O que são poríferos e cnidários?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
me ajudem! poor favor
Atualização : briigada! muiito obriigada msm!
Melhor resposta
Poríferos e Cnidários
Os poríferos e os cnidários são animais bastante primitivos e com baixa incidência na maioria dos vestibulares. A maioria das questões ocorre em vestibulares das Universidades litorâneas, principalmente, na Fundação Universidade Rio Grande (FURG – Rio Grande / RS). Ao estudar o assunto, o vestibulando deve focar as características marcantes de cada grupo (por exemplo: poríferos não possuem tecidos, os cnidários são diblásticos e o primeiro grupo a apresentar um sistema nervoso e sistema digestório; nos cnidários há células urticantes relacionadas com a defesa do animal e captura de alimento; nos poríferos a digestão é intracelular, realizada pelos coanócitos...). Em alguns casos, são cobrados os tipos morfológicos de esponja (áscon, sícon e lêucon) e as classes de cnidários (Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa). Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bons estudos e sucesso nas provas!


01) (UFAC/2009) Sobre os poríferos qual das afirmativas abaixo é verdadeira?
a) São organismos invertebrados que possuem corpo com simetria bilateral e superfície porosa.
b) São organismos invertebrados, com corpo sustentado somente por fibras de espongina, que possuem coa-nócitos como tipo celular característico. Vivem principalmente em ambiente marinho.
c) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente no mar, e se reproduzem exclusivamente de forma sexuada.
d) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente em água doce, e vivem fixados a um substrato.
e) São organismos invertebrados, com corpo sustentado por espículas ou fibras que possuem coanócitos como tipo celular característico e vivem principalmente em ambiente marinho. .

02) (UFPI) Indique as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais:
a) Não podem se reproduzir.
b) As formas adultas são sésseis.
c) Não respondem a estímulos externos.
d) Alimentam-se através de mecanismos de filtração.
e) Suas células não são organizadas em tecidos.


03) (FURG/2008) Assinale a alternativa que apresenta a função dos tipos celulares de Porífera.
a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos.
b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares.
c) Os amebócitos são responsáveis somente pela produção das espículas.
d) Os porócitos são as células que circundam a abertura do ósculo, por onde entra a água para a espongiocele.

e) Os pinacócitos formam o tecido presente entre a parede externa do corpo e a parede da espongiocele.



04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que:
a) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial.
b) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.
c) abaixo dos pinacócitos se encontra uma matriz protéica gelatinosa contendo material esquelético e amebócitos.
d) os espongiários do tipo leuconóide são os únicos que não apresentam poros na superfície do corpo.
e) O sistema nervoso dos espongiários é pouco desenvolvido, mas já apresenta neurônios de vários tipos.

05) (UFSJ/2002-E) As esponjas (Poríferos), organismos primitivos na escala evolutiva, são insensíveis ao toque. Já as anêmonas e os corais (Cnidários) retraem-se quando os tocamos. A que você atribui esta diferença comportamental nos dois grupos de animais?
a) O exoesqueleto rígido, de formação calcária, impede a movimentação dos Poríferos.
b) Os sistemas nervoso e muscular, ainda que rudimentares, estão presentes somente nos Cnidários.
c) Os Cnidários possuem cnidócitos, que são células sensoriais primitivas espalhadas de modo difuso na epiderme do animal.

d) Os Cnidários são os primeiros animais a possuírem um cordão nervoso central conectado a neurônios epidérmicos, sensíveis a estímulos mecânicos, químicos e luminosos.

06) (UFC/2003) “Recifes são ambientes resistentes à ação de ondas e correntes marinhas, estando entre os ecossistemas mais produtivos. Podem ter origem biogênica ou não. Recifes biogênicos são formados por organismos marinhos (animais e vegetais) providos de esqueleto calcáreo”. (Ciência Hoje, jan-fev 200, pág. 19”.)
O filo animal mais representativo na formação de recifes e sua respectiva classe é:
a) Arthropoda-crustacea.
b) Mollusca-gastropoda.
c) Cnidaria-anthozoa.
d) Mollusca-cephalopoda.
e) Cnidaria-scyphozoa.



07) (UFLA-JULHO/2007) As afirmativas abaixo referem-se aos cnidários.
I - A gastroderme possui células produtoras de enzimas que facilitam a digestão.
II – Possuem tubo digestivo completo e digestão intra e extracelular.
III – Os fragmentos alimentares são parcialmente digeridos nos cnidoblastos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Ape
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ? respondido 5 anos atrás
    Olá amiga,

    tem tudo aqui nesse site,um site somente de poríferos e cnidários:

    http://poriferosecnidarios.no.comunidade...

    Abraços,

    Glauber Felix
    • 2
    • Comentário
  • TK respondido 5 anos atrás
    Porifero (do latim porus, poro + hfera, portador de) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas[1].

    Estes organismos têm uma organização simples, sésseis, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15 000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia. O registro fóssil data as esponjas desde a era pré-cambriana (ou Pré-Câmbrico), ou Neoproterozóico.


    cnidários
    O filo Cnidaria (do grego knidos, irritante, e do latim aria, sufixo plural) são os animais aquáticos conhecidos popularmente como celenterados ou cnidários, de que fazem parte as hidras de água doce, as medusas, alforrecas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, e os corais e anémonas-do-mar[1].

    O filo era também chamado Coelenterata (das palavas gregas "coela", o mesmo que "cela" ou "espaço vazio" e "enteros", "intestino"), que originalmente incluía os pentes-do-mar, atualmente considerado um filo separado, composto por animais também gelatinosos como as medusas, mas com características próprias.

    Espero ter ajudado!

    E ah! parabéns! vc parece ser a única mulher nessa manhã aqui no Respostas a não perguntar sobre gravidez, significado de sonhos ou astrologia.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear