Sassafraz perguntou em Ciências e MatemáticaBotânica · Há 1 década

qual a diferença entre esporo e semente?

3 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Uma importante diferença entre esporos e sementes como unidades de dispersão é que os esporos não contêm reservas nutritivas e portanto exigem condições ambientais mais favoráveis que as sementes para a germinação. Por outro lado, os esporos são mais resistentes que as sementes e são geralmente produzidos em grande número - uma estratégia semelhante à dos animais que produzem grande número de ovos.

  • Há 1 década

    Semente - estrutura que conduz o embrião

    Esporo - célula reprodutora capaz de germinar, dando novo indivíduo.

  • Há 1 década

    Esporo=Em biologia, chamam-se esporos as unidades de reprodução das plantas (no sentido da taxonomia de Lineu, ou seja, incluindo não só as plantas verdes, mas também as algas, os musgos e os fungos). São também denominados esporos as formas latentes de muitos animais ou seus embriões, de protistas e de bactérias.

    Um esporo é basicamente uma célula envolvida por uma parede celular que a protege até as condições ambientais se mostrarem favoráveis à sua germinação. A parede celular dos esperos das plantas vasculares, constituída por esporopolenina, o mesmo lipídeo da parede celular dos grãos de pólen, é uma das estruturas mais resistentes de todos os seres vivos, permanecendo inalterada por milhões de anos, mesmo após a morte do conteúdo celular.

    O termo esporo é geralmente utilizado para designar as unidades de dispersão das plantas formadas por via assexual, como os que se formam por meiose nos esporângios das samambaias e outros fetos, nos musgos ou nos fungos. Nestas "plantas", os esporos são geralmente dispersos pelo vento ou por animais e germinam dando origem a novas plantas que podem reproduzir-se sexualmente - os gametófitos

    Semente=fecundado, sendo formada por

    tegumento ou casca,

    embrião e

    pelo endosperma que o envolve.

    Sua importância está relacionada às formas mais primitivas de reprodução e dispersão e é atestada pelo sucesso destes dois grupos das plantas em dominar a paisagem.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.