Escreva a equação geral da respiração e indique de onde vem a energia liberada nesse processo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • ? respondido 5 anos atrás
Já que você está tão interessado, vou te dar algumas curiosidades.
Você sabe que a fórmula geral da fotossíntese é a seguinte:

6 CO² + 12 H²O --> C6H12O6 + 6 O² + 6 H²O

Para que ocorra a fotossíntese, são necessários os seguintes elementos: gás carbônico, água, luz ( e clorofila, claro, mas isso não vem ao caso no momento ). O resultado disso é a glicose e o oxigênio.

O que pode-se perceber é que a respirãção celular é o contrário de tudo isso. Usa-se a glicose + o oxigênio, e o resultado disso é o gás carbônico, a água e energia. A fórmula é a seguinte:

C6H12O6 + 6 O2 --> 6 CO² + 6 H²O + energia

E de onde vem a energia liberada nesse processo? Daqui: da quebra de moléculas orgânicas, tais como carboidratos e lipídios, principalmente a glicose e os ácidos graxos.

Espero ter ajudado! =D Bons estudos!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Maise respondido 5 anos atrás
    Note que a equação da respiração aeróbica é praticamente o inverso da equação de fotossíntese. Isso significa que, há cerca de 2 bilhões de anos, começou a se estabelecer, na Terra, um equilíbrio dinâmico entre esses dois processos energéticos, que dura até hoje.
    Processo de obtenção de energia cuja equação simplificada é:

    C6H12O6 + 6O2 -> 6 CO2 + 6H2O + Energia
    Glicose Gás Gás Água
    oxigênio carbônico

    Fonte(s):

    Livro biologia da células. 1 volume
    • Taxa
    • Comentário
  • Renan respondido 5 anos atrás
    A equação geral da respiração é:

    C6H12O6 + 6O2 ------> 6CO2 + 6H2O + 36 ou 38 ATP

    a energia vem da quebra das ligações da glicose...espero que tenha ajudado,abraço
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear