Quem fundou o Cristianismo, Pedro ou Paulo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Jesus não deixou nenhuma palavra escrita e não fundou nenhuma religião. A Igreja Católica afirma que Pedro é o fundador da Igreja e por isso fundador do cristianismo. Por outro ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Maria Madalena!
Basta ver a história...Mas o machismo minimizou isso...

K:

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
Certamente uma resposta original.
Obrigado a todos que responderam
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (20)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Germano respondido 5 anos atrás
    Acho q foii Cristo.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • 2
    • Comentário
  • odoval70 respondido 5 anos atrás
    Em lendo o livro "Paulo e Estevão" (psicografado por Chico Xavier), vemos a interferência de Lucas, que sugeriu que Saulo de Tarso, em tendo-se tornado apóstolo, sob a nova fé, (emanada do Seio Amoroso de Jesus), passasse a assinar Paulo e sugeriu que os seguidores da "Igreja do Caminho" (como era conhecida), passassem a ser serem chamados por cristãos (derivado de Cristo)!

Efetivamente, Pedro muito sofreu nas "mãos" do fariseus do sinédrio, que queriam incorporar Jesus como a um dos profetas (profeta menor, e não, o Messias Prometido) da Raça Judaica, permanecendo de atalaia à Igreja Cristã nascente, porém difundida pelo verbo ardoroso, inflamado, fiel do Apóstolo dos Gentios, Paulo de Tarso!

Pedro, a pedra base da nascente Igreja; Paulo, o seu divulgador entre os pagãos, entre os seus irmãos judeus, porém Lucas, forneceu a denominação...; do trabalho de Paulo, de Barnabé, surgiram diversos outros convertidos ao Cristianismo nascente!
    • 1
    • Comentário
  • Pr Moises Santos respondido 5 anos atrás
    Meu amigo que vive entre as múmias,o fundador da igreja,não foi Paulo e nem Pedro,em MT 16 Jesus disse para pedro``e digo para você Pedro,que sobre está pedra edificarei a minha igreja...``É bom lemrarmos que no grego é que vemos a diferença,pois Pedro tem como significado lasca de pedra,mas a pedra que jesus estava falando tem o significado de rocha,ou seja a igreja foi funda por Jesus pois ele è a rocha.Quando´´ ele disse sobre esta pedra ou rocha edificarei a minha igreja``,ele estava falando dele mesmo.
    • 1
    • Comentário
  • CURIOSOOOOOOO respondido 5 anos atrás
    Nem Pedro, nem Paulo.
    Cristianismo vem da palavra cristão, aqueles que seguiam a Cristo, esta palavra surgiu pela primeira na cidade de Antioquia para designar os seguidores de Jesus (Atos 11.26; 26.28; 1 Pedro 4.16)
    As denominações foram fundadas por homens.

http://mcavivamento.blogspot.com

Fonte(s):

Bíblia Nova Versão Internacional.
    • 2
    • Comentário
  • ♥lilya♥ respondido 5 anos atrás
    Os dois juntos. Estiveram juntos depois que Cristo deixou sua palavra, não foi?

bjokas
    • 2
    • Comentário
  • Donaldo Plinio S respondido 5 anos atrás
    Eu sou evangélico a 10 anos e nunca vi nenhum ´lider evangélico dizer q foi Paulo q fundou o cristianismo!

Ep/ mim não foi nenhum dos dois, eles eram servos do cristianismo, assim como eu e milhões.
    • 1
    • Comentário
  • Espiritismo - Luz do Mundo respondido 5 anos atrás
    Que fundou o Cristianismo??? Depende.

Se estamos falando na doutrina de amor e de perdão, de humildade, de respeito, de abnegação... Ese cristianismo foi fundado pelo próprio Jesus ao nos trazer suas prgações e ensinamentos tão grandiosos, apesar de nada ter deixado escrito.

Pedro e Tiago fundaram a primeira casa "a casa do caminho", os outros apostolos sairam pregando pr varias partes. Paulo com certeza foi um dos principais propagadores do cristianismo, em ele a historia seria bem diferente.

Não acho que se deve o credito a apenas uma pessoa, mas ao conjunto dos apostolos e dos cristaos primitivos.

O Catolicismo foi fundado por Constantino.
    O Protestantismo foi fundado por Lutero.
    O Espiritismo foi CODIFICADO por Kardec
    E outras varias religiões que se denominam cristãos tiveram seus lideres.

Mas o Cristianismo mesmo, esse somente Jesus vivenciou, nós estamos tentando.

Que Jesus nos abençoe!!!!!!!!!!
    • 1
    • Comentário
  • mluziamenina respondido 5 anos atrás
    Na minha opinião, ambos difundiram o cristianismo cada um trabalhou a sua maneira levando a máxima de cristo.
    • Taxa
    • Comentário
  • encucada respondido 5 anos atrás
    Jesus veio fundamentar a Fé.religião mata,cristianismo é doutrina.Paulo pregou aos gentios,Pedro pregou para os judeus e por ele deveria ter mudado o judaismo que era tradicionalista.
    • Taxa
    • Comentário
  • Em Cima do Lance respondido 5 anos atrás
    O fundador não foi nenhum dos dois, foi Jesus que institui Pedro como o líder da sua religião:

"Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. " (Jo 21,17)

"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16, 18-19)

Fonte(s):

Bíblia Sagrada
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

• marrom respondido 5 anos atrás
    SOU EVANGELICO, MAS ACREDITO QUE TENHA SIDO PEDRO, POIS APOS A MORTE DE JESUS PEDRO COMEÇOU A PREGAR O EVANGELHO.... (REGISTRADO NO INICIO DO LIVRO DE ATOS DOS APOSTOLOS).... ONDE CONVERTEU MAIS DE 3MIL PESSOAS.... PAULO ERA PERSEGUIDOR DA IGREJA NA ÉPOCA, NAO ERA?....
    • 1
    • Comentário
  • Pensador respondido 5 anos atrás
    Constantino.
    • 1
    • Comentário
  • gabcoe43 respondido 5 anos atrás
    Excelente e oportuna a sua pergunta pois é essa é uma realidade que desde cedo parece ter dividido um pouco as primeiras comunidades cristãs e ainda hoje é coisa que dá alguma discussão dentro da própria Igreja, entre os fiéis.

Para mim, foi Jesus que fundou a Igreja,

Precisamente antes de morrer, estava na cruz e disse a sua Mãe: mulher eis o teu filho e ao discipulo amado disse: eis a tua Mãe.
    Esse é o momento certo da fundação da Igreja, nem Paulo nem Pedro e sim o próprio Jesus.

Abraço
    Muita Paz

Já agora respondam :
    http://br.answers.yahoo.com/question/ind...

Obrigado a todos.
    • Taxa
    • Comentário
  • beto rami respondido 5 anos atrás
    o cristianismo era uma seita judia .e so eram aceitos judeus .tiago era o líder da seita junto com os outros discípulos.depois de sua convenção paulo quis tornar-se lidem também mais as idéias não batiam.então ficou combinado que paulo atuaria no meio dos gentios.bem e assim que conta a historia mas a também a versão de que avia uma seita essenia que seguia seu messias chamado cresto.no fim as duas se fundiram.emtodo o caso o fundador do cristianismo como conhecemos foi paulo.
    • Taxa
    • Comentário
  • Keello respondido 5 anos atrás
    Cristo.
    Paulo e Tarso fundaram as igrejas, e não a doutrina.
    • Taxa
    • Comentário
  • ASSIS respondido 5 anos atrás
    Jesus disse que edificou a sua Igreja através de Pedro. Jesus não fundou nenhuma Igreja, é certo, mas deixou as bases de uma novo ideologia, que não exclui as demais. Seus discípulos e outros que abraçaram o apostolado, como Paulo, ensinaram com a prática esse jeito novo de ser igreja, de partilhar os bens, de viver em fraternidade e de vencer as tentações.
    • 1
    • Comentário
  • ? respondido 5 anos atrás
    Ronaldo!!
    • 1
    • Comentário
  • baiano respondido 5 anos atrás
    Quem fundou o Cristianismo foram os romanos, eles viram uma baita oportunidade e um grande instrumento de domínio sobre o povo. O resto nós já conhecemos!
    • 1
    • Comentário
  • Andrea respondido 5 anos atrás
    Quem fundou foi Jesus!

Quem dá sustentação e vida à árvore é sua raiz! Uma árvore sem raiz não sobrevive nem se mantém segura de pé! E o que temos na raiz desta grande árvore que é o Cristianismo? Na base (raiz) está a Igreja católica é fato histórico; Sua raiz bebe diretamente Daquele que dá e é a água viva (cf. Jo 4,10), Jesus Cristo, o Filho de Deus. E é por isso que ela, ainda nos dias de hoje, tem se demonstrado forte e vigorosa (apesar da sua idade), e assim será até a consumação dos séculos (cf. Mt 28,20b).
    • Taxa
    • Comentário
  • Rocky Raccoon respondido 5 anos atrás
    Foi o...

Ronaldo!
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível