Filosofia >Racionalização?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
alguem ai pode me ajudar meu professor de filosofia pedio pra fazer um trabalho sobre racionalização um trabalho no caderno entao pode ser tipo um resuminho alguem ai sabe?
Melhor resposta
RACIONALIZAÇÃO

A racionalização só se constitui através da utilização dos erros cometidos pelo indivíduo, de suas fantasias e ilusões (característica típica da cultura de massas), já que se baseia em um modelo mecanicista de viver, na desconsideração do que pertence ao mundo real e racional, ignorando tudo que se relacione com a subjetividade e a afetividade, pois tem como meta tornar a vida irracional e totalmente desprovida de sentido e de verdades. Por ter sido dominada por essa pseudo-racionalidade ou racionalização, a sociedade humana foi atrofiada no que se refere à visão e à compreensão do mundo real, tornando-se, assim, incapaz de lidar com os problemas com os quais sempre se depara. Este tipo de ausência de reação vem sendo reconhecido como uma nova cegueira, que se impregnou em todos os âmbitos globais, gerando incontáveis erros e ilusões, a começar pela desconsideração pelo conhecimento pertinente e valorização da fragmentação do mesmo, tendo em vista que essa falsa racionalidade dominante é voltada para o pensamento que separa e que reduz, ao contrário da racionalidade, que distingue e une ao mesmo tempo, que faz com que partes e todo sejam entendidos dentro de um contexto conjugado e harmonioso, A retomada da racionalidade implica, portanto, na procura incessante da verdade, ligada sempre a atividades observadoras, auto-observadoras, críticas e autocríticas dos processos reflexivos, envolvendo um contexto mental e cultural específico, próprio de cada ser. Daí a importância do confronto permanente entre mentira e a verdade, para que o indivíduo consiga, prioritariamente, detectar a mentira que elabora de si mesmo, o que tem impedido que o eu racional, legitimo e verdadeiro consiga emergir. Somente agindo desta forma ele poderá chegar ao questionamento da verdade e da objetividade, além de efetuar uma análise crítica das visões unilaterais que lhe são impostas, através de um único ponto de vista para a interpretação de um determinado fenômeno, fazendo com que desabroche, em cada indivíduo, a compreensão de si mesmo.//
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Jose M respondido 5 anos atrás
    Partindo de que somos animais racionais, Porque Racionalizamos, ou Raciocinamos, a racionalização, e o mecanismo mental pelo qual organizamos nossos pensamentos, programamos nossos projetos, e definimos nossa conduta.
    Estas na vitrina de uma loja, e vês que tem um notebook de boa marca, e bom preço, você precisa dele mais ainda que o preço seja bom, e alto para você, lembras do dinheiro que você tem, da mesada próxima, da possibilidade de um empréstimo...... Bom, veja quanta informação, mas está pouco coerente, assim você não sabe se pode comprar ou não, estamos precisando Racionalizar a informação e traçar uma estratégia para saber o que podemos ou não podemos.
    Apos a decisão. motivada pelo resultado da Racionalização, vamos a atuar em conseqüência.
    Racionalizar, por tanto e isso, coletar informação, organiza-la razoar sobre possibilidades de comportamento, coisas que só os seres humanos fazem, por isso somos seres Racionais.
    • Taxa
    • Comentário
  • Pσєτα ∂σ αмσя respondido 5 anos atrás
    Racionalização não tem nada a ver com filosofia e sim com Matematica!

    Fonte(s):

    Poeta do amor
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear