We are undergoing maintenance for a few hours. Some features may be temporarily unavailable.

Por que acontece os terremotos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
tenho prova por favor mi ajudem !!!!!!!
Melhor resposta
Aí vai o jeito mais fácil e curto de saber isso:
Por causa que muitas vezes há buracos no meio da terra,daí o planeta se acomoda para fechar esses buracos,fazendo com que parte do planeta terra fique tremendo até fechar esse buraco no meio do planeta.
Não sei se foi bem explicado,mas tenho certeza que é isso!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Rodrigo respondido 5 anos atrás
    Pelo movimento das placas tectonicas
    • 1
    • Comentário
  • LoLi ♥ respondido 5 anos atrás
    Sei lá...rsrsrsrs
    • Taxa
    • Comentário
  • LipЄ, The Best respondido 5 anos atrás
    Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos.

    As maiorias dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a atmosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra. Com essas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de elasticidade, após isso as rochas começam a se romper e libera uma energia acumulada durante o processo de elasticidade. A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

    Calcula-se que 10% ou menos da energia de um sismo se reproduz por ondas sísmicas. Existem também sismos induzidos, que são compatíveis à ação antrópica. Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; mas apresentam magnitudes bastante inferiores dos terremotos tectônicos.

    As conseqüências de um terremoto são:
    • Vibração do solo,
    • Abertura de falhas,
    • Deslizamento de terra,
    • Tsunamis,
    • Mudanças na rotação da Terra.

    Além de efeitos prejudiciais ao homem como ferimentos, morte, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções etc. As regiões mais sujeitas a terremotos são regiões próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se forma novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de centímetros a milhões de quilômetros como, por exemplo, a falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.

    Só nos Estados Unidos acontecem cerca de 13 mil terremotos por ano que variam de aproximadamente 18 grandes terremotos e um terremoto gigante sendo que os demais são leves ou até mesmo despercebidos.
    A escala mais usada para medir a grandeza dos terremotos é a do sismólogo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores. Outra escala muito usada é a Mercalli-Sieberg, que mede os terremotos pela extensão dos danos. Essa escala se divide em 12 categorias de acordo com sua intensidade.
    • Taxa
    • Comentário
  • Binha360 respondido 5 anos atrás
    Os terremotos acontecem quando se libera de forma súbita a pressão ou tensão armazenada entre seções de falhas rochosas, causando tremores sobre a superfície terrestre. O lugar no qual placas de rocha (as placas tectônicas) se deslocam e dispões umas em relação a outras se chama foco, centro efetivo do terremoto. Justamente em cima do foco, um segundo lugar chamado epicentro assinala o ponto superficial onde a agitação é mais intensa. A ondas de choque se propagam como ondulações desde o foco até o epicentro decrescendo em intensidade. Os tipos principais de ondas sísmicas são as ondas primárias (ondas P) e as de tesoura (ondas S). As ondas P deslocam as partículas na mesma direção que a onda (esquerda). São as detectadas primeiro porque são mais rápidas que as S (direita), que provocam vibrações perpendiculares na direção de propagação.
    • Taxa
    • Comentário
  • Teresa respondido 5 anos atrás
    Pode ser por causas naturais ou por causas da humanidade, as naturais podem ser o embate de duas placas tectonicas, a erupção de um vulcão, entre ooutras. As humanas pode ser o rebentamento de minas, nas obras de estradas por vezes tambem provoca sismos.
    Espero ter ajudado. Boa sorte para a prova
    (vai ao google, la aparece tudo direitinho)
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear