Há uma relação entre a física Quântica e o Espiritismo ?

Por favor leiam o texto abaixo e depois coloquem o comentário se concorda ou não com o Físico :

Amit Goswami vive nos Estados Unidos. É PHD em física quântica e professor titular de física da Universidade de Oregon.

Resposta dele à respeito da Reencarnação :

- A questão da reencarnação, provavelmente, é a pergunta mais radical que pode ser feita. E é impressionante que a Física Quântica nos permita dar uma resposta afirmativa. Eu mesmo fiquei tão surpreso quanto qualquer um, com isto. No início, quando me perguntavam isso, eu me recusava a discutir.

Mas então, eu acordei de um sonho, e, basicamente, o sonho me dizia eu ouvi isso no sonho: "O Livro Tibetano dos Mortos está certo e seu trabalho é provar".

Após acordar desse sonho, eu passei a encarar reencarnação com seriedade. Basicamente, o problema com a reencarnação é este: o corpo físico morre, e o que resta? Se a consciência é a base do ser, vem a idéia de que o que, resta é a consciência. As pessoas são fundamentalmente incomodadas por perguntas como "o que acontecerá quando eu morrer?". E se a nova Física puder responder essas perguntas, a despeito da importância da Psicologia transpessoal, e da Psicologia junguiana. "Finalmente, a Ciência pode ajudar a entender essa pergunta".

E se pudermos dizer a ela: "Faz sentido fazer essa pergunta, e você pode fazer algo para ajudar você com o que acontecerá após a morte".

Não seria um progresso maravilhoso.

Agora imagine se ele tivesse lido a obra de Kardec? No futuro os pesquisadores ficarão surpresos como o pouco caso que a ciência atual fez do Espiritismo.

O Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital será um terceiro?

"É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É, para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um só princípio."

Mas, vamos deixar claro que os Físicos e muito menos a Física quântica, não esta interessada em provar que a Doutrina Espírita esta certa ou errada, a Física apenas busca resposta para suas pesquisas.

O que estou fazendo é um paralelo, entre o que, a Física esta descobrindo, com o que os espíritos já tinham revelado a Kardec, a fim que os Espíritas e também os não Espíritas percebam que o Livro dos Espíritos não é apenas um repositório de informações a serviço da Didática Espírita.

Na verdade o que a Física quântica vem revelar, os espíritas por todo o mundo já tinha conhecimento, não estou desmerecendo a Física, pois kardec em A Gênese item 16 afirma: O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao espiritismo sem a Ciência faltaria apoio e comprovação.

Mas para não sobrecarregar você de informações e dar tempo para digerir estas que você acabou de ler vou finalizar com um resumo da entrevista (para a TVE) do Físico nuclear indiano AMIT GOSWAMI.

Considerado um importante cientista da atualidade ele tem instigado os meios acadêmicos com sua busca de uma ponte entre a ciência e a espiritualidade.

O que você acha das afirmações deste físico ? concorda, discorda, concorda em partes ????

Atualizada:

É já vi que vou ter problemas para escolher esta MR, o nível das respostas está mais alto do que eu esperava.

Estou sentindo falta do Yesno, não o vi por aqui.Espero que ele responda.

Vocês estão dando um show de sabedoria por aqui...

beijos

33 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Oi! Prezada e querida Filha Hannia.

A Física Quântica e o Espiritismo

O Físico Amit Goswami escreveu um livro onde defende a reencarnação o livro é: A Física da Alma a Física quântica vem pouco a pouco dando novas provas que demonstra que, às revelações que os espíritos fizeram a Kardec no Livro dos Espíritos são conhecimentos de vanguarda.

Acompanhe as descobertas da Física e sua comparação com, as respostas que estão impressas no Livro dos espíritos desde 18 de abril de 1857 (primeira edição).

A mecânica quântica usa o acaso quântico para chegar a leis determinísticas, mas a influência da mente humana como co-participante do experimento, e não como mero observador, gera um grande fator complicador nas experiências. Até que ponto nós temos o poder de influenciar os eventos quânticos? E quando não influenciamos, quem ou o que influencia?

Questões:

23. Que é o Espírito?

R:- "O princípio inteligente do Universo".

a) - Qual a natureza íntima do Espírito?

R: - "Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa.

"Tanto é assim, que os físicos teóricos postulam a existência de uma "partícula", que seria a partícula "fundamental", que ainda não foi encontrada, mas a qual o Premio Nobel da física, Leon Lederman, denomina como a "partícula divina". Partícula essa decisiva, pois é ela que determina a massa das restantes, bem como a coesão dada pela gravidade dos 90% do universo ainda desconhecido.

30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos?

R: "De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva. (supercordas).

79. Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material?

R: "Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material" A época e o modo essa formação se operou que são desconhecidos.

A Teoria quântica das Supercordas.

Vem de encontro à existência de uma "partícula divina consciência" no final da escala das partículas subatômicas, é a teoria das supercordas. Essa teoria foi melhorada e é defendida por um dos físicos teóricos mais respeitados da atualidade Edward Witten, professor do Institute for Advanced Study em Princeton, EUA.

De maneira bastante simples e resumida, a teoria das supercordas postula que os quarks, mais ínfima partícula subatômica conhecida até o momento, estariam ligados entre si por "supercordas" que, de acordo com sua vibração, dariam a "tonalidade" específica ao núcleo atômico a que pertencem, dando assim as qualidades físico-químicas da partícula em questão.

Querer imaginá-las é como tentar conceber um ponto matemático: é impossível, por enquanto. Além disso, são inimaginavelmente pequenas. Para termos uma idéia: o planeta Terra é dez a vinte ordens grandeza menor do que o universo, e o núcleo atômico é dez a vinte ordens de grandeza menor do que a Terra. Pois bem, uma supercorda é dez a vinte ordens menores do que o núcleo atômico.

O que diz o Livro dos Espíritos.

64. Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital será um terceiro?

R: "É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É, para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um só princípio".

a) - Parece resultar daí que a vitalidade não tem seu princípio num agente primitivo distinto e sim numa propriedade especial da matéria universal, devida a certas modificações.

R - “Isto é consequência do que dissemos”.

65. O princípio vital reside em alguns dos corpos que conhecemos?

R: “Ele tem por fonte o fluido universal. É o que chamais fluido magnético, ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o elo existente entre o Espírito e a matéria”.

66. O princípio vital é um só para todos os seres orgânicos?

R: “Sim, modificado segundo as espécies. É ele que lhes dá movimento e atividade e os distingue da matéria inerte, porquanto o movimento da matéria não é a vida. Esse movimento ela o recebe, não o dá”.

Na verdade o que a Física quântica vem revelar, aos Espíritas por todo o mundo já tinha conhecimento, não estou desmerecendo a Física, pois Kardec em A Gênese item 16 afirma: O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao espiritismo sem a Ciência faltaria apoio e comprovação.

E creia! Isto é evidente.

Um forte abraço, cheio de Paz e Luz

• Há 1 década

Prezada Hania,

A Física Quântica é extremamente sofisticada e de difícil acesso para qualquer físico. É a Física subatômica, inacessível à maioria das pessoas. Já houve uma experiência chamda o gato de Schrodinger, onde se vê uma figura imaterial saindo do gato.

Há algum tempo que não só a Física Quântica, mas diversas ciências já provaram a nossa ante e pós existência.

Apesar disto, muitos não acreditam em espíritos ou reencarnação.

Na verdade estas descobertas tendem a se alinhar não só com Espiritismo, mas com o Budismo também e "todos os que tem olhos de ver e ouvidos de ouvir" terão uma nova perspectiva de vida.

Bela pergunta.

Fique com Deus.

• Há 1 década

Não há absolutamente nada na física quântica que indique relação com o espiritismo. Isso tudo vem de interpretações completamente erradas do formalismo da física quântica, que por não ter interpretações muito simples, leva a estes absurdos. Eu estudei física nuclear, e estudei bastante sobre suas interpretações... o que eu posso dizer? Esse cara, o Amit, não é um cientista importante, a não ser para a mídia. Nos meios acadêmicos, sua interpretação é simplesmente ignorada. Enfim, é o que eu sempre digo, quem acredita precisa de todas as migalhas para alimentar sua fome de acreditar...

Isso me entristesse, porque a mecânica quântica já era tinha outras interpretações um pouco absudas, não precisava de mais uma...

• Querida Hannia, depois de "A questão da reencarnação, provavelmente, é a pergunta mais radical que pode ser feita. E é impressionante que a Física Quântica nos permita dar uma resposta afirmativa.", eu vi que se trata não de um texto com compromisso científico mas um texto de auto-promoção, então eu nem li o resto.

Eu nunca li, mas se você quer entrar nesse mundo de especulação em torno da física quântica x espiritualidade, eu recomendo "O Tao da Física" de Fritjof Capra, pois já ouvi muitos elogios desse livro mas nunca parei para ler. Se quiser eu tenho aqui em PDF.

Fonte(s): Detector de pseudo-ciência.
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

O fato de um ou outro Ph.D em Física Quântica ter dito que assim é, não significa que assim seja! A propósito, Goswami faz parte do grupo de apoio a J.Z. Knight (que alega ser a encarnação de Ramtha), uma suposta médium muito suspeita; não dá para confiar muito!!

Da mesma forma que o fato de Kardec ter dito isso ou aquilo não significa, automaticamente, que seja verdade!

O que não se constata, ainda, tanto no Espiritismo quanto na alegada relação entre espíritos/consciência e Fisíca Quântica, é que as Leis do Universo tenham corroborado as hipóteses.

Quando a Ciência, COMO UM TODO, não apenas um pequeno grupo de cientistas, comprovar essa relação, ou quaisquer outras que induzam ao conhecimento de uma realidade superior, aceitarei; até lá, não passa de teoria que o Universo ainda não confirmou....

Essa é a posição de quem tem o método científico em baixo do braço...

Carpe diem!!

• Tibulace
      Lv 7
      Há 3 anosDenunciar

Ótima resposta, não devemos esquecer, das MENTIRAS divulgadas por Kardec, em O Livro dos Espíritos:Segundo ele, existem CIVILIZAÇÕES, gente de carne e osso, morando em Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.O Sol, seria um foco de ELETRICIDADE, segundo esse livro.

• Lain
    Lv 7
    Há 1 década

oi, Hannia

estou dando uma passadinha :-) .

eu já vi essa história faz tempo.

mas, concerteza ele foi pouco acreditado.

eu não consigo acreditar em Deuses, Inicio, Espíritos e outras coisas.

por motivos pessoais.

Fonte(s):
  • Há 1 década

Hannia

Só passei aqui para pedir perdão pelo que falei contra você, é por minha causa que o Ramon está a te perseguir, eu inclusive mandei um e-mail pra ele dizendo que eu te acusei de ser moderador por causa da faixa de top, mas depois eu vi que a tarja de top não tem nada a ver com usuários moderadores.

Por favor me perdoe e espero não ser retirada de sua rede.

• Anônimo
    Há 1 década

CONCORDO 100 % com esse físico.

Agora os ateus vão ficar nervosinhos, porque a ciência da física quantica levará a humanidade a entender que ciência e religião não são antagônicas, mas sim, as mentalidades e as doutrinas fanaticas, tacanhas e restritivas de ambos os lados que sempre as separou.

Na verdade, são dois enfoques diferentes para as mesmas realidades.

Abraço.

E parabéns pela postagem.

Gostei dessa matéria.

Salvei até em meu micro, porque em caso de algum usuário idiota deletar, eu tenho salvo.

• Tibulace
      Lv 7
      Há 3 anosDenunciar

Ateus, não possuem DOGMAS.Mas também, não acreditam em NADA, que não esteja FIRMEMENTE EMBASADO nos FATOS.Onde estão os FATOS?

• Há 1 década

Prezada Amiga Hannia,

Creio que Vc já teve excelentes respostas, e venho apenas acrescentar alguns dados. Como o de que o ultimo livro de Goswami, “A Física da Alma”, é um estudo conciliando a Física Quântica com o “Livro Tibetano dos Mortos” (Bardo Thödol), assim como o físico Fritjof Capra faz em seu livro “O Tão da Física”, conciliando os pensamentos orientais com a física atômica. Há muita similaridade entre ambas as obras, excelentes!

A diferença dos conceitos de Goswami com o espiritismo está em que assim como no budismo, não existe “elos” intermediários entre a consciência (espírito) e o corpo físico, quando o Espiritismo concebe o perispírito e vários estados vibracionais entre um pólo ao outro. Porém, a humildade em ter a mente aberta, e constante estudos de Goswami o fizeram terminar seu livro levantando a hipótese de existir estes “elos” intermediários, que explicariam muitos fatos catalogados em sua obra, como a comunicação mediúnica, o que me leva a crer ter os estudos direcionados neste sentido em sua próxima obra (se houver), o que constituirá uma ainda maior aproximação com o espiritismo.

Aproveitando o tema, deixo um link muito interessante sobre seu livro “Universo Auto-Consciente”:

http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=7

Mas vamos em frente, deixo mais uma passagem interessante, agora pelo Homeopata e Escritor Gilson Freire:

“A Morte da Matéria e do Materialismo

O primeiro grande feito da física quântica, com importante respaldo na moderna visão de mundo, foi a destituição da matéria como substrato último da complexidade universal. As conclusões, evidenciadas nas fórmulas de Erwin Schrödinger, demonstraram que a matéria não pode ser decomposta em partículas fixas e fundamentais. Sua base final é um processo dinâmico, destituído de forma ou qualquer vestidura material.

Sua segunda proeza foi concluir que partícula e onda são fenômenos de mesma natureza, distinguindo-se não pela essência, mas por momentânea forma de se manifestarem. Um substrato incompreensível e imponderável revela-se capaz de se apresentar como massa ou energia, em obediência às exigências do meio em que se mostram, ou mesmo, à simples resposta aos nossos instrumentos de aferição.

Como conseqüência dessas primeiras evidências, a realidade concreta desvaneceu-se aos olhos da magia quântica. O universo físico não pôde mais ser explicado pela matéria e suas propriedades, pois esta não tem existência real e independente. Tudo que existe tornou-se expressão de eventos imateriais, destituídos de qualquer concretude.

A matéria, agora feita de ilusões, desaparece como o último estofo do universo físico. E com a morte desta, sucumbe também o materialismo que conduziu o pensamento humano nos três últimos séculos. Um intrigante campo de eventos, que entretece tanto a energia quanto a matéria, é agora o último sustentáculo da realidade.

(...) Nessa nova tessitura conceitual, o cosmo, agora fecundado pela criatividade do vazio quântico, deixou de ser um imenso maquinário para se tornar um ilimitado campo de processos essencialmente dinâmicos e abstratos – “um grande pensamento”, no dizer do físico Fritjof Capra. A mente humana certamente agora questiona a origem e a finalidade desse “grande pensamento”, sem encontrar respostas convincentes no terreno científico. Sua vida certamente não será mais a mesma quando ela se convencer de que existe uma “Consciência de proporções cósmicas” a comandar esse imenso cortejo de ordenações fenomênicas, cujos atributos somente uma avançada teologia poderá designar.”

http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=7

Um Fraterno Abraço,

• Há 1 década

Quem sou eu pra questionar um PHD?

Aliás eu não precisei ser PHD para entender que a reencarnação é coisa corriqueira, a partir de agora até com pessoas inteligentes. rsrsrsrsr

Fonte(s): Do livro: Ciência e reencarnação unidas no processo evolutivo!
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.