gravemente Paris, com os líderes dos bairros operários de Saint-Antoine e de Saint-Marceau a aproximarem-se perigosamente dos republicanos do Clube dos Cordeliers (Hébert, Marat, etc). A promulgação da Lei de Le Chapelier vem a provocar a fúria dos sans-culottes, que começam a exigir o fim da Assembleia Nacional e a deposição do rei que, diziam, tudo ia permitindo. O cerne do problema estava na intensa agitação operária em Paris, travada através dos massacres e fuzilamentos iniciados em 17 de Julho no Campo de Marte (Champ de Mars). No primeiro dia dos massacres terão ali caído mortas cerca de 50 pessoas que promoviam a assinatura de uma petição pedindo a deposição do rei. Nesse mesmo dia, e nos dias seguintes, segundo Marat, 400 pessoas terão sido mortas em Paris, incluindo mulheres e crianças, sob as ordens do marechal Jean-Sylvain Bailly e do general Lafayette. Em 20 de Julho, as interdições sindicais serão estendidas aos camponeses, fazendo eclodir nos campos algumas jacqueries. As classes trabalhadores revoltavam-se agora contra as liberdades perdidas, mas pouco podiam contra a força armada de uma Assembleia Nacional obediente à aristocracia endinheirada e à mais poderosa burguesia dos negócios.

Esta lei só veio a ser revogada em 25 de Maio de 1864 (2º Império) no governo de Émile Ollivier, quando se reentrou na via do direito à livre associação sindical e do direito à greve dos tempos do ancien régime.

Classificação e comentário do autor da pergunta

1 de 5
nao gostei mt pois era pra ser resumida a resposta... e nao colada
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Yahoo! User respondido 5 anos atrás
    | -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. |

    Lei de Le Chapelier

    A Lei de Le Chapelier foi promulgada em França em 14 de Junho de 1791, é uma lei que proíbe organizações trabalhistas, incluindo corporações de negócios, mas também elevar os camponeses e trabalhadores, bem como companheirismo. Essa lei segue de perto o decreto Allard 2 e 17 de Março de 1791, tanto em seus objetivos porque eles são históricos. É, portanto, as greves e proibido o estabelecimento de sindicatos durante o próximo século, mas também algumas formas de não-lucro como mútuas. Não foi dirigido contra os sindicatos e os empregadores clubes ou fundos de investimento e acordos monopolistas que nunca se prendeu.

    Conhecido como o advogado no parlamento da Bretanha e, em seguida, à Assembléia Geral adjunto patriota Isaac Le Chapelier, a lei proíbe a geral colectiva trades trabalhadores (Sociedades Anônimas), com suas particularidades sociais regulamentos, e Assim, a isenção privilégiées1 fabrico, 2, e em geral todos os mercados paysans3. Rejeitar o intermediário caro a Montesquieu, no espírito da noite de 4 de Agosto de 1789, o seu preâmbulo afirma que "é admissível para qualquer pessoa para inspirar os cidadãos de uma nota de interesse, para separá-los por parte do público um espírito de cooperação "4.

    Como resultado dos princípios da Physiocratie, esta lei visa incentivar a livre iniciativa, concebida como uma forma de garantir o enriquecimento da nação e os progressos social5, 6.

    Remover todas as comunidades exercício colectivo da profissão, o Le Chapelier lei teve o efeito de anular as guildas, corporações e grupos de interesse, assim, destruir os usos e costumes destes corps7. Ela provoca, a partir de 1800 entre os carpinteiros trabalho, o treinamento de defesa da liga privada, chamado sindicatos e greves, ele pode rachar durante quase todo o décimo nono siècle8. Eles também estão proibidos, a lei falha em impedir a formação de sindicatos patronaux9 real. Do mesmo modo, a lei não pode impedir que a organização das sociedades compagnonnage10. Além disso, os trabalhadores das cooperativas, desenvolvido a partir de 1834, são considerados, com exceção de um breve período na Segunda República, em 1848, como coligações até a Lei de 24 de Julho de 1867 sobre as empresas, que reconhece um estatuto jurídico , com um capítulo denominado "As pessoas e empresas a Capital Variables."

    A lei segue atentamente o decreto Allard 2 e 17 de Março de 1791, tanto nos seus objectivos ea sua proximidade história. O decreto também Allard para estabelecer a liberdade de exercer uma actividade por afirmar o seguinte princípio: "Não será livre para qualquer pessoa a fazer esse comércio ou exercer uma profissão, arte ou ofício, são bons" .
    A lei contribui com o Decreto de 18 de Agosto de 179.211, a dissolução da Universidade e escolas médicas, em nome do livre exercício da medicina, sem a necessidade de fazer estudos médicos ou de ter um diploma, até a criação de escolas de saúde, em Paris, Montpellier e Estrasburgo em 4 de Dezembro de 179412.

    Em 12 de Abril de 1803, a lei sobre a regulamentação do trabalho em fábricas e oficinas renovar a proibição de coligações trabalhadores. Por seu turno, a coligação ofensa reafirmado nos artigos 414 e 415 do Código Penal de 181.013. Em 15 de Março de 1849, uma nova lei for aprovada contra coligações e grupos de trabalho patronales14.

    O Le Chapelier lei foi revogada em duas fases em 25 de Maio de 1864 por Ollivier lei, que suprime o delito de coalizão, e em 21 de Março de 1884 pela Lei Waldeck-Rousseau, que legalizou os sindicatos.

    Fonte(s):

    Wikipédia, L'encyclopédie libre.
    http://fr.wikipedia.org/wiki/Loi_Le_Chap...

    | -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. -. |
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear