Plano de aula - biologia?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Olá pessoal, alguém teria um plano de aula de biologia pronto para me enviar? Preciso de um urgentísssimo, tanto do regular como do EJA, por favor, me ajudem! obrigada!
Melhor resposta
(Nome da escola)

Plano de Ensino de Biologia
2009
E.J.A

Objetivo Geral da Disciplina: É possibilitar ao aluno desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão do papel do homem na natureza.

1ª série do E.M

TEMA 1 – A INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS (ECOLOGIA)

Níveis de organização da vida / Hábitat e nicho ecológico / Cadeia e teia alimentar / Fluxo da matéria e de energia / Ciclos biogeoquímicos / Populações e comunidades / Relações entre os seres vivos / Fatores abióticos / Sucessão ecológica / Ecossistemas terrestres e aquáticos / Poluição.

TEMA 2. QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS (SAÚDE)

Concepção de saúde / Nível de saúde e nível de vida / Indicadores de saúde / Doenças parasitárias e infecciosas mais comuns / Doenças degenerativas / Doenças ocupacionais / DST / Aids / Drogas.

2º série do E.M

TEMA 1. IDENTIDADE DOS SERES VIVOS (CITOLOGIA)

Diversidade e organização celular / Componentes químicos da célula / Membrana Plasmática / Citoplasma e Organelas / Mitocôndrias e Respiração Celular / Cloroplastos e Fotossíntese / Núcleo / Cromossomos / Clonagem / Divisão Celular / Ácidos Nucléicos / Engenharia Genética

TEMA 2. DIVERSIDADE DA VIDA (CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS; HISTOLOGIA; ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL/ ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL)

Classificação dos seres vivos / Vírus / Reino Monera / Protistas / Fungos / Algas / Briófitas / Pteridófitas / Gimnospermas / Angiospermas / Poríferos / Cnidários / Platelmintos / Nematóides / Anelídeos / Artrópodes / Moluscos / Equinodermas / Cordados / Tecido Epitelial / Tecidos Conjuntivos / Tecido Muscular / Tecido Nervoso / Nutrição / Respiração / Circulação / Excreção / Sistema Endócrino / Sistema Nervoso / Sentidos / Reprodução / Desenvolvimento Embrionário / Morfologia Vegetal / Fisiologia Vegetal

3ª série do E.M

TEMA 1. TRANSMISSÃO DA VIDA, ÉTICA E MANIPULAÇÃO GÊNICA

Primeira Lei de Mendel / Segunda Lei de Mendel / Polialelia e Grupos Sangüíneos / Interação Gênica / Ligação Gênica / Sexo e Herança Genética / Alterações Cromossomiais / Engenharia Genética

TEMA 2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA

Origem da Vida / Lamarckismo / Darwinismo / Neodarwinismo / Teoria de Oparin / Teoria de Haldane / Evolução dos Animais / Evolução das plantas / Evolução do Homem


Metodologia: O trabalho do professor é o de mediador, ou seja, responsável por apresentar problemas ao aluno que o desafiem em buscar a solução.

Estratégia: Diversas são as estratégias que propiciam o aprendizado dos alunos,tais cimo: Experimentação, Desenvolvimento de projetos, Seminários, Debates.

Avaliação: Deve estar centrada tanto no julgamento dos resultados apresentados pelos alunos quanto na análise do processo de aprendizado. O ensino por competências, o processo de avaliação não se limita a instrumentos com perguntas que exigem apenas operações cognitivas simples como a memorização. A formação de indivíduos treinados apenas para memorizar frases e responder a perguntas com respostas determinadas é incompatível com o desenvolvimento de cidadãos socialmente inseridos e com espírito crítico aguçado, um dos objetivos da educação.


Bibliografia:

_____. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
Brasil. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC; SEMTEC, 2000. 128 p.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de biologia: 2° grau. 3. ed. São Paulo: SE/CENP, 1992. 64 p.

Brasil. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. 144 p.


OBS: Para o ensino médio regular o conteúdo é o mesmo, só que você tem mais tempo para desenvolver o conteúdo, já que no EJA você faz uma síntese do conteúdo.

Espero ter ajudado!!!
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • milla respondido 5 anos atrás
    olha tenho nao
    mas olha essse site www.bioloja.com.br
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear