Características comuns dos países subdesenvolvidos.?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
aspecto geral.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Os países subdesenvolvidos apresentam duas características essenciais: Grandes desigualdades sociais, que se expressam pela existência de uma minoria -rica ou muito rica, enquanto a maioria da população é pobre ou muito pobre.

Dependência econômica em relação a países desenvolvidos, característica que se manifesta sobretudo através de:

- Considerável dívida externa para com os governos e principalmente bancos estrangeiros;

- forte influência de empresas estrangeiras, chamadas multinacionais ou transnacionais, que controlam grande parte das atividades econômicas dos países subdesenvolvidos.

Os países subdesenvolvidos possuem ainda outras características, quase sempre ligadas às duas principais. São elas:

Grande população trabalhando na agricultura, mas com baixa produtividade, devido à falta de técnicas e meios modernos de produção (agricultura extensiva).

Baixo nível de conhecimento científico e tecnológico. Sistemas de transporte insuficientes. Elevado crescimento natural da população. Cidades com crescimento muito rápido e cercadas por bairros pobres e miseráveis.

Grandes diferenças entre uma região e outra, como, por exemplo, entre o Sudeste e o Nordeste do Brasil.

Baixo nível de vida da maior parte da população, característica expressa por:

- alta taxa de mortalidade infantil; más condições alimentares, que trazem como conseqüência baixa capacidade para o trabalho e grande facilidade em contrair doenças;

- baixa expectativa de vida da população;

- elevado proporção de analfabetos. Existem diferenças entre os países subdesenvolvidos. Alguns chegam a ter certas características dos países desenvolvidos, como agricultura intensiva e predomínio da população urbana sobre a rural. É o caso, por exemplo, do Brasil, da

Argentina e do México. Mas todos apresentam algumas semelhanças fundamentais, como a dependência em relação a países desenvolvidos e a grande concentração de renda. Esta é responsável pela situação de pobreza e miséria em que vive grande parte da população.



Dominação econômica;

Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens;

Desenvolvimento científico e tecnológico elevado;

Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação;

População urbana é maior que a população rural, são urbanizados. Exemplo: Inglaterra, EUA, Alemanha, etc.

População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário. Exemplo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha;

Pequeno número de analfabetos;

Elevado nível de vida da população;

Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;

Reduzido crescimento populacional;

Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil;

Elevada expectativa de vida.

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
muito comprida,mas explicativa em seus detalhes.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • mjucara respondido 5 anos atrás
    As características comuns dos países subdesenvolvidos são:

    1. Concentração de renda nas mãos de uma minoria de
    seus habitantes,
    2. Acentuada dependência, seja creditícia, ou tecnológica às
    nações desenvolvidas, e esta dependência amplia, ainda
    mais o fosso que as separam.
    3. São exportadores de produtos agrícolas e extrativos, mas
    o fazem sem agregar nada àqueles produtos, e importam
    uma grande quantidade de produtos manufaturados, estes
    sim com custos agregados.
    4. Grau de escolaridade baixíssimo e taxa de natalidade al
    ta. A população se concentra nos campos e lavouras e
    penas 30 a 35% busca ganhar a vida nas cidades
    • Taxa
    • Comentário
  • Mazopust respondido 5 anos atrás
    ---Grandes exportadores de matéria prima: carvão mineral, minério, petróleo* e grandes importadores de produtos manufaturados como eletrônicos, computadores, máquinas, bens de consumo duráveis e não duráveis.

    ---Apresentam pirâmide hetária "baixa", com uma população não muito longeva, grande número de nascimento que refletem uma base larga e uma população economicamente ativa menor que refletem uma parte intermediária da pirâmide mais estreita quando comparada a dos países desenvolvidos.

    ---Pirâmide educacional com uma base larga e um cume estreito o que indica que há poucas pessoas com alto índice de escolaridade.

    ---Concentração de riquezas nas mãos de poucos e muitas pessoas próximas da linha da pobreza ou abaixo dela.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear