Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesPoesia · Há 1 década

O que você considera uma BOA Poesia?

É a forma parnasiana, clássica, ou qualquer poesia que lhe cause emoção, prazer em ler, concordância, gostosura?

Poesia clássica ou livre?

O que emociona ou a que está toda certinha?

13 Respostas

Classificação
  • ....
    Lv 5
    Há 1 década
    Melhor resposta

Celito, meu querido...

Causar emoção este é o principal motivo de existir da poesia!!

Falar de suas emoções é a meta do artista que a escreve...

Nela o poeta rasga as vestes de sua alma...passa dos limites e nos brinda com jóias de inigualável valor!!

Sentimento, meu amigo, é tudo o que importa, não só na poesia, mas em tudo o que fazemos em nossas vidas.

Sou fã incontestável de Castro Alves, declamo o Navio Negreiro completo verso por verso, sou fã de Gonçalves Dias...o trecho da maldição do velho é um dos episódios mais maracantes da poesia Brasileira, e porque não da nossa riquíssima Língua Portuguesa!!

Mas tenho lido versos Brancos maravilhosos de poetas de verdade, que sabem usar das palavras...

Estar escrito toda certinha...é só rigor fomal, é só estética literária, estilo de época...Lolvável sim, mas nem sempre admirável!

Por tanto, meu amigo, o que importa na verdade, é a emoção que nos é passada, é o uso fluente das palavras...isso é que faz de uma poesia uma obra de arte...não é para qualquer um...

Um abraço amigo!

• sirius
    Lv 6
    Há 1 década

Entre as opções que você colocou, eu gostaria de dizer que não sou aficcionada por poesias, mas naturalmente existem aquelas que nos tocam no coração. Então, para mim, uma boa poesia é: a clássica, que me cause emoção, que me da prazer.

Não gosto das poesias livres, que no mais das vezes não dizem coisa com coisa, e a impressão que dá é que quem escreveu estava bêbado.

• celito,

Caro amigo, eu amo as poesias e os poetas!

Uma poesia verdadeira alem de emocionar nos acalanta, e' preciso que ela nos faça sentir com a imaginação!!

Eu so vejo isto nos grande poetas!

“Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação. Não uso o coração. Tudo o que sonho ou passo, O que me falha ou finda, É como que um terraço Sobre outra coisa ainda. Essa coisa é que é linda. Por isso escrevo em meio Do que não está ao pé, Livre do meu enleio, Sério do que não é. Sentir? Sinta quem lê!”

Fernando Pessoa, em “Isto”

Bjs Helda

• Há 1 década

Grande Cel! ok? ok!

Boa pergunta ! Para mim é quando o poeta,traduz seus sentimentos,fatos/idéia/ e até criticas,e dá aquele show de uma rima certeira,correta, inclusive aplaudo de pé os poetas cantadores,onde o nordeste,tem em notório numero, destes colegas . que vivem muitas vezes no anonimato, ao contrario destes compositores (que deus me perdoe) que assolam o radio a tv e são tão aplaudidos pelos apresentadores ! (?)

mestrybadahara@gmail.com

Fonte(s): participação no ambiente de poetas/cantadores/declamadores deste meu Brasil varonil !
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Essa me emociona:

"Quem passou pela vida em brancas nuvens e em plácido repouso adormeceu,

Quem não sentiu o frio da desgraça,

Quem passou pela vida e não sofreu

Foi espectro de homem, não foi homem

Passou pela vida e não viveu"

Fonte(s): Não sei quem é o autor dessa poesia
  • Anônimo
    Há 1 década

Não tenho critérios muito definidos, mas gosto daquelas que te deixam entrar subliminarmente nas entrelinhas.

Toda construção ou desconstrução poética é linda, profunda.

Só não gosto de rimas óbvias ou pobres.

Gosto da clássica, livre, filosófica, histórica e romantica. Também daquelas que são carregadas de lirismo e magia.

Os apelos de épocas, os gritos de liberdade, as impactantes falando das diferenças e dos grilhões.

Amo poesia.

Bjão! Excepcional tua pergunta!

• playou
    Lv 6
    Há 1 década

qualquer coisa que me cause emoção sua forma parnasiana.

bom dia.

• Anônimo
    Há 1 década

Meu amigo, a que está toda certinha me deixa admirado pela técnica e precisão, mas para mim uma boa poesia é qualquer uma que me emocione, independente da forma dela.

Eu sei que a sua pergunta é séria, mas me lembrei da recitação de um poema cômico no programa Hermes e Renato que me fez rir muito:

http://www.youtube.com/watch?v=pDxr63HCDmw

Youtube thumbnail

• Anônimo
    Há 1 década

Celito a melhor poesia que possa existir é a que o escritor faz e transcende todos os seus sentimentos dentro dela,a de forma parnasiana,clássica e que emociona.

abraço.

• Anônimo
    Há 1 década

Celito..Bom dia...

Eu amo poesias..são minha leitura preferida...e prefiro as que me emocionam...que me fazem sonhar...

Bjos...um final de semana repleto de inspiração!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.