O que e rede primaria e rede secundaria?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Você está se referindo a rede de transmissão e distribuição de energia elétrica?

Se for, é o seguinte:

Rede primária são os circuitos (fios), que conduzem corrente em grandes tensões de distribuição, por exemplo, 13.800 volts. São os fios que ficam no ponto mais alto, nos postes em locais urbanos.

A rede secundária é constituída pelos circuitos que conduzem corrente em tensões que já passaram pelos transformadores localizados nesses postes, e foram reduzidas para os valores de consumo desejado, por exemplo, 127/220 volts. Geralmente esses circuitos se localizam na parte mais baixa dos postes. Quando o poste não possui "2 andares" de circuitos, então geralmente a rede é secundária.

Em suma, diz-se primário o que está antes de um transformador, e secundário o que sai dele, já transformado. No caso de um transformador ele tanto pode servir para aumentar quanto para diminuir a tensão, entre outros. Mas de "rede primária" e "rede secundária", entende-se o que coloquei no início, ou seja, a primária a rede com tensão mais alta, e a secundária a rede com tensão de consumo, geralmente mais baixa, mas nem sempre.

Obs: Algumas indústrias utilizam tensões muito mais altas que 127/220, as quais são transformadas depois, por transformadores particulares, por exemplo.

Ainda sobre a rede primária e secundária, a razão para que se utilize uma tensão mais alta ou mais baixa em um determinado circuito, nesse caso aí, é o fato de que com tensões mais altas a corrente em amperes é menor, possibilitando o uso de condutores menores e consequentemente mais baratos, distribuindo uma grande potência com um condutor relativamente fino. Ja as tensões mais baixas, necessárias ao funcionamento da maioria dos aparelhos, são obtidas na fase final da distribuição, próximo dos pontos de consumo, reduzindo a necessidade de condutores com alta capacidade de condução de corrente (que é o principal fator limitador de um condutor, mas não o único).
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Eu28H respondido 5 anos atrás
    prefiro meus dois pontos
    • Taxa
    • Comentário
  • Eng. C. Marques respondido 5 anos atrás
    Sua pergunta é com referencia a Esgotos ou Instalações Elétricas ?

    Fonte(s):

    eu
    • Taxa
    • Comentário
  • jose Soh respondido 5 anos atrás
    Rede primaria e rede secundaria se referem a redes de esgoto sanitário.
    A primária se conecta diretamente à rede publica através de caixas e portanto contém os gases malcheirosos desta rede.
    A rede secundária se conecta à primária através de sifões que formam o que se chama de "fecho hídrico" que impede que esses gases entrem em nossa casa.
    Esses "fechos hídricos" existem nos vasos sanitários, nas caixas sifonadas dos banheiros e na caixa de gordura da cozinha. .
    Assim, em nosso sistema de esgoto doméstico, os lavatórios, os ralos "secos" dos banheiros devem ser conectados por tubos (esgoto secundário) aos ralos sifonados e as pias ás caixas de gordura com fecho hídrico.
    Observe que, nas residencias, devem existir também "tubos de ventilação" conectados à parte superior dos tubos primários e levados acima do telhado, para, como o nome diz "ventilar" o esgoto primário e impedir que eventual pressão dos mesmos venha a romper o fecho hídrico.

    ..........................falei e disse..................
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear