Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaNível Superior · Há 1 década

Para QUÊ e para QUEM serve um MESTRADO e um DOUTORADO?

Quais os objetivos concretos desses títulos?

10 pontos para a resposta mais completa!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

AbRaÇãO do MaLuQuInHo!

Atualizada:

Qual a função desses títulos para quem não pretende lecionar em Universidades?

2 atualizadas:

Qual a função desses títulos para quem não pretende lecionar em Universidades?

3 atualizadas:

- - - - - -

Compreendi que essas pós-graduações servem para me tornar um pesquisador na área que desejo. Mas, qual o objetivo dessas pesquisas? Aonde, como e quando devo publicá-las e qual o papel delas? Ser pesquisador só serve pra aprofundar e expandir meus conhecimentos ou serve também para criar projetos e programas que visem uma mudança socia? E de forma isso seria viável? Preciso se uma explicação sobre isso.

- - - - - -

10 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Oi amigo, ambos além de proporcionar isso, lecionar, te dão aprofundamento de conhecimentos na tua área, isso sempre será altamente desejável.

    Quanto maior teu conhecimento e profundidade, tanto melhor teu desempenho na profissão escolhida.

    Sabemos que a nível curricular isso é desejável e te dá vantagens competitivas, aliás te abre muitas portas!

    Eu investiria nisso sim amigo, vale a pena!

    Pesquise e veja quais são os melhores dentro da tua cidade ou da capital mais próxima.

    Aliás eu farei Mestrado no ano que vem e já fiz duas pós, não me arrependo não, é bom demais! Aliás a gente conhece muita gente legal! Enfim, é de todo desejável!

    *****************************************************************************************************

    Oi amigo, recebi teu mail e aqui vai:

    No meu caso e das pessoas que conheço há um interêsse específico em alguma área de pesquisa, um Mestrado e um Doutorado servem para vc estudar, embasar, pesquisar e ter mestres preparados para conduzirem teus estudos, indicarem aperfeiçoamentos, te colocarem em contato com pessoas que poderão dar "uma força" nesse sentido e também divulgar algum projeto em especial.

    Eu aliás tenho interêsse em fazer algo ligado à virtualidade, em como isso afeta os relacionamentos no Sec 21, então busque algo que te intriga, ou uma área de interêsse, ou um projeto e estude-o antes de decidir sobre o que gostaria de saber mais e até de ensinar mais!

    Outro exemplo antes de ir... uma amiga minha fará mestrado na área de Profilaxia em Odontologia, ela estuda novos procedimentos, drogas, etc que ajudem no controle de microorganismos. Também envolve a área de esterelização de equipamentos visto que novos e poderosos vírus estão por aí.

    Beijão!

  • AC
    Lv 4
    Há 1 década

    O Mestrado e Doutorado transformaram-se em uma forma agressiva de propaganda profissional e desviou o seu real significado. Hoje colocar no curriculo um título destes já é uma regra. Muita gente odeia pesquisa e não pensa em dar aulas porém almeja o título somente para ostentação ou enfeite de currículo

    Quando estes títulos estão fora do contexto do ensino e pesquisa eles são apenas papéis sem valor. Ter um destes títulos não significa que alguém é mais ou menos estudioso. São apenas papéis inúteis e neles pode esconder uma grande incompetência profissional. Por quê??? Bem, quando uma pessoa faz esse tipo de pós-graduação significa que ele estudou um tema de sua área à exaustão. Por exemplo, um agrônomo especializado em lavoura de café que decide peremptóriamente estudar as consequências da ação da formiga vermelha na raíz do conilon. Daí sairá uma tese. E esteja certo de que esse cara dominará o tema ' formiga vermelha no café conilon', mas esteja certo de que toda a energia gasta para dominar esse tema o fará esquecer (pelo desuso) muita coisa da sua prática profissional diária, mas será um super, hiper especialista em ' formiga vermelha no café conilon'. Outro exemplo gostoso é o do sujeito que levou a sua faculdade na flauta, tomou muita cerveja, curtiu bem a vida e quando se formou viu que precisava incrementar seu currículo, pois não tinha experiência em nada. Ai então, esse sujeito que tinha grandes contatos em universidade de renome, consegue, por meio deste pistolão, entrar num mestrado. Em seguida é estimulado a fazer doutorado. Enfim, sairá com um mega nome e todos acharão que é o bam bam bam, contudo ( no caso do exemplo da agronomia) não saberá a diferença entre terra preta e estrume de vaca.

    E se levarmos em consideração que o Mestrado e Doutorado selecionam o profissional e por isso este seria melhor do que os outros? Outro grande erro, pois quem convive no meio acadêmico sabe que para se fazer uma boa pós graduação, antes de mais nada precisa de um grande pistolão. É preciso ter passe livre na sociadade e grandes conhecimentos. Portanto o processo seletivo não passa de uma fachada. Em boa parte das vezes não usa o mérito como critério principal.

    Enfim, quando aplicados fora do contexto do ensino e pesquisa, o Mestrado e Doutorado só servem para esconder a ignorância.

    Abraços... AC...

    Fique com Deus...

  • judy
    Lv 6
    Há 1 década

    Do ponto de vista financeiro, ambos te dão possibilidades de ter melhores salários. Prá falar a verdade tem muita pesquisa e teses de mestrado que até dá prá jogar no lixo. Ou que são cópias de outros tantos trabalhos, ou são uma farsa. É por aí. Sinceramente, eu se pudesse faria um mestrado. Boa-noite.

  • Anônimo
    Há 1 década

    Servem para o profissional que possui qualquer desses títulos arrumar um contrato de trabalho mais vantajoso, além de tirar onda, que é o que todo mestre ou doutor faz...

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Olá Meninos Maluquinnho

    O mestrado e Doutorado serve também para trabalhar com pesquisas pois grande parte do aprendizado é este: como fazer uma pesquisa.

    Beijos floridos

  • Há 1 década

    - O mestrado acadêmico e o doutorado visam ao aprofundamento de conceitos.

    Mestrado é o grau acadêmico que se segue à licenciatura ou graduação.

    Brasil

    No Brasil o Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa. Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. Seu passo seguinte será o doutorado, onde se capacitará como um pesquisador, assim como as suas especializações, o Pós-Doutorado e/ou a livre-docência. Note-se, entretanto, que o mestrado não é pré-condição obrigatória para o ingresso no doutorado, alunos com um desempenho muito bom na graduação podem ser aceitos diretamente no doutorado. Esta aceitação depende da legislação particular de cada Universidade.

    Beijocas...

  • Há 1 década

    Menino

    Faça pós e aprendera qual é a finalidade de ter , mestrado, doutorado, 1 - 2 - 3 - 4

    só participando e que voce podera deslumbrar os PORQUES.

    BStks®

  • Há 1 década

    Bom dia querido,

    Existe milhares pessoas que possuem mestrado e doutorado, estão desempregadas ou não exercem as suas profissões nas quais se habilitaram.

    Em nome do Senhor Jesus, Deus abençoe você e sua família.

    Com carinho,

    José

  • Há 1 década

    Mestrado te dá capacitação para lecionar em Universidades.

    dooooutorando:tu poderás lecionar em Pós -graduação e para mestrado.

    Abraços.

    Professora.

  • Anônimo
    Há 1 década

    puxa vida nao vou ganhar 10 mais vou ficar mais inteligente pq depois eu volto e leio e aprendo.abços

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.