Qual a importância da teoria e da metodologia da história?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Preciso entregar semana que vem é urgente. Me ajudem!!!
Atualização : É pra matéria de Introdução à História.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A teoria da história é empregada na compreensão de autores, líderes, intelectuais e outros pensadores que, com suas obras, influenciaram a construção da filosofia e conhecimento humano, criando tendências políticas que puderam de alguma forma se fazerem presentes no curso da história. Nesse campo os nomes que podem ser citados são muitos, só como exemplo: Renê Descartes, Thomas Morus, Nicolau Maquiavel, Augusto Comte, Karl Marx, etc...

A metodologia da história compreende o espectro de métodos possíveis de serem utilizados na transmissão do conhecimento, disciplina fundamental nos cursos de Licenciatura. No caso específico da história, no que diz respeito à pesquisa, poderá ser oral ou documentada, respeitando-se as particularidades de cada tipo de pesquisa.

Espero que tenha ajudado.
Um abraço.

Source:

Bacharel em História

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Eu tinha mais ou menos esse pensamento mas não soube me expressar, e agora você foi claro e objetivo na resposta. Obrigada.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • eu respondido 5 anos atrás
    A importancia da teoria e metodologia da história está em averiguar os fatos para ver se realmente são verídicos e para o historiador seguir uma linha de pensamento a fim de tornar a pesquisa mais direcionada para a politica, a economia ou a sociedade de um período.

    Fonte(s):

    sou historiadora
    • Taxa
    • Comentário
  • Ivone P respondido 5 anos atrás
    Veja aqui exemplo

    METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA ARTE (FCHF)
    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

    MESTRADO/DOUTORADO – 2008/II

    METODOLOGIAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA ARTE

    PROFS. DR. MARCIO PIZARRO NORONHA E DRA. MARIA ELIZIA BORGES

    5ª. 14H – 17H30

    EMENTA

    A DISCIPLINA TEM COMO OBJETO DE ESTUDO, FOCO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM HISTÓRIA DA ARTE INTERNACIONAL E BRASILEIRA, COM ÊNFASE PARA AS TRADIÇÕES ICONOGRÁFICA, LEITURA CONTEXTUAL E DA NOVA HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL DA ARTE. ENFATIZAREMOS A REFLEXÃO EM TORNO DOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E AS CONDIÇÕES DE FORMULAÇÃO DOS JUÍZOS ESTÉTICOS NA PRODUÇÃO PLÁSTICO-VISUAL. SERÃO DESENVOLVIDOS ESTUDOS MONOGRÁFICOS, LEITURAS DE DISSERTAÇÕES E TESES, COM A ANÁLISE DA METODOLOGIA APLICADA AO ESTUDO DOS OBJETOS DA CULTURA ARTÍSTICA.



    OBJETIVOS:

    · IDENTIFICAR E ANALISAR DIFERENTES TEORIAS DA ARTE E MÉTODOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ARTE

    · ESTUDO E ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ARTE DE UM PONTO DE VISTA HISTORIOGRÁFICO

    · COMPREENDER E INTER-RELACIONAR TEORIAS, MÉTODOS, OBJETOS DE PESQUISA NUMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA E META-HISTÓRICA



    FORMATO DO CURSO: ENCONTROS SEMANAIS COM 04 HORAS-AULA DE DURAÇÃO CADA. AULAS ATRAVÉS DO SISTEMA DO BLOG E POSTAGEM. DURANTE O CURSO SERÃO REALIZADAS SESSÕES DE VÍDEOS E OUTRAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS.



    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

    1. Introdução. Pensando e escrevendo sobre e com a Teoria da Arte. O historiador e o objeto “arte”.

    2. A Escola de Warburg e a tradição iconográfica.

    3. Novas Teorias da Arte, História Cultural e Nova História Social da Arte. Teorias psicanalíticas da arte e o contraponto no debate francês. Entre a História Social e a Teoria da Arte. Teoria da arte e abordagens pós-psicanalíticas.

    4. Abordando trabalhos de pesquisa em História da Arte. Leitura de dissertações, teses, monografias e trabalhos apresentados em eventos científicos.



    AVALIAÇÃO.

    NOTA 1. APRESENTAÇÕES DE SEMINÁRIOS COM PRODUÇÃO DE TEXTO. RELATÓRIO DE LEITURA DE TEXTO DE DISSERTAÇÃO, TESE, MONOGRAFIA, ARTIGO CIENTÍFICO OU TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO CIENTÍFICO. / ATIVIDADES DE POSTAGEM DE COMENTÁRIOS SEMANAIS EM BLOG.

    NOTA 2. TEXTO FINAL MONOGRÁFICO OU ENSAÍSTICO. DE 8 A 10 PÁGINAS. / PRODUÇÃO DE UMA NARRATIVA VISUAL.



    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear