Mais e mais dúvidas sobre finanças e investimentos.........?

Os debates acerca sobre investimentos estão bastante calorosos ultimamente, ainda mais depois que decidiu-se incidir IR sobre a Poupança. Já li e ouvi de tudo sobre as comparações entre Fundos de baixo risco & a própria Poupança. Coisas do tipo: ** "Alguns Fundos terão menor rendimento em relação a... mostrar mais Os debates acerca sobre investimentos estão bastante calorosos ultimamente, ainda mais depois que decidiu-se incidir IR sobre a Poupança.
Já li e ouvi de tudo sobre as comparações entre Fundos de baixo risco & a própria Poupança.
Coisas do tipo:

** "Alguns Fundos terão menor rendimento em relação a Poupança em 2009"
Minha opinião: CLARO, COM TAXAS ABUSIVAS DE ADMINISTRAÇÃO + O "ASSALTO" DO GOVERNO...

** "Não, não, Fundos são melhores pois sempre rendem mais"
Minha opinião: HM, SERÁ MESMO? POIS NÃO HÁ GARANTIA DE LUCRO E SIM POSSIBILIDADE, SÓ POSSIBILIDADE

** "O governo resolveu cobrar IR da Poupança pra proteje-la e livra-la da especulação e impedir a migração de grande investidores dos Fundos para a Poupança"
Minha opinião: QUE ***** DE DEMOCRACIA É ESSA. O GOVERNO "ACHA" E SEM MESMO "ACONTECER" ELE JÁ "REAGE". ATÉ PARECE A POLITICA EXTERNA DOS EUA.
COM A POUPANÇA SE ENQUADRANDO NAS APLICAÇÕES EM QUE SE INCIDE IR AÍ SIM É QUE VAI HAVER MUUUUUUUUUUUITA ESPECULAÇÃO.

Bom, mas minha dúvida agora é a seguinte:
Vamos considerar os Fundos de risco médio e também os de risco elevado. Quando se diz que "os ganhos de hoje não são garantia de ganhos futuros" tão querendo dizer que os rendimentos de um Fundo qualquer podem oscilar, eu sei. Mas, podem oscilar NEGATIVAMENTE? Ou seja, se eu puser uns 500 mil Reais, e na hora de resgatar o lucro, há a possibilidade de eu encontrar menos do que apliquei? Tipo, 450 mil Reais só? Isso considerando uma situação em que devido a uma forte crise, o rendimento foi de 0%?
Resumindo minha dúvida: Se a aplicaçãodo Fundo não "render" nada, eu recupero tudo que apliquei ou não, recupero menos do que apliquei? Bom e se assim for, recupero menos do que apliquei em função da cobrança da taxa de administração e somente isso? A taxa de administração é um valor pago descontando-se direto do valor aplicado ou é cobrada à parte? Essa taxa só é cobrada se houver rendimento superior a 0% ou é cobrada independentemente de haver lucro ou não no final do período da aplicação do Fundo?
Aff, o mundo das finanças parece ser coisa alienígena! Como pôde tal coisa ter sido criada por seres humanos de carne e osso? Parece até sobrenatural!
1 resposta 1