- qual a diferença entre comunicação social e jornalismo?

se é que existe alguma ! :S

e quais especializações existem dentro de cada uma?

.. perguntei aqui porqe é onde fico (:

4 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    é assim

    antes nao existia fculdade de jornalismo.

    pois jornalismo é uma parte de comunicação social.

    a faculdade de comunicação social se divide em Jornalismo e Publicidade & Propaganda.

    As duas são formas de se comunicar algo a um oúblico. A propaganda te ensina a promover campanhas publicitarias.. propagandas para promover um produto ou ate mesmo festas. como organizar eventos. A fazer com que um hamburguer parece bem mais suculento numa foto do que na verdade ele é.. e vaaaaarias outras coisas.. q nem da pra listar aqui.

    Ja o jornalismo, tu vai aprender a passar informações de varias maneiras ao teu publico. seja escrevendo num jornal, ou ate mesmo tendo seu proprio jornal, sua propria revista.. trabalhando na redação de revistas... aprendem a se comunicar pela TV.. etc..

    mas elas sao bem parecidas, tanto é que se eu terminar publicidade (4 anos) e quiser fazer jornalismo depois (4 anos) só precisarei fazer 2 anos de jornalismo para me formar. pois metade das cadeiras sao aproveitadas de um curso para o outro.

    muitos estados ainda possuem faculdade de COMUNICAÇÃO SOCIAL. completa. mas aqui em Fortaleza voce tem que escolher. ou faz um ou outro.

    É um mundo fantastico! eu faço publicidade e me formo semestre que vem. é o tipo do trabalho que voce nao cansa de fazer. que nao é igual todos os dias e que te faz superar teus limites. vc cria coisas que nao sabia que era capaz de cirar.

    espero ter ajudado.

    beijos

  • Há 1 década

    Boa noite Laliinha!

    ######Jornalismo######

    Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.

    Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

    ######Comunicação Social######

    A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. A Comunicação Social lida com as técnicas de transmissão da informação, o formato com que a informação é transmitida, e os impactos que a informação terá na sociedade e a relação entre os sujeitos em uma situação comunicativa.

    Entre as subdisciplinas da Comunicação Social, incluem-se Teoria da Informação, Comunicação Intrapessoal, Comunicação Interpessoal, Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Análise do Discurso, Audiovisual, Telecomunicações, Jornalismo, Radialismo e Turismo.

    Grande parte de sua prática está associada ao estudo da Teoria da Comunicação. A Comunicação Social possui diversas especialidades, sendo as principais: Cinema, Editoração, Jornalismo, Midialogia (também conhecida como Estudos de Mídia), Produção Cultural, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas, e também as novas vertentes, que são: Comunicação Assistiva, Comunicação Empresarial/Assessoria de Imprensa e Comunicação Pública. No Brasil, algumas dessas áreas reservam-se a empregar apenas profissionais habilitados em cursos superiores de Comunicação Social.

    Em algumas universidades são oferecidos cursos de Comunicação Social Integrada, cuja grade curricular integra três habilitações: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

    Estou logo abaixo,lhe passando a relação de sites que fiz essa pesquisa,e se quiser mais detalhes...

    Espero ter lhe ajudado um pouquinho!

    Bjos e um bom fds!

  • Anônimo
    Há 1 década

    Oi Lali,como é que está indo,meu docinho?

    Já vi que te responderam e muito bem,né?Mas como eu amoooo responder suas perguntas,eu vou responder também,posso?

    - Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.

    Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

    -A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. A Comunicação Social lida com as técnicas de transmissão da informação, o formato com que a informação é transmitida, e os impactos que a informação terá na sociedade e a relação entre os sujeitos em uma situação comunicativa.

    Parece que não tem muita diferença mesmo assim,na fala,mas é diferente.Ou,você nem aparece nas minhas perguntas mais,porquê?Está enjoando do Yahoo?Tá aparecendo pouco por aqui...Bem,no mais é isso,responde minhas perguntas hein?

    Valeu :)

    Fonte(s): Ah,não me xinga todos pegaram da Wikipédia viu?Se quiser é só digitar no google,aí aparece,o site da Wikipédia é "mara"...Valeu!
  • Anônimo
    Há 1 década

    Jornalismo é uma atividade profissional que atua na área da comunicação social.

    Comunicação social estuda a comunicação humana e questões que envolve interações entre os indivíduos da sociedade, lida com as técnicas de transmissão

    .

    .............................................................

    PS: Eu fico com a fátima.

    Hummm....... senhora nivel 7..... sei........Dá um óóódio!!!!!

    .................................................................

    Fonte(s): Aurélio.Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.