Porque o HDL é chamado de colesterol "bom", enquanto o LDL é o "mau" colesterol?

10 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Quimicamente, o colesterol é definido como um álcool orgânico, com propriedades semelhantes às gorduras. A maior parte do colesterol que circula no nosso corpo, cerca de 75%, é produzida pelo fígado, mas uma boa parcela vem da alimentação, já que o colesterol está presente nas gorduras animais.

    É normal ouvir as pessoas comentarem que existe um colesterol "bom", o HDL, e um "mau", o LDL.

    Na verdade, só há um colesterol. Acontece que ele não circula pelo nosso corpo sozinho, sendo transportado por dois tipos de lipoproteínas, moléculas que combinam proteínas com lipídeos (gordura):

    # Uma delas é o tal LDL, abreviação em inglês para "lipoproteína de baixa densidade". Ele é considerado "mau" pois leva o colesterol do fígado para os tecidos, onde o excesso desse álcool pode entupir as artérias.

    #Já o HDL, abreviação em inglês para "lipoproteína de alta densidade", faz o trabalho inverso, ou seja, recolhe o excesso de colesterol espalhado no sangue e o leva para o fígado, que irá reaproveitá-lo.

    Beijinhos

    =D

    Fonte(s): Karlla Patrícia - Bióloga Meu site => http://diariodebiologia.com/ comunidade do Orkut => http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=84...
  • Há 1 década

    Boa Tarde,

    O HDL é chamado de 'bom' colesterol, pq ele transporta os colesterois

    acumulados nos vasos sanguíneos de volta para o fígado (endógeno).

    O nível elevado de HDl, está associado com os baixos índices de doenças cardiovasculares.

    Ja o LDL, é chamado de mal colesterol, pq ele faz exatamente o contrario

    do HDL, Transporta o colesterol produzido pelo o fígado para os vasos

    sanguíneos. Quanto mais colesterol vc tem presente no sangue, maior é

    a taxa de LDL... sendo ele associado aos altos indices de obesidade,

    doenças cardiovasculares, diabetes e etc...

    Respondia a Pergunta?

    Espero ter ajudado. *

    Fonte(s): Sou Estudante de Engenharia Genética. - UFRGS
  • Há 4 anos

    Colesterol é colesterol e ponto final, miguxos. HDL , LDL e VLDL são lipoproteínas que se combinam ao colesterol. Elas que levam o colesterol e triglicérides onde são necessários. As HDL levam o colesterol para o fígado e possuem baixa densidade. Por isso são chamadas de bom colesterol. Suprem nossas necessidades. As LDL têm a função de transportá-lo para locais onde ele exerce uma função fisiológica, sua alta concentração indica propensão de aterogênese. Por isso seu número elevado é chamado de mau colesterol. Pois podem acumularar-se nas artérias e daí vocies sabem o que acontece, né? As VLDL têm como função o transporte dos triglicerídeos endógenos e do colesterol para os tecidos periféricos para serem armazenados ou utilizados como fonte de energia. Tipo: fazer barriga e pneus...kkkkkk, já que a gordura tá sobrando, mesmo... Se chegar nesse nível, significa que não tem onde guardar gordura, por isso a gordura abdominal é indicativo de má saúde. E nos intestinos existe outra lipoproteína, que descarrega a gordura.... mas essa fica para a próxima. Então miguxos, podem confiar no que a enfermeira falou. Abração.

  • Há 5 anos

    Se você já fez um exame para conhecer seus níveis de colesterol no sangue e os resultados sairam altos, é conveniente reduzí-los.

    Este exame informa a quantidade de colesterol total no sangue que é composto pelo colesterol “bom” HDL, colesterol “mau” LDL e colesterol VLDL.....http://www.saudecardiaca.com/como-reduzir-o-colest...

    Fonte(s): www.saudecardiaca.com
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Técnicamente o HDL bom não esta oxidado e tem uma baixa densidade, sendo benéfico para o organismo, ao contrario do LDL que é um a materia oxidada e com alta densidade, que acumula nas paredes dos vasos sanguineos.

  • Há 1 década

    Bom...

    O HDL é uma lipoproteína de alta densidade que é responsável pelo transporte reverso do colesterol dos tecidos, retirando o excesso de colesterol dos tecidos, levando-os até o fígado.

    Já a LDL é uma lipoproteína de baixa densidade que tem em sua composição uma grande quantidade de colesterol. A função dessa lipoproteína é fazer o transporte do colesterol até os tecidos (contrário à HDL).

    Ambas lipoproteínas são muito importantes para o ser humano.

    A fama de a LDL ser chamada de colesterol mau é porque níveis elevados de LDL no sangue estão associados à um maior risco de desenvolver aterosclerose (conhecida como o entupimento das artérias). Isso ocorre porque a modificação oxidativa da LDL (ligada a vários fatores) é a principal causa da formação da placa de aterosclerose.

    Já o HDL é o "bom" nessa história porque estudos mostram que ele protege a LDL de sofrer tais modificações oxidativas. A enzima paroxonase (que está associada à HDL) seria uma das responsáveis pela proteção. Além disso o HDL pode exercer outras atividades que podem contribuir para diminuir o risco de aterosclerose.

    Isso seria a explicação bem básica. O processo de formação de uma placa aterosclerótica é bastante complexo e ainda tem muito para ser descoberto.

    Espero ter ajudado.... valeu

  • Anônimo
    Há 1 década

    bom o colesterol é um lipidio o mau colesterol é aquele q entope as veias com a gordura o bom colesterol ele fa z o oposto limpa essa gordura das veias

    Fonte(s): espero ter ajudado valeu
  • Há 1 década

    pq o hdl ajuda a eliminar "gordura" dos vasos saguineos

    e o ldl ajuda a acumular

  • Há 1 década

    HDL (high density lipoprotein) é uma lipoproteína de alta densidade que retira o colesterol das artérias, levando-o ao fígado, onde é convertido em bile. Por isso, é desejável que a taxa de HDL no sangue seja superior a 35mg/100 ml de sangue.

    LDL (low density lipoprotein) é uma lipoproteína de baixa densidade que em excesso se deposita na parede das artérias que irrigam o músculo do coração, causando a aterosclerose. Portanto, é desejável que a taxa de LDL no sangue seja inferior a 130 mg/100 ml de sangue.

  • Anônimo
    Há 1 década

    na verdade o HDL e o LDL são lipoproteínas responsáves por transportar o colesterol. o LDL traz o colesterol para o sangue e o HDL leva para os tecidos

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.