Configurar Modem DLink 500b com IP-fixo!! Help!!?

Amigos, estou apanhando de um modem DSL 500b (JÁ ESTÁ ROTEADO) para colocar ele na rede com IP fixo! Urgente!

IP: ???

Máscara: 255.255.255.0

Gateway e DNS: 192.168.254.254

2 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Olha, tá tendo um mal entendido aí.

    O roteador tem dois IP's. Um IP público, que vem do provedor de acesso, e um IP privado, que é usado pelo roteador para se comunicar com os computadores que compoem a sua rede.

    O IP público do seu roteador, como é determinado pelo seu provedor, vc não pode configurar. Vc não pode escolher se é fixo ou dinãmico. Não é opção sua. O seu provedor determina. Portanto, vc não pode definir que ele será fixo. Não é esse IP que vc vai configurar.

    O IP privado do seu roteador é SEMPRE fixo. É sempre o mesmo, portanto, ele também não é configurável. Ele já é fixo ! Também não é esse que vc quer configurar.

    Ou seja, esse papo de querer "colocar ele na rede com ip fixo" não faz sentido.

    O IP fixo que vc está tentando configurar provavelmente é o IP privado do SEU COMPUTADOR ! Aí sim faz sentido. Não só faz sentido como é útil em algumas situações.

    Para colocar um IP privado fixo no seu computador basta configurar o COMPUTADOR. O roteador não precisa ser mexido.

    Os roteadores normalmente tem um serviço chamado DHCP que quando ativado distribui IP's reservados na rede interna. É muito útil mas traz alguns inconvenientes quando se quer fazer servidores de jogos, ou VNC ou alguma coisa que exija/requeira um IP fixo interno.

    O DHCP normalmente funciona com uma "faixa" de IP's para serem distribuidos, por exemplo, de 192.168.254.1 até 192.168.254.20. Nesse exemplo, o DHCP tem 20 IP's privados para distribuir na rede interna.

    Cada vez que um computador da rede interna se conecta ao roteador ele pode obter qualquer um dos 20 IP's desse "pool". Por isso é chamado de IP dinãmico.

    Se você quer fixar o IP privado do seu computador, tudo que vc tem que fazer é configurar manualmente na placa de rede do seu computador um IP que esteja FORA desse pool. Por exemplo 192.168.254.21 e que não seja o IP do gateway nem do DNS (normalmente o IP do gateway é o do próprio roteador, que faz esse papel de "gateway").

    Para configurar o IP do seu computador, vá em iniciar, painel de controle, configurações de rede, selecione a conexão de rede local que vc usa para ligar o computador ao roteador, clique com o botão direito sobre essa conexão, selecione propriedades, aí vc seleciona o protocolo TCP/IP e clica no botão propriedades. Em seguida vc vai no endereço e coloca manualmente um número como 192.168.254.77, por exemplo, informa a máscara da rede, o gateway padrão, o dns. Pronto !!!

    Seu computador terá IP interno fixo.

    Mas e o IP público ??? Como fazer para fixá-lo ? Aí num tem jeito cumpade. Quem determina seu IP é o provedor.

    Vc pode usar um DDNS para dar um nome a seu computador e manter o IP dinãmico associado a esse nome atualizado. Mas aí são outros 500.

  • Há 3 anos

    Dlink 500b

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.