O que são microvilosidades e qual é sua função?...?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Dê exemplo de epitélios em que ocorrem microvilosidades,comentando a relação estruta/ função.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Para mais informações. Leia aqui: (1*) e (2*)

Microvilosidades

As microvilosidades são projeções citoplasmáticas na superfície celular, envolta por membrana plasmática. A ponta da microvilosidade é constituída por substância amorfa, onde está imerso a extremidade (+) da actina, e a extremidade (-) está conectada ao córtex. Os feixes de filamentos de actina são dispostos paralelamente, interligados pela proteína vilina, que possui dois sítios de ligação. Os feixes laterais estão ligados a membrana plasmática através da miosina I. (1*)

O peristaltismo também auxilia na digestão e na absorção, agitando o alimento e misturando-o com as secreções intestinais. Os primeiros centímetros do revestimento duodenal são lisos, mas o restante apresenta pregas, pequenas projeções (vilosidades) e mesmo projeções menores (microvilosidades). Essas vilosidades e microvilosidades aumentam a área da superfície do revestimento duodenal, permitindo uma maior absorção de nutrientes. O jejuno e o íleo, localizados abaixo do duodeno, constituem o restante do intestino delgado. Esta parte é a principal responsável pela absorção de gorduras e de outros nutrientes. (2*)

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

2 de 5
Obrigado de novo!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • cecilia o respondido 5 anos atrás
    As microvilosidades são desdobramentos regulares da membrana plasmática e o material citoplasmático contém feixes de microfilamentos de actina dispostos paralelamente, que auxiliam na sua estruturação. Por exemplo, as microvilosidades estão presentes na superfície apical (domínio apical) das células que compõe o epitélio do intestino delgado humano e servem para aumentar a superfície de absorção dos alimentos.
    • Taxa
    • Comentário
  • Olho-de-aguia5581 respondido 5 anos atrás
    São desdobramentos regulares da membrana plasmática, onde o material citoplasmático contém feixes de microfilamentos de actina dispostos paralelamente, que auxiliam na sua estruturação.
    As microvilosidades estão presentes na superfície apical (domínio apical) das células que compõe o epitélio do intestino delgado humano e servem para aumentar a superfície de absorção dos alimentos.
    • Taxa
    • Comentário
  • XUMBS respondido 5 anos atrás
    As microvilosidades são projeções citoplasmáticas na superfície telemóvel, envolta por membrana plasmática.A ponta da microvilosidade é constituída por substância amorfa, onde está imerso a extremidade (+) da actina, e a extremidade (-) está conectada ao córtex. Os feixes de filamentos de actina são dispostos paralelamente, interligados pela proteína vilina, que possui dois sítios de relação. Os feixes laterais estão ligados a membrana plasmática através da miosina I. São dobras da membrana plasmática, na superfície da célula voltada para a cavidade do tripa. Calcula-se que cada célula possui em média 2.500 microvilosidades. porquê conseqüência de sua existência, há um aumento apreciável da superfície da membrana em contato com o comida.



    Nas células, micro vilosidades são expansões da sua superfície com o objetivo de aumentar a sua área de contato.

    Por exemplo, as células do intestino possuem micro vilosidades para facilitar a absorção de alimentos.

    São dobras da membrana plasmática na superfície da célula.Calcula-se que cada célula possua em média 3.000 microvilosidades.
    Como conseqüência, há um aumento apreciável da superfície da membrana em contato com o alimento. Isso permite, por exemplo, uma absorção muito mais eficiente do alimento ingerido.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear