Anônimo
Anônimo perguntou em Produtos do YahooYahoo Respostas · Há 1 década

Que atitude vc acha mais egoísta: ter ou não ter filhos?

Vou explicar:

Por um lado, ter filhos é algo egoísta, no sentido de alguém querer tê-los para a sua auto-satisfação, não pensando em tê-los para que eles possas viver suas vidas, mas para se tornarem aquilo que você quer que ele seja, para vc dar o que não teve, enfim, trocando em miúdos, para contentar seu ego.

Por outro lado, não tê-los é algo egoísta tb, pois as pessoas que não têm filhos alegam que cuidar de terceiros dá trabalho, que preferem cuidar de suas próprias vidas e não querem esquentar a cabeça com "outros".

Então, visto os dois lados, o que vc acha mais egoísta: ter ou não ter filhos?

Atualizada:

Sim gente, essa é uma questão bem polêmica. Essa pergunta não partiu da minha cabeça. Há mais ou menos 8 meses, um amigo meu me fez essa pergunta e eu não parei de pensar nela desde então. É claro que todos nós temos direitos de fazer escolhas, mas pensando nessa ótica que eu pus aqui, gostaria que as pessoas refletissem nessa questão da mesma forma que eu.

18 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Com certeza, acho bem mais egoísta TER filhos.

Com a quantidade de bebês e crianças abandonadas que há por aí, a quantidade de bebês e crianças órfãs devido a catástrofes naturais, acidentes, etc, a quantidade absurda de bebês e crianças em instituições, perdidas nas ruas, sendo estupradas, abusadas, mal nutridas, é egoísmo trazer mais crianças para este planeta em vez de ajudar estas que cá estão. Só porque não nasceram de dentro de nós perdem o valor? O sofrimento deles perde o peso que tem só porque elas não são da nossa família?

Sem qualquer dúvida, preferia adotar do que gerar um filho. Acho que a experiência de ser mãe e sentir um bebê na barriga deve ser maravilhosa, mas olhando à minha volta, vendo o caos que há no mundo, ouvindo notícias de crianças sendo estupradas em instituições a toda hora, vendo crianças nas ruas, bebês abandonados, acho bem mais importante cuidar das que precisam, do que trazer mais e ignorar as que cá estão. E não digam que elas recebem ajudas, porque TODOS sabemos que a ajuda que existe não é suficiente. É bem mais ético, bem mais precioso, cuidar das vidas que cá estão, por mais que adorasse ter um filho do meu ventre.

Quanto a optar por não ter filhos, não vejo nenhum lado egoísta nisso, pois não há qualquer sofrimento. Nenhuma criança foi concebida, não há qualquer perda. Isso é uma opção, e não deveria ser julgado. Se uma mulher é feliz sem gerar uma vida, eu respeito, ela não está prejudicando ninguém por isso. Por acaso prejudica o mundo ao não querer trazer mais uma criança para este caos? Não...

Beijo

• Anônimo
    Há 1 década

Sempre pensei em não ter filhos .

Mas quando fiquei muito bem na vida ,

e sozinho .

Adotei uma menina em seus primeiro dia de vida .

Para dar do melhor e deixar do melhor a ela .

Quando for mocinha .

Nunca precisara trabalhar em sua vida .

E poderá ter o que deseja como tem agora

e sempre terá .

Agora colocar filho no mundo , sem condições .

É ilusão dos pais e castigo para o filho .

• Anônimo
    Há 1 década

é ter filhos.

• Há 1 década

filha tem que ser um escolha e bem planejado.Eu acho um maravilha a minha filha

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

eu acho que ter filho é muito bom,pq eles trazem felicidade ``pelo menos alguns fazem isso´´,já outros só trazem infelicidade a pessoa então mesmo assim eu acho que eu prefiro ter filho

•● αвяαçσѕ α тσ∂σѕ ∂σ у!я ●•

• Egoista é aquele(a) que tem um filho sem ter condições, ou estar preparado(a) para isso. E também, aquele(a) que rejeita o filho, tendo condições e preparo para criá-lo!

Abraço!!!

• Há 1 década

Egoísta é ter filho e não ter capacidade de criá-los e fazer com que virem bons cidadãos, não ter como ajudar a pagar uma faculdade, a não ajudar a dar um futuro melhor a ele, ou ao menos poder sustentá-lo de forma digna, agora não ter não é egoísmo!

• Há 1 década

eu quero ter filhos e acredite que nao os quero para minha auto-satisfaçao.. acho bom ter filhos e claro cuidar deles, mas sei que a partir duma certa altura eles ja seram capazes de tomar conta deles proprios e ai eu nao quero interferir na vida deles. continuo sendo mae deles e ajudando-os no q precisarem mas nao quero me meter na vida deles. sei que fui eu que os geri mas a vida deles nao é minha!

e acho mais egoista nao querer ter filhos.. gente que nao quer ter filhos pois tem q tratar da vida deles mesmos sao egocentricos.. eu acho!

• Anônimo
    Há 1 década

Nao acho egoismo vc deixar de ter uma pessoa que nem nasceu ainda. Egoismo pra mim esta relacionado com pessoas que estao aqui e ao seu redor, mas a um filho que nem nasceu ainda, de maneira alguma.

• Vinho
    Lv 5
    Há 1 década

Egoista seria não te-los.

Chamar quem de "netinho" daqui alguns anos?

Bj

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.