Alimentação de cães com comida humana. Que alimentos posso dar para uma dieta balanceada?

Muitas pessoas alimentam seus cães com comidas humanas, normalmente sobras do almoço, mas existe uma alimentação balanceada chamada BARF, mas como alimentar um cão sem sobras de almoço e somente com a mistura de no máximo 4 tipos diferentes de alimentos? Isso é possível? O cão viverá saudável? Depende do peso? Se depender em torno de 45.

17 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Resposta favorita

Você pode até dar alimentos humanos para o seu cão mas é muito dificil balancear. Caso se opte por esse tipo de alimentação o melhor é dar arroz, frango (pode variar com fígado), cenoura e baterraba tasmbém são bem vindos. Tudo isso preparado sem sal e sem óleo, só cozido com água. Cebola e alho também não devem estar na alimentação pois contém algumas substancias que são tóxicas aos animais.

Porém a alimentação caseira sempre deixa a desejar quando comparada a ração industrializada.

A anos atrás os animais só comiam comida ( isso a 30 anos a tras ou mais), naquela epoca os animais viviam bem menos do que vivem hoje, tinham mais problemas de pele (soltavam mais pêlo, tinham descamação, seborréia, etc), as fezes são em maior quantidade e com cheiro mais forte, os animais perdiam os dentes mais cedo, e tinham muito mais tártaro e mal hálito.

Hoje com as rações balanceadas os animais vivem muito mais, são mais saudaveis, as fezes são em menor quantidade e com menos cheiro, pelo fato de a ração ser seca e dura o animal estimula a mastigação e limpa os dentes ( o tártaro aparece porem mais tarde) e o animal fica com a musculatura da face mais forte. Além de tudo isso a ração já vem totalmente balanceada e é mais fácil de ser dada (não precisa ficar preparando a alimentação, é só abrir o pacote e servir). Hoje já temos no mercado rações para algumas raças específicas, essas rações contém ingredientes especiais de acordo com as necessidades da raça (para chegar nisso foram feitos muitos estudos com as raças, e animais).

O importante no entanto é escolher uma ração de muito boa qualidade (as melhores são as da linha super premium - royal canin, premier, eucanuba, proplan, entre outras) porém as premium também são muito boas.

O melhor portanto é alimentar o seu animal com ração, é muito mais saudável para ele, pois é balanceado de acordo com as necessidades dele em cada fase da vida (filhote, adulto e senior)

Só para constar o organismo do animal é muito diferente do nosso, e tem necessidades diferentes também.

Cães e gatos não podem comer açúcar, chocolate, leite, alho, cebola, entre outras coisas, esses alimentos podem causar desde um simples desaranjo alimentar (diárreia e vômito), intoxicação leve, ou até mesmo levar a morte o animal dependendo da quantidade.

Não é a toa que nós medicos veterinários passamos cinco anos na faculdade estudando o organismo animal (vemos desde a formulação de ração, até o que cada substancia pode causar no animal). Um ração desbalanceada pode causar desde problemas no fígado, até uma insuficiencia renal (que dificilmente é revertida).

Animais antigamente viviam cerca de 12 anos, e morriam muitas vezes sem se saber do que. Hoje os animais passam tranquilamente dos 15 anos, alguns chegam a mais de 20 anos. Hoje ainda se tem muito mais recurso para se diagnosticar e tratar as doenças, por isso algumas pessoas acham erroneamente que tem mais doença e problemas. não é isso o que acontece é que antes o animal morria e a pessoa nem sabia a causa, hoje pelos recursos o veterinário tem muito mais condição para "achar" uma doença ainda no ínicio.

Espero ter ajudado, e qualquer coisa pode entrar em contato por e-mail.

Fonte(s): Sou médica veterinária
  • Anônimo
    Há 1 década

Vc quer saber como funciona o BARF, é isso?

Qualquer cão pode ser alimentado dessa forma, desde que vc fale primeiro com o veterinário dele. Dependendo da idade eles precisam de mais ou menos cálcio por exemplo, então td tem que ser feito de forma que não sobre nem falte nenhum nutriente.

Além disso, é uma dieta muito mais cara do qualquer super premium, então se vc tem um cão grande tem que ter conciência de que lá se vai uma boa grana.

Ração vc põem aquela quantidade 2,3 vezes ao dia e boa. BARF vc tem que balancear tudo, variar o cardápio, organizar tudo, ter controle de tudo, então pra quem tem uma vida corrida não dá certo.

Há controvérsias sobre o assunto, mas eu acredito que é muito, mas muito mais saudável o BARF do que qualquer ração, e com certeza o cão terá uma vida mais saudavel e mais longa. Só é mais complicado, mas se for feito da maneira correta dá certo.

Esse site acho que é um dos únicos em português sobre o assunto, te aconselho a dar uma olhada pq ele é otimo.

http://www.cachorroverde.com.br/

Essa parte fala sobre o que eles podem comer:

http://cachorroverde.com.br/?cat=29

Bjs.

• Ca
    Lv 5
    Há 1 década

Olha, eu faço assim: coloco legumes variados (abóbora, cenoura, chuchu, mandioquinha, batata, ervilha, vagem...), uma proteína (fígado de galinha, frango sem osso, músculo ou outra carne de boi) e um tipo de carboidrato (arroz branco, arroz integral ou macarrão). faço tipo uma sopa com isso e guardo em potes. Faço pra uns dois ou três dias. A vet falou que tá bom o nível de nutrientes nessa comida. Por conta própria misturo uma colher de levedura de cerveja em pó depois que a comida tá pronta (li que faz bem pro pelo e pra pele).

Já deixo os legumes cortados na porção que vou utilizar em sacos dentro do freezer. Na hora de fazer, é só tirar do freezer e colocar direto na panela pra cozinhar.

• Anônimo
    Há 1 década

Pelo que sei não se deve mesmo alimentar animais com a mesma comida que a nossa, muito menos sobras, pois prejudica até nos pelos deles!

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Ração para cães acho que surgiram a mais ou menos 30 anos, antes era só comida caseira e eles viviam também muito bem. agora como balancear não sei. Acho que é só não exagerar na gordura.

CARNE DE PORCO "NUNCA" DÊ AO SEU CÃO.

• zap
    Lv 4
    Há 1 década

kra nao adianta nada vc dar um monte de comida nada a ver pq mesmo assim ele nao perdera peso o certo e vc se exercitar com ele fazer ele correr brincar com ele assim ele tera um peso ideal e saudavel...

• Há 7 anos

meus cachorros vomitam quando comem ração

• Há 1 década

Não acredito! Prefiro optar pelas rações de marca boa, que já estão balanceadas, são preparadas com nutrientes que o bichinho necessita, enfim...Também ficam com o pelo bonito, e mais ativos.

• Há 1 década

kra nao adianta nada vc dar um monte de comida nada a ver pq mesmo assim ele nao perdera peso o certo e vc se exercitar com ele fazer ele correr brincar com ele assim ele tera um peso ideal e saudavel...

• Há 1 década

Olha os cães só vam ficar saudaveis com ração!Não adianta da comida humana balanceada,pois não tem vitaminas que os cães precisam!

• Há 1 década

Eu já faço isso há um ano e meus cães estão muito mais saudáveis agora do que quando comiam ração.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.