promotion image of download ymail app
Promoted
Or
Lv 7

Quando pegam em teu pé, é por que seu pé esta no caminho.?

Muito embora podemos modificar o Planeta inteiro, mudar o rumo das coisas, viajar até a Lua, enviar sondas para outros planetas, etc, querendo ou não, temos uma dimensão animal.

Como qualquer outro bicho, nós necessitamos de um espaço vital, o que tornamos como área para a nossa sobrevivência.

No caso, a vida em sociedade, este espaço vital ainda assim é diferenciada, pois não precisamos de espaço de terra para plantar ou caçar, ou pescar, pois adquirimos isto tudo com nossa capacidade de trabalho e remuneração, (que na maioria das vezes não corresponde com nossos esforços).

Na sociedade moderna o espaço fundamental para nossa sobrevivência é aquele que utilizamos para apresentar-mos a nossa identidade.

E exatamente aí esta o perigo. Pois geralmente sempre caímos no erro de apresentar algo a mais, para assim receber-mos uma retribuição maior, a que julgamos sermos merecedores.

Vivemos então um mundo de expectativas, que acabam por final se misturando a nossa identidade, e assim criamos um resultado contrário ao que esperávamos.

A única forma de entender como funciona é analizar a partir de nós. Sempre que alguém se atrever em invadir nosso espaço, automaticamente se torna nosso inimigo.

É normal uma pessoa que, ao chegar recentemente a um grupo, (escolar - trabalho - galera da cerveja - turma da balada - amigos virtuais - grupo da terapía - time do futebol - etc), e começe a chamar a atenção dos demais venha a se tornar um inimigo.

- De quêm? - Do antigo lider!

Algumas pessoas carismáticas possuem mais facilidade em ganhar simpatia, porém isto não significa que ela venha a agradar a todos.

Exatamente aqueles que já são os donos do território não aceitam a partilha do espaço. Aí começa o conflito!

Temos aí a famosa concorrência.

Sendo assim a discrição geralmente é o melhor caminho para digerir tais conflitos.

Porém agir com discrição não é para qualquer um, é para quem tem talento.

Paradoxamente, possuir talento é exatamente o oposto da discrição.

O jeito então é tirar o pé do caminho? Ou colocar os pés em paralelo?

A primeira opção é se omitir, se auto-anular. E esta auto-anulação nunca é em nome da Paz, pois anular-mos a nos mesmos em nome de uma trégua com terceiros, é na verdade estar em guerra consigo mesmo.

A segunda opção é Utópica. A partir do momento que surge o ambiente da concorrência, não tem geito. Alguém terá que perder!

Como você resolve seus problemas de espaço social?

Como você faz para se livrar daqueles que vivem pisando em teu pé?

16 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Prezado Or,

Vejo a falta de seriedade em algumas respostas à sua pergunta, fato natural no YR, mas lamentável pois é simplesmente excelente suas palavras, um conflito inevitável que leva a grandes reflexões!

Em geral o Ego sempre fala mais alto, e em maioria as pessoas levam o próximo como um inimigo quando se percebe nele(a) simpatias, virtudes ou inteligências superiores, o que é um grande erro pois há espaço para todos e temos de aprender a ver as virtudes do próximo não como uma competição, mas uma oportunidade de auxílio mútuo, afinal, somos todos irmãos, todos especiais, cada um com sua particularidade e o verdadeiro valor não se encontra nas aparências, e sim no íntimo de cada um. Muitas vezes temos tal pessoa como "líder", mas em volta, pessoas talvez mais tímidas ou apenas com personalidade diferente, e carregada de outras virtudes.

Me entende? Não sei se me expressei bem, mas a essência é de que todos tem seu valor e são especiais. E partindo deste ponto, considero um erro que tal "líder" se imponha para enxergar no próximo um inimigo, sendo que ao contrário, o verdadeiro líder deve ser solidário e reconhecer as virtudes de todos, não buscando competição quando aparece alguém mais virtuoso, e sim elevar os que “supostamente” estão abaixo, e aprender com os de cima, sem personalismo.

Porém, isto é teoria, e na prática é bem diferente, porque é ditada exatamente pelo dito acima, o "Ego" imbuído de orgulho e vaidade em se supor acima dos outros.

Agora respondendo a sua pergunta de forma particular, digo que sou uma pessoa que de certa forma passo simpatia às pessoas no convívio pessoal, - mas por favor não me entenda dizendo isto como auto-promoção ou vaidade, pois não sou mais do que ninguém, absolutamente -, e quando encontro outro similar ou superior (superior não é bem o termo correto, assim como não é dizer inferior “abaixo ou acima”, mas na falta de palavras, e escrevendo rápido, tenho certeza que me entende), abro os braços e sinto alegria pela oportunidade de aprendizado e compartilhar a solidariedade.

Particularmente eu detesto competitividade, não gosto de personalismo, e me preocupo muito mais que as coisas estejam em seu devido lugar, corretas e benéficas a todos! Sendo assim, se não me sinto bem vindo em algum ambiente, não perco meu tempo onde não batem as sintonias e procuro outro lugar, mas se me sinto bem vindo pela maioria, e gosto, tendo apenas alguns a se oporem, busco primeiro compreender suas intenções e entro logo com os dois pés, sabendo aonde piso!!!

Porém, há uma grande diferença entre pessoas virtuosas que se impõem pelo seu carisma, do que as dos orgulhosos que se auto-impõem, como bem diz naquele velho ditado: “Carroça vazia é que faz um barulho danado rsrs..”

Um Forte Abraço, Paz e Luz!!!

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

rsrsrsr

Nessas horas eu gostaria tanto de só deixar surgir em mim o verdadeiro instinto animal e defender meu espaço com a força e fúria suficiente para não perder tanto espaço como o meu respeito....rsrsr

Mas não sou uma leoa....rsrsr

Só que valorizo o meu espaço e muito....aceito compartilhar, mas não perdê-lo.

Mas sei que existe momentos e momentos... aquele de lutar, aquele de esperar e aquele de ignorar....

Mas em nenhum momento existe o de "se anular"!!!

O negócio é ficar a espreita, farejar, recuar ou dar o bote na hora certa....rsrsrsr

Mas é lógico sempre de forma amorosa....rsrsr

Beijos!

Shaiya!

P.S O povo tem preguiça de ler....que pena...

• Há 1 década

Geralmente essas pessoas se sentem inferiores ou são literalmente parecidas com agente...... Ai já viu pólos idênticos não se atraem rsrsrsrsrsrs.

O melhor a fazer é diminuir a fala e trabalhar com a inteligência nos pontos fracos...... Não vale a pena insistir que só vai causar mais raiva!!!

E no final das contas a vida é uma “sapolandia”!! Engolir uns sapos de vez em quando não faz a mal a ninguém! Torna-nos mais fortes e precisos...... Se o seu brilho incomoda o próximo, turve a luz, mais não apague jamais.

• Há 1 década

É por isso que digo (aliás, já disseram por mim): "vaidade, vaidade... tudo é vaidade". E aqui no yahoo respostas, então... nem se fala! Quando não é a vaidade, é a inveja.

Se pegarem no meu pé, eu aproveito e dou o chute mais de perto.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Realmente quando a pessoa chama mais atenção,sempre terá pessoas para tentar apagar a estrela dessa tal pessoa.

Eu posso dizer que antigamente eu fazia as coisas sem pensar(agia por impulso),costumava retribuir tudo na mesma moeda,as vezes levava a pior,só que com o tempo,eu percebi que tem coisas que o melhor é ter peciencia,ficar calada(mesmo não querendo)ainda mais se for falar de emprego.

Atualmente,fico na minha,quieta,não revido algumas grosserias e posso dizer que essa minha reação está incomodando certas pessoas que não gostam de mim,pois além de não cair na pilha,(querem me tirar do sério)ficam inseguros hehehehehe

Não sou de ferro,algum dia terei uma reação bem explosiva,mas até lá vou contando com a paciencia e pedindo proteção a Deus,se depender esse faz justiça antes mesmo de eu tomar alguma atitude mais séria ;)

• Há 1 década

Também não lí tudo, por favor descomplique e seja direto da proxima vez Ok. boa sorte com o resto da turma.

Esses sim gostam de pegar no pé.rsssssssss

• Maax
    Lv 4
    Há 1 década

Nem sei o que responder porque fiquei com preguiça de ler isso tudo !

• Logan
    Lv 5
    Há 1 década

A vida é uma eterna competição.

Desde a seleção natural,até o convívio na conturbada sociedade.

Todos temos em nosso íntimo um instinto de competição.Talvez,porque a vida seja de fato,um eterno jogo,em que apenas os melhores prevalecem.

O melhor espermatozóide,o estudante mais aplicado,o destaque no mercado de trabalho.

Gerar inimigos nesta jornada é algo,talvez,natural.

Tentamos evitar conflitos,mas jamais devemos nos omitir para evitá-los.

A inveja alheia é problema do outro.Meu pé está á vista,com um sinal de alerta,não quero que ninguém tropece nele,mas também não vou tirá-lo para evitar isto.

• Anônimo
    Há 1 década

¬¬º

• Há 1 década

É verdade!!! se estão pegando no seu pé, é pq vc tem pé, pq sem pé, não tem jeito de pegar no pé.... né verdade????

Bjssss

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.