Qual a função dos rins?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • felipe respondido 5 anos atrás
Funções dos rins

Além de excretar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. Abaixo estão listadas as principais funções renais:

Eliminar substãncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a uréia e creatinina;

Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras;

Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo;

Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;

Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;

Produção de hormônios: eritropoietina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), vitamina D (atua no metabolismo ósseo e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo), cininas e prostaglandinas.

Produção de urina para exercer suas funções excretórias.

Source:

  • 1
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • navegador respondido 5 anos atrás
    Os rins são órgãos em forma de feijão, mais ou menos do tamanho do punho de um adulto, situados nos lados direito e esquerdo do corpo, próximo ao meio das costas, bem abaixo da costela. Embora a maioria das pessoas tenha dois rins, um rim saudável é suficiente para garantir que você continue bem. Algumas terapias usadas em pessoas com HIV têm sido associadas com problemas nos rins e, excepcionalmente, o HIV pode causar algum tipo de doença dos rins.



    Qual a função dos rins
    Os rins filtram o sangue e removem resíduos, tanto provindos do esgotamento normal do tecido do organismo, como dos alimentos. Regulam o equilíbrio dos minerais e da água do organismo. Os resíduos, o excesso de minerais e a água formam a urina que flui para a bexiga através dos tubos chamados ureteres. Os rins também liberam hormônios importantes, notavelmente um que estimula a produção das hemácias (eritropoetina), e outro que regula a pressão sangüínea (renina). Além disso, eles convertem a vitamina D em sua forma ativa, o que é essencial para ossos saudáveis.



    Problemas dos rins
    As causas comuns de doenças nos rins são inflamação no filtro, diabetes e pressão alta. Essas podem levar à perda excessiva de proteína do sangue, sangue na urina e/ou insuficiência crônica dos rins. A infecção na urina pode ser limitada à bexiga (cistite) ou pode afetar os rins (pielonefrite); algumas infecções bacterianas podem alcançar os rins através do sangue (tuberculose). Em insuficiência aguda, o processo de filtragem é totalmente interrompido; isso pode ser causado caso o abastecimento de sangue para os rins seja inadequado, provocando infecções graves ou o aparecimento de algumas substâncias tóxicas para os rins. No diabetes, o excesso de glicose no sangue pode danificar as veias sangüíneas. As toxinas dos medicamentos muito comumente danificam os tubos.


    Problemas nos rins e infecção com HIV
    O HIV por si próprio pode (excepcionalmente) causar uma forma de glomerulonefrite (nefropatia de HIV). Essa inflamação dos rins é muito freqüentemente observada em pessoas negras e também em usuários de drogas. Provavelmente, a nefropatia de HIV é menos comum com o uso difundido de medicamentos anti-HIV. O diabetes é uma possível complicação no tratamento com inibidores de protease. A intoxicação por medicamentos, em pessoas com HIV, pode resultar do uso de medicamentos anti-HIV ou de outros utilizados para tratar infecções oportunistas (ex. Septrim) ou também de algumas drogas como a cocaína. O indinavir pode causar pedras na urina, as quais se formam com muito mais freqüência caso você não beba muito líquido. O tenofovir (viread) não tem sido associado com muitos casos de problemas nos rins.


    Sintomas de problemas nos rins
    A função de seus rins e o açúcar no sangue devem ser monitorados nos seus exames de sangue rotineiros. Grandes quantidades podem causar, respectivamente, descoloração marrom/vermelha ou urina espumosa. A perda de proteína excessiva pode causar acúmulo de líquido nas pernas e em outras partes do corpo. Um primeiro sinal de que os rins não estão em perfeito funcionamento pode ser urinar excessivamente à noite (também um sintoma de diabetes). Os sintomas de uma insuficiência mais grave podem incluir um estado geral de mal-estar, cansaço, náusea, dores de cabeça, cãibras nos músculos, redução do fluido da urina, sonolência, coceira e, posteriormente, escurecimento da pele. Pessoas com pedras nos rins causadas por indinavir podem sentir dores intensas no flanco ou uma queimação na uretra ao urinar. Infecções urinárias podem causar dor ao urinar, vontade constante de urinar e, particularmente, se afetar os rins, também pode causar dores lombares, febre e mal-estar.


    Exames
    Sangue ou proteína na urina podem ser detectados por simples exames denominados “stick”; uma análise mais detalhada pode ser realizada em laboratório. As amostras de sangue podem ser analisadas através dos níveis de minerais e proteínas e através da creatinina, um indicador bastante sensível e específico da função renal, ou da uréia, um indicador menos específico, sendo mais afetada pela hidratação e dieta. Ultrasom, TC (tomografia computadorizada) ou RM (ressonância magnética) ou escaneamentos podem ser usados para visualizar os rins. Algumas pessoas podem solicitar uma biópsia renal, o que envolve retirar uma pequena amostra de tecido renal para exame em microscópio.



    Tratamento
    Interromper os medicamentos ou reduzir suas doses pode ser necessário quando o tratamento provoca problemas nos rins. Se você está tomando indinavir, beba pelo menos dois litros de água por dia, ou mais, quando estiver calor, ou quando estiver se exercitando. A infecção urinária deve ser tratada rapidamente com os antibióticos apropriados. Algumas formas de nefrite (inflamação dos rins) podem ser tratadas. Se há muita perda de proteína e oedema (inchação), diuréticos e uma dieta rica em proteínas podem ser recomendados. O açúcar elevado no sangue e a press
    • Taxa
    • Comentário
  • ϟ●•ViTOЯ•●ϟ• respondido 5 anos atrás
    Rim é cada um dos dois órgãos excretores, em forma de feijão (tendo no ser humano, aproximadamente 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura). É o principal órgão do sistema excretor e osmoregulador dos vertebrados. Os rins filtram dejetos (especialmente uréia) do sangue, e os excretam, com água, na urina; a urina sai dos rins através dos ureteres, para a bexiga.

    Em humanos, os rins estão localizados na região posterior do abdomen, atrás do peritoneo, motivo pelo qual são chamados de órgãos retroperitoneais. Existe um rim em cada lado da coluna; o direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Em cima de cada rim encontramos a glândula supra-renal.

    Os rins estão, aproximadamente no mesmo nível que as vértebras T12 a L3, sendo que o rim direito localiza-se um pouco mais inferiormente que o esquerdo. O pólo superior de cada rim está encostado na décima primeira e décima segunda costelas e ambos encontram-se envoltos por um coxim de gordura, com finalidade de proteção mecânica.

    Além de excretar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. Abaixo estão listadas as principais funções renais:

    Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a uréia e creatinina;
    Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras;
    Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo;
    Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;
    Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;
    Produção de hormônios: eritropoietina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), cininas e prostaglandinas.
    Modificar a forma da vitamina D que chega ao rim depois de ser convertida em uma forma possível de ser transportada pela corrente sanguínea no Fígado transformando esta num hormônio cuja função principal é aumentar a absorção de cálcio no intestino e facilitar a formação normal dos ossos
    Produção de urina para exercer suas funções excretórias.
    • Taxa
    • Comentário
  • Vera respondido 5 anos atrás
    A principal e mais conhecida função renal á a excreção de substâncias tóxicas, mas os rins também desempenham muitas outras funções. Abaixo estão listadas as principais funções renais:

    Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a uréia e creatinina;
    Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras;
    Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo;
    Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;
    Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;
    Produção de hormônios: Eritropoetina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), vitamina D (atua no metabolismo ósseo e regula a concentração de cácio e fósforo no organismo), cininas e prostaglandinas.
    Produção de urina para exercer suas funções excretórias.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Branca respondido 5 anos atrás
    ótimo site:
    http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2...

    Tá explicando direito.
    • Taxa
    • Comentário
  • Junior respondido 5 anos atrás
    Filtrar o sangue
    Promover o equilíbrio osmótico
    Promover o equilíbrio entre a concentração de sais no sangue
    Reabsorver vitaminas, aminoácidos, glicose, etc...
    • Taxa
    • Comentário
  • Felipe A respondido 5 anos atrás
    A função dos rins é filtrar o sangue, removendo os resíduos nitrogenados produzidos pelas células, sais e outras substâncias em excesso. Além dessa função, os rins também são responsáveis pela osmorregulação em nosso organismo.
    • Taxa
    • Comentário
  • ☆¸.Lili *``☆ respondido 5 anos atrás
    Filtrar o sangue contra as impurezas.
    • Taxa
    • Comentário
  • vudu_cherry respondido 5 anos atrás
    Fltrar o sangue, ou seja, separar o sangue das impurezas contidas nele.

    =*
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear