O que é Doutorado e Mestrado?

...Já fiz outra pergunta a respeito:O que é Graduação e Pós-Graduação? E estou aguardando respostas...E agora,quero tirar essa outra dúvida:O que é Doutorado e Mestrado?

2 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    A pós-graduação (ou seja, os cursos de formação realizados após a graduação -- que é o curso superior em faculdade/universidade que você faz após o 3º ano do ensino médio) se divide em lato sensu (sentido amplo) e stricto sensu (sentido restrito).

    No sentido amplo, temos cursos de Especialização, com duração de, no mínimo, 360 horas, o que equivale de um ano a um ano e meio, em média, assim como os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes, oferecidos por instituições de ensino superior.

    No sentido restrito, há os cursos de Mestrado e Doutorado, associados a programas de pesquisa, e que, geralmente, são feitos nessa ordem:

    a) Mestrado, com cerca de 2 anos de duração (prorrogáveis por, no máximo, mais um ano), ao final dos quais o aluno deverá defender uma dissertação (trabalho escrito, de formato monográfico) diante de uma banca examinadora. Para o Mestrado, não é necessário que o tema de dissertação seja inédito. Uma vez defendido o trabalho e aprovado pela Banca, o candidato recebe o título de Mestre;

    b) Doutorado, com cerca de 4 anos de duração (prorrogáveis por, no máximo, mais um ano), ao final dos quais o aluno deverá defender uma tese (trabalho escrito, de formato monográfico) diante de uma banca examinadora. Para o Doutorado, é exigência fundamental que o tema seja inédito. Uma vez defendido o trabalho e aprovado pela Banca, o candidato recebe o título de Doutor.

    Nos cursos lato e stricto sensu, os alunos cursam disciplinas e, para a elaboração do trabalho escrito, culminância do curso realizado, contam com a assistência de um professor orientador.

    Em todas as situações é desejável e interessante, para agregar mais conhecimentos, que o indivíduo não se limite à sua graduação e invista numa pós-graduação. Para os que desejam se tornar professores de Ensino Superior, é essencial que prossigam seus estudos e obtenham esses títulos.

    Fonte(s): Sou professora de Ensino Superior.
  • Há 5 anos

    A pós-graduação (ou seja, os cursos de formação realizados após a graduação -- que é o curso superior em faculdade/universidade que você faz após o 3º ano do ensino médio) se divide em lato sensu (sentido amplo) e stricto sensu (sentido restrito).

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.