Por que as pessoas dizem que os Portugueses não são brancos?

Olá,

bem, eu moro aqui no sul do brasil e como muitos sabem aqui a maioria descendem de alemães e italianos. As pessoas aqui dizem que os portugueses não são brancos, pq na cabeça deles a pessoa para ser branca tem de ser loiro dos olhos azuis...¬¬

Sou marjotitariamente descendente de portugueses, e embora tenha 25% descendencia italiana me considero muito mais um luso-brasileiro...ou seja, por minha ascendencia, aqui em Gramado RS não sou branco.

No seu estado eu seria o quê?

foto↓

http://gs94.photobucket.com/groups/l100/H2Q6MWLSWF...

E aí? Será que posso me inscrever para uma vaga universitária no sistema de cotas?

PS: Qualquer comentário racista será denunciado *

abraços ...

21 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Ah gente,mas que coisa besta,é claro que os Portugueses são brancos,até mais claros que os Gregos e Espanhóis,acredito que os do sul ou da ilha de açores sejam mais morenos mas também não muito.

O que eu acho uma besteira é esse pessoal que mistura um assunto como imigração que não tem nada a ver com a pergunta.Não sei por que os Portugueses gostam tanto de "jogar na cara" nossa que Brasileiros imigram para Portugal.

Oras,mais de um terço dos Portugueses vivem fora de Portugal em países como Luxemburgo,França,Canadá,EUA e Inglaterra.Por que esse "ar de superioridade" e "orgulho" em dizer que imigramos para Portugal sendo que apenas pouco mais de 1% dos Brasileiros vivem fora do país? Por que imigram se Portugal é um país tão fantástico? A resposta é simples,procuram uma melhor condição de vida,não importa de que país são,as pessoas sempre procuram uma melhor vida.A não ser que tenham nascido em algum país Escandinavo. LOL

Eu também tenho mais ou menos a mesma porcentagem de sangue Português e Italiano do que ele e não me considero menos Branco por causa da minha parte Portuguesa. Como os Negros são maioria no Brasil como o outro Português disse? Só se tivéssemos sido colonizados pela Angola.

Indigo guy: Deve-lhes calhar isto por que somos descendentes de Portugueses,não achas?

Dr José Mouzinho: Os EUA são de maioria germânica.

PS:Os senhores da verdade já começaram a me negativar.

O troll Kamuawa fala em xenófobia,ó meu filho,tome um pouquinho de xenófobia Lusitana para descontrair: http://www.forumnacional.net/

• Há 1 década

Estou ESTUPEFACTO!

Por muitas razões:

1 - Pelo racismo de alguns Brasileiros aqui. Não entendo sinceramente: Então como eles se sentem em relação Á MAIORIA dos seus compatriotas que são negros e mulatos? Por acaso no Brasil eles são escondidos pelas autoridades?

Por acaso as maiores glórias do Brasil são brancas? (Pelé, Ronaldinho, Ronaldinho Gaucho, mais uma miriade de jogadores afro-brasileiros, CARMEN MIRANDA - que nasceu no bem tropical MARCO DE CANAVESES, etc)

LULA DA SILVA É LOIRO DE OLHOS AZUIS?

O que é que se passa nesses estados do Sul? limpeza étnica? campos de concentração?

Ainda estou atónito!!

Aqui em Portugal, pelos vistos estamos é muito avançados na nossa sociedade que NINGUÉM já tolera este tipo de pensamentos!

Se assim fosse, 99% dos Brasileiros que para aqui vêm eram completamente discriminados e maltratados. (aliás, nunca conheci nenhum brasileiro aqui que correspondesse a esses canones nazis da raça pura)

Afinal de contas onde está aquele Brasil multiétnico e multiracial que faz do Brasil um nação tão grande e fantástica?

Assim, chego á conclusão que com essa discriminação constante e negativa, existe de facto um APARTHEID no Brasil, e está explicado assim o constante e eterno FOSSO entre ricos (1% ??) e os POBRES (70% ?).

É esse Brasil que vocês querem?

Os EUA têm uma população na sua maioria anglo-sáxonica (ao contrário do Brasil) e eles já adoptaram há muitos mais anos politicas sociais e de integração e mentalidade mais aberta.

Juca Bala: não sei como sendo racista consegues viver no Brasil. Aliás não sei como consegues ser Brasileiro!

(há vagas para a cidadania Russa e Ucraniana. Lá fazias mais falta. Aposto que ias gostar.)

• Há 1 década

"As pessoas aqui dizem que os portugueses não são brancos, pq na cabeça deles a pessoa para ser branca tem de ser loiro dos olhos azuis...". Pois só se for mesmo na cabeça deles!

1º Não é preciso ter cabelo loiro nem olhos claros para ser "branco"

2º Em Portugal há muitas pessoas (mais do que o que eles possam imaginar) com essas características, o problema é que eles tapados pela sua ignorância imaginam os portugueses do séc. XXI iguais aos portugueses que chegaram aí no tempo dos descobrimentos. A isso chama-se Ignorância e Estupidez.

Juca Bala:

"A mistura com o mouro e o africano,no caso deles, é bem maior do que nos outros europeus.

Aliás, portugueses não são tidos como brancos em países do centro e do norte da Europa."

1º Vou-lhe mostrar fotos das mesmas pessoas que pos aí, onde mostra que não são assim tão morenas como diz:

Rui Costa: http://img131.imageshack.us/img131/5717/ruicosta27...

Rita Ferro Rodrigues: http://farm3.static.flickr.com/2140/2053263190_f12...

A 3ª é a Nelly Furtado! Por amor de Deus, ela é luso-canadiana.

Vou-lhe mostrar uma imagem da Bárbara Guimarães que foi a representante da beleza das mulheres portuguesas na campanha da L'Oréal: http://tv-nacional.com/wp-content/uploads/2008/12/... e http://fama.sapo.pt/index.php?option=com_content&t...

Outro actor loiro? Pedro Granger: http://www.ensino.eu/2005/set2005/em91-17.jpg

Observe esta imagem, e diga-me quantos "pretos" encontra: http://www.forumdosmorangos.com/uploaded_images/ac...

(eu encontrei um que é menos branco que os outros, e ele pelo sotaque nota-se que não nasceu em Portugal)

Juca, reduza-se à sua insignificância s.f.f !

:D

Beijinhos lusitanos,

Natalie

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • ?
    Lv 4
    Há 1 década

Eu sou Portuguesa e aqui os Portugueses de gema sao todos brancos...

Os Alemaes devido ao racismo de Hitler acham que para ser considerado branco, temos que ser loiros de olhos azuis, mas nao e verdade....

Se voce procurar no google...por personalidades famosas de Portugal vai ver que os Portugueses de gema, sao brancos...

Embora existam Potugueses mais mulatinhos, mas isso por serem descendentes do Continente Africano...

E ainda dizes que que nao ias permitir qualquer tipo de racismo...Se o es!!!!

• Há 1 década

Esses cabeças de vento do sul, acham que pra ser branco a pessoa tem de ser albina, é isso?

O Brasil recebeu imigrantes de vários países da europa, desde portugueses até Russos. O Branco, no Rio de Janeiro, em Minas, que tem uma forte influência portuguesa, tem exatamente as suas características, pele clara e olhos e cabelos negros. Já no sul, como vc bem disse, as pessoas já tem uma aparência mais do norte da europa.

Mesmo pq os alemães não são os únicos brancos da europa.

flw

• Anônimo
    Há 1 década

A Natalie já disse tudo.

Se uma pessoa para ser branca tinha de ser loira e de olhos azuis então havia uma pequena, mas muito pequena percentagem de pessoas brancas...

E quanto a alguns comentarios racistas de parte de muitas pessoas que responderam deviam ler um bocado antes de falar mal de Portugal. Nós ao contrario de voces não julgamos as pessoas a esse ponto... Basta reparar aqui no yahoo, que quando surge uma pergunta deste tipo nós defendemos o nosso país de forma culta e com argumentos válidos, enquanto que voces defendem-se com insultos sem nexo nenhum.

Se Brasil é assim tão bom não percebo porque é que todos os dias chegam aqui a Portugal dezenas de emigrantes ilegais vindos do Brasil...

É um caso a descobrir....

./(",)\

. ./█\. ♥

. _| |_

Beijinhos

• Há 4 anos

Você parece ser PURO.

Tenho 50% de sangue português, 30% de sangue italiano e 20% de sangue alemão.

Sou loiro, de pele bem branca, olhos castanhos, tenho nariz reto "moldado à régua" e meu crânio é normal. Quem vê desconfia que eu tenha tanta porcentagem de sangue português.

Portugueses são brancos sim!

• Há 1 década

Olá!

Bom, tbm não é assim, neah? Tbm sou de Gramado RS.

Aqui vc é branco siiim! Por ter origens diferentes da maioria, vc seria no mínimo exótico...

Os estados do sul, infelizmente, são campeões nacionais em racismo e intolerância, por isso vc não deve dá muita importância para isso.

Mas, não sei que tipo de racistas estão a sua volta...

Sorte *

• Há 1 década

Onde eu moro, ES, vc certamente seria considerada branca, mas esse negocio de cotas, vc pegou meio pesado. Axo meio errado isso, sabe... sei la...

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.