Presidente da Assoc. dos Engenheiros da Petrobras disse: O PSDB não gosta da Petrobras nem do Brasil. Concorda?

Em entrevista concedida ao 'Correio da Cidadania', em janeiro deste ano, o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, já alertava para uma nova campanha de desmoralização da empresa diante do público. Entre outras coisas, ele recorda que a gestão do PSDB governando o país foi responsável pela quebra do monopólio do petróleo, pela venda de 36% das ações da Petrobrás na Bolsa de Nova York por menos de 10% do seu valor real. Para Siqueira, o governo depende da participação popular para defender o nosso petróleo.

Gabriel Brito e Valéria Nader, para o Correio da Cidadania

No último mês de 2008, vieram a público informações a respeito de empréstimos que a Petrobrás vem tomando da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Os comentários acerca do tema são exagerados e tais operações podem ser consideradas rotina de uma empresa de tal porte. Ou será que há sinais de que a estatal estaria passando por dificuldades em suas contas?

Fernando Siqueira: A meu ver, todo este estardalhaço do noticiário faz parte de uma nova campanha de descrédito da Petrobrás perante a opinião pública, visando à desacreditá-la como capaz de desenvolver a produção do pré-sal, uma descoberta monumental, que tem reservas seis vezes maiores do que as existentes até hoje. Já vimos esse filme...

Em 1995, houve forte participação da mídia na defesa da quebra do Monopólio Estatal do Petróleo. Foi montada uma campanha sórdida na mídia contra as estatais em geral e a Petrobrás em especial. A VEJA, por exemplo, na ocasião fez uma matéria de dez páginas atacando a empresa com informações absurdamente falaciosas e não respeitou o direito de resposta nem mesmo como matéria paga, desrespeitando o artigo 5º da Constituição.

No caso presente, essas operações financeiras são feitas como de rotina, mas receberam um destaque na mídia muito maior do que, por exemplo, o caso da americana AES, que na privatização adquiriu a Eletropaulo com dinheiro do BNDES, remeteu lucro para o exterior e não pagou a dívida com o Banco.

Portanto, é uma operação de rotina da Petrobrás usada como pretexto para uma nova campanha da grande mídia que faz o jogo dos seus anunciantes, ou seja, as corporações multinacionais.

Outro fato: em 1999, FHC substituiu seis diretores da Petrobrás no Conselho de Administração (CA) por seis conselheiros do setor privado, alguns representantes do sistema financeiro internacional, ficando o CA com nove membros externos. Este CA decidiu por uma economia forçada na empresa, cortando promoções e até despesas com papel higiênico. Objetivo: tentar mostrar ao povo que a empresa está com dificuldades financeiras e não pode conduzir o pré-sal.

A partir dos empréstimos, começou a se aventar que na verdade o problema da Petrobrás é administrativo, pois foram anos colhendo grandes lucros, com importantes negócios inclusive fora do país. Esse raciocínio pode ser considerado válido?

FS: Eu não diria que a atual administração tem a competência ideal, pois além da permanência da maioria do segundo escalão do governo FHC, há alguns gerentes nomeados mais por militância do que por competência. Mas, ainda assim, ela consegue ser muito melhor do que as administrações de Reichstul e Francisco Gros.

Durante a gestão Reichstul, a Petrobrás teve 62 acidentes sérios em dois anos, contra uma série histórica de menos de um acidente grave por ano de 1975 a 1998. Este fato, inclusive, nos levou a suspeitar de sabotagem para jogar a opinião pública contra a Petrobrás. E, a partir de nossas denúncias, os acidentes cessaram. O objetivo era desmoralizar a empresa para desnacionalizá-la. Reichstul chegou a mudar seu nome para Petrobrax com esse objetivo. Ele também desmontou a equipe de planejamento estratégico da Petrobrás, entregando-o à empresa americana Arthur De Little, presidida por seu amigo Paulo Absten. E esta fez um planejamento catastrófico. Definiu a ida para o exterior e a compra de ativos podres na Bolívia, Argentina e Equador como problemas. Ele dividiu a Petrobrás em 40 unidades de negócio para desnacionalizá-la, conforme preconizado pelo Credit Suisse First Boston.

Francisco Gros, segundo sua biografia publicada em revista da Fundação Getulio Vargas, voltou ao Brasil como diretor do banco Morgan Stanley, com a missão de assessorar as empresas NORTE-AMERICANAS no processo de privatização brasileiro. Gros foi para a diretoria do BNDES (que comandou o processo) e acumulava a direção daquele banco com o Conselho de Administração da Petrobrás. Com a saída de Reichstul, ele assumiu a presidência da empresa e, em discurso em Houston (EUA), logo após a posse, declarou que a Petrobrás passaria de empresa estatal para empresa privada de capital internacional. Nós barramos esse seu intento. Mas outro grande estrago foi feito.

Quanto aos acidentes, o ano começou com o surgimento de outro tema preocupante: a morte de um funcionário, terceirizado, na Bacia de Campos. Desde 95,

Atualizada:

COMO É MUITO EXTENSA, COLOCO O SITE: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=56168

29 Respostas

Classificação
  • m_amoy
    Lv 5
    Há 1 década
    Melhor resposta

    .

    Discordo. Acho que quem não deve gostar muito da Petrobrás é esse senhor que você cita.

    .

  • Anônimo
    Há 1 década

    Não é quem não deve não teme. O PSDB parece que treme, ao aproximar as eleições presidenciais. Esse Artur Vrigílio tem uma cara de réu.Esses senadores do PSDB são remanescentes da curriola de FHC. Eles estão fazendo de tudo para desestruturar a Petrobrás e o governo, quero saber quando a opinião pública for informada detalhadamente da falcatrua do PSDB, principalmente com a cassação da Yeda Crusius, um governo desastroso no Rio Grande do Sul, haja visto a cassação do governador Cunha Lima do PSDB da Paraíba, uma vergonha nacional uso do poder econômico, como vão ficar as coisas para os tucanalhas e se ganharem as eleições presidenciais , privatizarão o resto que sobrar da Petrobrás, porque uma empresa como essa numa CPI, afugenta investidores e com isso sobem os preços da gasolina e do álcool. Será que os brasileiros vão gostar disso? Culpa do PSDB e do DEM que quebraram um acordo no congresso nacional. Na minha opinião chega de canalha na vida pública, esse nosso congresso devia ser escrito com "Ç", depois do narcotráfico no Rio de Janeiro, assume a liderança nas páginas dos principais jornais do Brasil e do mundo com escândalos e sempre envolvendo os partidos campeões em corrupção 1º PSDB, 2º DEM ou vocês estavam imaginando que seria o PT?

  • Há 1 década

    Todo o Brasil sabe disto, pois foi a única parte do Brasil que no governo de FHC, nâo conseguiu ser vendida e perderam uma "boca" sem tamanho.

    PSDB=" P"artido" S"ocietário para a "D"estruição do "B"rasil.

    Saudações.

  • Anônimo
    Há 1 década

    Eu não gosto do PSDB,

    e também não gosto de quem se esconde.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Concordo plenamente e não compreendo como um partido pode ser contra os interesses do seu próprio país. Tudo leva a crer que o interesse é realmente particular e privativo e meia dúzia de indivíduos gozam das benesses.

    Qual interesse pode ter um partido político ao agir dessa forma? O poder é realmente aliciante e o prestígio que traz àqueles que o usufruem só pode ser entendido como aceito por pessoas endemoniadas.

    O que leva o P$DB E SEUS ASSECLAS JUDEUS senão a imensa cobiça e avareza secularmente típico e origem de muitas escaramuças e guerras no passado e ainda ocorrendo na atualidade.

    O povo brasileiro tem que ficar atento,mas mais importante ainda é a urgente necessidade de politização da massa,a qual por ignorância e desinformação é usada como bucha de canhão nas mãos desses delinqüentes Pe$$edebistas.

    É uma tristeza saber que há entre nós indivíduos totalmente ao lado que de pior há numa sociedade civil.

  • Anônimo
    Há 1 década

    O PETRÓLEO É NOSSO !

    Abaixo todos os entreguistas (que recebem altas propinas) !

    Incluindo a imprensa prostituída !

    16.05 - Muitos ainda não refletiram quando falam em LIBERDADE ( de maneira vaga e abstrata)... que existe a liberdade de 100 dólares, e a liberdade de um milhão de libras esterlinas, ou de euros !

    E, o que é que isto, Obama ?

    Está querendo recuar ?

    Devolvam a base de Guantánamo, aos seus verdadeiros proprietários: CUBA, que há muito tempo não é um bordel de milionários corruptos dos USA, que mais uma vez provocaram, ávidos pelo lucro, uma grave crise econômica internacional (não importa se tsunami ou marolinha)...

    Fonte(s): Só não vê, quem não quer... e ficam falando da "cegueira" alheia... esses pilantras surdo-mudos... que pisoteiam na pátria , e no povo, e apalpando as grandes comissões das negociatas...
  • Acho essa história de cpi da petrobras uma ótima oportunidade para a base investigar o que acontecia com a empresa nos tempos de Petrobrax.. Naufrágio da P-36, acidentes ambientais etc.

    E que se cale o oportunismo.

    O PSDBesta implode CPIs porque inescrupulosamente exerce o "toma lá dá cá"! É da natureza dos tucanoDEMoníacos... A propósito, quem assassinou o ex-assessor parlamentar de Yeda Crusius Credus? Óbvio que os tucanalhas e demos estão diretamente envolvidos. CPI para esta queima de arquivo já!

  • Há 1 década

    PSDB=" P"artido" S"ocietário para a "D"estruição do "B"rasil.

    A mais pura verdade!!!!

    Ieda.. vou discordar de vc...

    Eles gostam tanto da Petrobras que querem dividi-la para a patota...

    Não querem "acabar" com a Petrobras.. querem a Petrobras para eles...

    O povo??? Que se lixe!!!!!

    Isso daí é esse partidinho chamado PSDB.. mediócre.. incompetente.. tal qual o seu incompetente mor.. FHC....

    Que FHC queime no fogo do inferno!!!!!

    O que ele fez com a Petrobras é crime de lesa-pátria....

    Essa CPI vai ser igual a palhaçada da CPI dos grampos... não deu em nada!!!!!

    Não apuraram nada..

    Até nisso a oposição é mediócre... a única maneira de aparecer na mídia é fazendo CPI... mesmo que seja de maneira irresponsável e sem nenhum motivo...

    Deixa eles... estão dando munição para a campanha presidencial... ora.. a CPI é politica.. não vão apurar nada...

    Todo mundo vai armando de HC com advogado do lado.. só vão falar o que quiserem.... e mais uma vez a oposição (PSDB/DEM) vão ficar com cara de trouxa.. igual a de Itagiba... não deu em Po**a nenhuma!!!!

  • Anônimo
    Há 1 década

    queriam transformar a petrobrás em petrobrax e depois privatizá-la, mas não conseguiram. no governo sem rumo do FHC teve até afundamento de plataforma petrolífera, tamanho o descaso com o patrimônio brasileiro. quando o FHC pegou empréstimo com o FMI assinou um compromisso de privatizar a petrobrás, banco do brasil e caixa econômica federal, mas não conseguiram e se Deus quiser esse pessoal não volta tão cedo ao poder.

  • Há 1 década

    Grande, Leda!!

    Destaco parte que considero importante dessa entrevista "FS: Eu não diria que a atual administração tem a competência ideal, pois além da permanência da maioria do segundo escalão do governo FHC, há alguns gerentes nomeados mais por militância do que por competência. Mas, ainda assim, ela consegue ser muito melhor do que as administrações de Reichstul e Francisco Gros."

    Isso quer dizer que ninguém está babando ovo pra atual Petrobrás e nem para atual administração, ainda se pode melhorar, a administração criminosa que foi implantada na gestão anterior não foi de todo extinta, alguns erros foram cometidos nessa administração, mas que essa é só uma campanha para desmoralizar a Petrobrás, visando interesses que NÃO SÃO DOS BRASILEIROS, só uma anta (ou alguns tucanos) seria incapaz de ver..

    Bom domingo..

    Beijos e margaridas na janela

  • Há 1 década

    O Psdb gosta e muito do Brasil>Pois se fosse em um país onde o povo tivesse mais visão politica, os tucanos não seriam mais eleitos.Pois como o Lula disse, se eles se elegerem para presidencia, com certeza eles irão privatizar a Petrobras e a gasolina irá para 5 reais o litro.

    Eles privatizara as estradas de São paulo e hoje para rodar 80 quilometros na Imigrante vc paga 18 reais!É mole ou quer mais?

    Fora Tucanos!!!!!!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.