O QUE É CUBISMO, SEUS PRINCIPAIS ARTISTAS E SUAS RESPECTIVAS OBRAS?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
...
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • ? respondido 5 anos atrás
O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:

Cubismo pré-analítico - ou Cubismo Cézanniano - uma espécie de "preparação" para o cubismo, onde as primeiras características surgem.
Cubismo analítico - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
Cubismo sintético - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Desta última fase decorrem dois movimentos:

Influências
O Cubismo teve uma influência profunda na História da Arte, particularmente sobre tendências posteriores, como o abstracionismo geométrico e o minimalismo.

Cubistas e artistas com obras cubistas
Pablo Picasso
Georges Braque
Juan Gris
Kazimir Malevich
Lyonel Feininger
Fernand Léger
Umberto Boccioni
Robert Delaunay
Diego Rivera
Alexandra Nechita
Tarsila do Amaral

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Falto as obras mas tudo bem... vlw...
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Hely respondido 5 anos atrás
    Cubismo:- Estudiosos da Arte Moderna dizem que essa tendência teve início em 1907 e foi até meados de 1914. Dizem que o cubismo tem Picasso e Braque como seus maiores expoentes. O que poucos sabem, é que o cubismo nada seria sem a intrepidez de Paul Cezanne. Sua maneira de ver e pintar, usando mais a cor como perspectiva, e não linhas horizontais com pontos de fuga harmônicos. Seus elementos de composição eram de uma clareza totalmente geométrica; como a esfera, cilindro e cone. Cezanne morre em 22 de outubro de 1906 em Aix- en - Provence / França, aos 67 anos. Notamos que é a partir dai que se inicia o processo cubista e suas ramificações. Então ficou fácil, artistas do naipe de Picasso, Mondrian, Braque entre outros, pegaram um prato cheio que daria para matar a fome de criação de muitos modernos emergentes. Não há como ser moderno, sem antes recorrer a Cezanne. Não quero tirar o mérito de nenhum famoso ou não. O surrealismo tem seu inicio com o pintor alemão, Hieronimus Bosch, e atinge seu auge com Salvador Dali, De Chirico, Marc Chagall e Rousseau que era primitivo, mas seus temas eram surrealistas. Então o que eu quero dizer, é que todo movimento artístico teve um precursor. o impressionismo de Monet, o surrealismo de Bosch, o cubismo de Cezanne. o pontilhismo de Seurat, e Van Gogh, e outros ismos e ismos, etc.......


    Deu prá ajudar Amigão ? Abraços!!!!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • Bah respondido 5 anos atrás
    O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. (wikipédia)

    Sempre que você ver uma imagem meio abstrata (não totalmente, porque geralmente você identifica a imagem) com cortes, ou fortes marcas demonstrando figuras geométricas, pode desconfiar do cubismo!

    Pablo Picasso e Georges Braque são, além dos fundadores, dois dos principais artistas do cubismo.

    acredito que a obra mais famosa do cubismo e a Guernica (Pablo Picasso).

    Ela é um mural, que representa a revolta do picasso com o ataque nazista a cidade espanhola guernica.

    Se você está estudando cubismo e história da arte, seria legal você parar pra ler algumas coisas.
    existem coisas interessantes como a faze 'azul' de picasso.
    • Taxa
    • Comentário
  • Rick´s respondido 5 anos atrás
    O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.

    O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

    O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:

    Cubismo pré-analítico - ou Cubismo Cézanniano - uma espécie de "preparação" para o cubismo, onde as primeiras características surgem.
    Cubismo analítico - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
    Cubismo sintético - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.

    Veja mais nesse site...http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo

    Valewwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear