Qual é a Lei que fala quanto tempo morando junto é considerado casado?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Por favor!é urgente!!!Todos falam que após 5 anos já é considerado casado...Mas onde tiraram isso?Deve ter uma lei!!!Me falem qual!!!Obrigada
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Não existe mais um prazo determinado em lei (no Código Civil, como já foi dito). Agora fala-se em união estável e não precisa sequer coabitar (viver sob o mesmo teto) para que se configure uma união, como tendo este “statu quo”. Basta a relação com uma comprovação (tem que produzir provas) de INTERDEPENDÊNCIA econômica das pessoas.

Por exemplo: um amigo meu namorou por 7 anos uma garota, mas cada um vivia em sua casa. Ela morava com os pais; ele morava sozinho. Ela passava os finais de semana na casa dele, viajavam juntos nas férias etc.

Um dia a namorada deu um ultimato para ele: ou casa ou termina. Terminou.

Ela entrou na justiça alegando tratar-se de uma relação estável e pedindo parte dos bens dele e uma pensão. A juíza recusou porque ela não apresentou provas de que o relacionamento deles envolvia INTERDEPENDÊNCIA econômica entre as partes. Ela tinha emprego, fonte de renda e vivia, ainda, em interdependência com os pais dela; não com ele. No fim a juíza ainda deu um esculacho na menina, dizendo que ela estava querendo “auferir vantagem indevida” com o término do relacionamento.

A jurisprudência está “puxando” este prazo cada vez mais para baixo. Conheci um caso em que o juiz considerou união estável um relacionamento de apenas dois anos (JAMAIS UM MÊS, como você disse, Niti; desculpe-me). Mas também está cada vez mais difícil ele considerar a INTERDEPENDÊNCIA econômica e conceder algo como pensão ou partilha de bens.

Pensão, aliás, é uma coisa cada vez mais rara para a mulher. Quando acontece é para os filhos. Só ocorre para a mulher em caso de doença ou incapacidade física para o trabalho.

Existem casos (quando a mulher ficou muitos anos sem trabalhar, e dedicando-se exclusivamente à família) em que se concede uma pensão temporária (no máximo dois anos) para que a mulher comece a trabalhar e se ajeite.

Procure um advogado e solicite um estudo do seu caso. É a melhor coisa a fazer.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Bem explicado e com exemplos!!^^
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Lu respondido 5 anos atrás
    Na verdade não existe lei nenhuma dizendo isso, o CC cita a união estável sem fazer referencia o tempo da união, e jamais é considerado casado, mas sim uma união estável, é avaliado pela convivência, pelo próprio relacionamento.
    • Taxa
    • Comentário
  • Dot Vilassa respondido 5 anos atrás
    "Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

    § 1º A união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; não se aplicando a incidência do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente.

    §2º As causas suspensivas do art. 1.523 não impedirão a caracterização da união estável

    Art. 1.523. Não devem casar:
    I - o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros;
    II - a viúva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal;
    III - o divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal;
    IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas."

    A união estável pode também ser convertida em casamento segue abaixo.

    art. 1.726, que a união estável poderá converter-se em casamento, mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no Registro Civil.
    A lei não indica prazo de convivência do casal para possibilitar o pedido de conversão de união estável em casamento.
    Assim, para a conversão da união estável em casamento, basta que os companheiros assumam a existência da convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família, perante o juiz, através de pedido feito de comum acordo por ambos.

    Fonte(s):

    Código Civil
    • Taxa
    • Comentário
  • marcos respondido 5 anos atrás
    Já foi respondida, novo Código Civl.
    • Taxa
    • Comentário
  • Niti Mazzi respondido 5 anos atrás
    A lei já foi citada. Em resumo, não há mais prazo para se considerar união estável. Basta que se comprove que as pessoas viviam juntas. Se estiverem juntos há 1 mes, por exemplo e já tiverem conta conjunta, comprovação de mesmo endereço de residência, dependência em plano de saúde, já está caratcerizado a união estável.
    • Taxa
    • Comentário
  • Caio Greyback Jr. respondido 5 anos atrás
    Pra mim a lei não diferencia quem é casado de quem apenas mora junto.
    • Taxa
    • Comentário
  • Fabiola respondido 5 anos atrás
    Lei 9278: Estatuto da Convivência
    • Taxa
    • Comentário
  • ARMS respondido 5 anos atrás
    A Lei 8.971/94 estabeleceu prazo mínimo de cinco anos para caracterizar a existência de uma união estável.

    Fonte(s):

    Codigo Civil
    • Taxa
    • Comentário
  • Diego C respondido 5 anos atrás
    É o Código Civil Brasileiro e você está se referindo à UNIÃO ESTÁVEL. Dê uma olhada neste link.


    http://www.dji.com.br/codigos/2002_lei_0...
    • Taxa
    • Comentário
  • Cristiano respondido 5 anos atrás
    Código Civil. Lei da União Estável. Procure no google que você acha rapidinho
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear