Como é que é medido a vazão de um rio?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Vazão
Q = A . V
A = área da seção transversal
V = velocidade da corrente de água
Exemplo:
Em uma seção transversal de um córrego
que tem largura de 8 metros e
profundidade média de 0,5 metro. A
velocidade média da água medida com
molinete é 0,3 m/s.
Q = 4 x 0,3 = 1,2 m³/s


O método volumétrico para medição de vazões parte da própria definição de vazão:
volume escoado na unidade de tempo..
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Paulo M G C respondido 5 anos atrás
    Método 1 (utilizado para pequenos cursos dágua que podem ser represados): Instala-se uma calha de medição na represa e mede-se a altura da lamina dágua acima do ponto mais baixo da calha de medição. A altura da lamina dágua é função da vazão.

    Método 2 (utilizado me cursos dágua maiores): Escolhe-se uma seção apropriada do rio e se efetua uma medição da velocidade em diversos pontos da seção, utilizando um molinete. Conhecendo-se a velocidade pontual, se processa uma interpolação dos dados de velocidade nos diversos pontos medidos e se calcula a vazão total, bem como se estima a variação da vazão total para diversas alturas da lamina dágua na calha do rio. Aí é só medir a altura da lamina para se inferir a vazão total.
    • 1
    • Comentário
  • draulep respondido 5 anos atrás
    ... e aqui tem como fazer o cálculo, com as explicações.
    http://www.alosolar.com.br/revendedor/in...
    • Taxa
    • Comentário
  • Adrieli K respondido 5 anos atrás
  • Evandro respondido 5 anos atrás
    A vazão de um rio é a quantidade de água que é despejada por ele [geralmente no mar].É medido fazendo o produta da largura pla profundidade. O resultado é em metros cúbicos por segundo.
    • Taxa
    • Comentário
  • ۩ Josefh ۩ respondido 5 anos atrás
    Largura X Profundidade
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear