O que é cracas e paguro?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
???
Melhor resposta
Craca é o nome comum para os crustáceos marinhos sésseis de vários géneros, da classe cirripedia. Estes animais quando adultos têm o exoesqueleto calcificado composto por várias placas que definem uma forma cónica. As cracas escolhem normalmente substratos rochosos, mas podem fixar-se também a fundos de barcos (onde causam estragos) ou a outros animais (por exemplo baleias).

O bernardo-eremita, também chamado de paguro, caranguejo-eremitão ou casa-alugada , é o nome popular de uma superfamília (Paguroidea) de crustáceos decápodes parentes das lagostas e caranguejos.Têm o abdomen mole e por isso se protegem morando em conchas de caracóis abandonadas, eles próprios abandonam essas conchas e pegam outras quando ficam muito grandes para elas. Alguns bernardos-eremitas levam anêmonas em suas conchas para aumentar a proteção pois os tentáculos das anêmonas são venenosos, uma relação ecológica chamada de protocooperação.

Source:

  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Carolsanti respondido 5 anos atrás
    Craca é o nome comum para os crustáceos marinhos sésseis de vários gêneros, da classe cirripedia.

    Classificação morfossintática:
    - [paguro] substantivo masc singular .
    Sinônimos:.
    Antônimos:.
    Palavras relacionadas: crustáceos caranguejo mutualismo .

    Grande gênero cosmopolita de crustáceos decápodes, anomuros, os quais têm apenas a parte anterior do corpo, ou cefalotórax, revestida de couraça resistente e quitinosa; o abdome é curto, grosso e mole. Vivem em conchas de moluscos, mudando de casa à medida que crescem, e alimentam-se de toda sorte de detritos orgânicos, sendo conhecidas cerca de 15 espécies no Brasil.

    O caranguejo-ermitão, ou paguro, esconde seu abdome mole dentro de conchas vazias de moluscos.
    Este caranguejo costuma capturar anêmonas alojando-as sobre a concha. A anêmona, depois de instalada, não precisa locomover-se e ainda tem um suprimento constante dos restos alimentares do ermitão. Em compensação, a anêmona, com o líquido urticante de seus tentáculos, serve como verdadeira guarda-costas para o caranguejo, afastando predadores desse animal, como por exemplo alguns polvos.
    Assim, o caranguejo e a anêmona estabelecem uma relação de mutualismo, em que ambos são beneficiados.

    Fonte(s):

    www.google.com.br
    • Taxa
    • Comentário
  • Vogozah respondido 5 anos atrás
    Sr. Terrível,

    Vamos ao Dicionário Aurélio...

    Paguro:
    [Do tax. Pagurus < lat. pagurus, 'espécie de lagosta', < gr. págouros < v. gr. pegnWnai, 'fixar' (v. pag(o)-).]
    S. m. Zool.
    1. Grande gênero cosmopolita de crustáceos decápodes, anomuros, os quais têm apenas a parte anterior do corpo, ou cefalotórax, revestida de couraça resistente e quitinosa; o abdome é curto, grosso e mole. Vivem em conchas de moluscos, mudando de casa à medida que crescem, e alimentam-se de toda sorte de detritos orgânicos, sendo conhecidas cerca de 15 espécies no Brasil.
    2. Qualquer espécie desse gênero, como a que é vulgarmente conhecida como bernardo-eremita, ou eremita-bernardo, ou ermitão, ou sacuritá: &
    3. Qualquer espécime desse gênero.

    Cracas = Craca-das-pedras = Bálano:
    [Do tax. Pagurus < lat. pagurus, 'espécie de lagosta', < gr. págouros < v. gr. pegnWnai, 'fixar' (v. pag(o)-).]
    S. m. Zool.
    1. Grande gênero cosmopolita de crustáceos decápodes, anomuros, os quais têm apenas a parte anterior do corpo, ou cefalotórax, revestida de couraça resistente e quitinosa; o abdome é curto, grosso e mole. Vivem em conchas de moluscos, mudando de casa à medida que crescem, e alimentam-se de toda sorte de detritos orgânicos, sendo conhecidas cerca de 15 espécies no Brasil.
    2. Qualquer espécie desse gênero, como a que é vulgarmente conhecida como bernardo-eremita, ou eremita-bernardo, ou ermitão, ou sacuritá: &
    3. Qualquer espécime desse gênero.

    Vulgarmente, chama-se de cracas, aquelas formações cortantes formadas por corais, sobre as pedras submersas no mar.

    Espero ter sido útil!
    Boa sorte!

    Fonte(s):

    op. cit.
    • Taxa
    • Comentário
  • ? respondido 5 anos atrás
    hahaha boa perguntá :D
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear