Qauis são os grandes filósofos da Filosofia antiga ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Sócrates, Platão e Aristóteles.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • utopia respondido 5 anos atrás
    História da Filosofia Antiga - Johannes Hirschberger

    PROLEGÔMENOS



    a) Importância da Filosofia Antiga

    Pergunta que se pode fazer é a de saber-se por que ainda hoje se estuda a Filosofia Antiga. A esta questão sobre a significação da Filosofia Antiga pode-se dar a seguinte resposta: A Filosofia Antiga nos fornece o patrimônio espiritual do qual ainda hoje vive o pensamento ocidental. Já considerada do ponto de vista puramente quantitativo, a Filosofia Antiga estende-se mais ou menos para além da metade da história do espírito europeu; pois ela se estende do VI século antes de Cristo até o VI depois de Cristo. Mas a grandeza intensiva desta Filosofia é ainda de maior importância. A Filosofia Antiga nunca envelheceu. Se lermos os autores medievais, encontramos Aristóteles citado mais freqüente que qualquer outro filósofo contemporâneo. E idéias platônicas, néoplatônicas e estóicas pertencem ao acervo de pensamentos fundamentais da Filosofia Medieval (Weltanschauung). E hoje? Os conceitos essenciais do nosso atual filosofar e pensamento científico, em geral, são: oriundos do pensamento antigo. Conceitos como os de princípio, elementos, átomo, matéria, espírito, alma, matéria e forma, potência e ato, substância e acidente, ser e devir, causalidade eficiente, todo, sentido, fim, conceito, idéia, categoria, postulado, axioma, etc, foram criados pelos gregos, e usaríamos deles cegamente e sem uma acertada compreensão se não lhes estudássemos o sentido original. Mas nós devemos à, Filosofia Antiga não somente certos conceitos filosóficos fundamentais, mas ainda as disciplinas filosóficas capitais, como a lógica, a metafísica, a ética, a psicologia e a cosmologia. Ainda mais, os diversos tipos do pensamento filosófico já ela os desenvolveu: idealismo, realismo, ceticismo, materialismo, sensualismo e suas formas mistas. E assim compreendemos que E. Hoffmann pudesse concluir um capítulo sobre a Filosofia Grega como passado e como presente com a seguinte frase: "Há-de ficar demonstrado que, com a Filosofia Grega, esgotaram-se fundamentalmente as probabilidades de pensamento cosmovisional, e que ela formulou problemas válidos ainda para hoje e indicou os caminhos para a sua solução, que ainda hoje trilhamos".

    b) Divisão

    Para nos possibilitar uma visão global sobre a nossa época,, dividimo-la em quatro partes. O primeiro período abrange o tempo anterior a Sócrates: a "Filosofia Pré-socrática". Ela se desenvolve, principalmente, não na terra-mãe, mas nas colônias gregas, na Jônia, Itália meridional e Sicília. O interesse principal se concentra na Filosofia natural. Só no fim, na sofistica, manifesta-se o problema humano. — O segundo período podemos designá-lo como "Filosofia Ática", pois, agora é na própria terra-mãe que se filosofa. Sócrates, Platão e Aristóteles são as figuras predominantes, e, com eles, atinge a Filosofia grega o seu ponto predominante. Versa-se, por igual, o ciclo completo dos problemas filosóficos — a natureza, a moralidade, o Estado, o espírito e a alma. Esta florescência filosófica coincide com o esplendor político no século de Péricles e estende-se até Alexandre Magno. — O terceiro período, a "Filosofia do helenismo", se intercala entre Alexandre Magno e a dissolução do Estado dos seus sucessores, assim mais ou menos entre 300 até 40 a.C. O seu ponto central é ocupado pelas grandes escolas filosóficas: a Academia, o Perípato, o Estoicismo e o "Jardim" de Epicuro. — O quarto período abrange a "Filosofia da Roma Imperial", da metade do século I a.C. até ao ano de 529 p.C, quando Justiniano fechou a Academia platônica em Atenas, confiscou-lhe os bens e proibiu que para o futuro aí se professasse a Filosofia. Esta época já não é criadora, mas vive das aquisições do que existiu outrora.

    c) Fontes

    Um problema importante na História da Filosofia Antiga é a questão das fontes. De um grande número de filósofos as outras mesmas, em suas partes principais, se conservaram até nós. Assim as dePlatão, Aristóteles, Plotino, Filo, Cícero, Sêneca, Proclo. Dos outros possuímos fragmentos ou notícias doxográficas dos seus discípulos e posteriores. Muito material dessa natureza se encontra em Aristóteles, Teofrasto, Ateneu, Eliano,. Diógenes Laércio, Estobeu e vários outros. O mais importante desse material foi valorizado em obras capitais como: H. Diels, Doxographi Graeci (1879, 31958); Fragmente, der VorsúJcratiker (51934-37, 71954, 81956); H. v. Arnim, StoiGorum veterum, fragmenta (1903 segs.); H. Usener, Epicurea (1887), e O. Kern, Orpliicorum fragmenta (1922); F. Wehru, Die Schule des Aristóteles. Texte und Kom-mentare (1944 ss.).

    d) Bibliografia

    A obra clássica é ainda e sempre a de Ed. Zeller, Die Philosophie der Griechen in ihrer geschichtlichen Entwichlung (A Filosofia dos Gregos na sua Evolução Histórica). A ed. original, 1844-1852, apareceu em três vols.; a obra abrange hoje seis vols. com várias edições e iiercseimos. Para versar cientificamente a Filosofia
    • Taxa
    • Comentário
  • ੴFelizੴ respondido 5 anos atrás
    http://www.geocities.com/mundodafilosofi...
    De uma olhadinha nesse link....
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear