Você sabe quais os hospitais públicos no RJ que operam vesícula ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Operação endoscópica.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • ? respondido 5 anos atrás
Por videolaparoscopia eu conheço o Hospital Geral de Ipanema (Rua Antonio Parreiras, s/n° - Ipanema - Próx. a praça General Osório), é muito bom.

Endoscópica eu nunca ouvi falar, creio ser impossível.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
obrigado!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • LICCA respondido 5 anos atrás
    nao ha como fazer cirurgia de vesicula por endoscopia ,somente por Videolaparoscopia.
    • Taxa
    • Comentário
  • menina de ouro respondido 5 anos atrás
    O que é a vesícula biliar?

    A vesícula ou bexiga biliar, localizada na face inferior do fígado, é uma espécie de bolsa lateral ao canal biliar. Tem parede muscular e a mucosa, sua camada mais interna, tem capacidade de absorver água. A bile, produzida pelo fígado é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.

    Como funciona a vesícula biliar?

    O fígado produz bile constantemente. No intervalo das refeições, ela se acumula dentro dos canais biliares. Como o esfíncter de Oddi permanece fechado, aumenta progressivamente a pressão da bile dentro dos canais biliares, enchendo gradativamente também a vesícula biliar. Essa, no intervalo das refeições, absorve água e concentra a bile que está em seu interior. Logo após refeições, quando o alimento chega ao duodeno, abre-se o esfíncter de Oddi e simultaneamente contrai-se a vesícula biliar, devido a sua parede muscular, esguichando bile para o intestino. Esta tem papel relevante no processo digestivo, especialmente das gordurs

    A vesícula é fundamental para o organismo?

    Não. Quando a vesícula biliar deixa de funcionar por doença ou é extraída cirurgicamente, os canais biliares intra e extra-hepáticos dilatam para conter mais bile. Após as refeições, o esfíncter de Oddi se abre e a bile, com pressão aumentada, escorre para o intestino. Sem a vesícula, embora o esguicho seja menor, a quantidade de bile é suficiente para desempenhar sua função digestiva.

    Que doenças incidem sobre a vesícula biliar?

    Litíase biliar

    Cálculos ou pedras, se constituem na doença mais comum desse órgão. Costumam formar-se lentamente e aumentar progressivamente de tamanho e número. Há três tipos de cálculos. Uns constituídos basicamente por sais de cálcio, outros por cristais de colesterol e ainda outros por formação mista, com ambos os componentes. Os sintomas e complicações da litíase biliar independem da natureza desses cálculos. Um cálculo obstruindo o canal cístico provoca forte contração da parede muscular da vesícula biliar que se traduz sintomaticamente como cólica biliar sendo que a dor persiste enquanto o canal estiver obstruído. Essa dor, habitualmente se localiza no epigástrico, popularmente designado como "boca do estômago". Quando o cálculo não se desloca, a bile represada irrita a parede da vesícula e pode propiciar o crescimento de bactérias, originando o quadro clínico de colecistite aguda.

    Colecistite aguda

    Costuma ser desencadeada pelo mecanismo acima descrito. Pode, no entanto, ocorrer sem a presença de cálculos; designa-se então colecistite aguda alitiásica(sem cálculos). Um surto de colecistite aguda pode regredir. No entanto, pode ocorrer em consequência da infecção ruptura da vesícula. Essa ruptura na maioria das vezes fica bloqueada no quadrante superior do abdômen. Entretanto, pode romper para dentro da cavidade abdominal, originando um quadro grave de peritonite difusa.

    Câncer de vesícula biliar

    Os cânceres do aparelho digestivo têm incidência baixa. Na quase totalidade das vezes estão relacionados à presença de cálculos biliares, presentes há anos.

    Tratamento das doenças da vesícula biliar

    Litíase (cálculos) vesicular

    Há tratamento medicamentoso e tratamento cirúrgico da doença. Existem medicamentos que podem, em circunstâncias especiais, desfazer cálculos biliares. No entanto, o tratamento é prolongado, com freqüentes para-efeitos ao medicamento e com recidivas também freqüentes. A cirurgia é o tratamento de opção. Indica-se cirurgia, na litíase não complicada, sempre que a mesma for sintomática, isto é, provoca cólicas biliares. Ocorrendo complicações, como colecistite aguda, a cirurgia impõe-se ou durante o surto agudo ou após acalmia do mesmo. Quando há cálculos assintomáticos, o comportamento muda.

    Tende-se a sugerir cirurgia em paciente jovem com cálculos pequenos; com muitos anos a serem vividos, haverá tendência franca de os cálculos se manifestarem por cólicas ou, mais grave, por complicações.

    Em pessoas idosas, particularmente com um ou outro cálculo grande, a conduta tende a ser conservadora, isto é, não cirúrgica. Havendo indicação de cirurgia abdominal por outro motivo, aproveita-se para extrair a vesícula, pois que uma vesícula sadia, afora os cálculos, é facilmente extirpá

    A cirurgia em si

    Colecistectomia é das operações mais realizadas e a mais fre
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear