promotion image of download ymail app
Promoted
Anônimo
Anônimo perguntou em SaúdeSaúde e Bem-EstarOutras - Saúde e Bem-Estar · Há 1 década

Quais são as causas da enxaqueca?

11 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Um dos problemas da enxaqueca é que todos os exames eventualmente realizados pelo paciente resultam perfeitamente normais.

Então, qual a causa da enxaqueca?

Para muitos médicos, infelizmente, a enxaqueca ainda é doença de hipocondríaco, frescura, piripaque, vontade de chamar atenção. Mas a causa da enxaqueca é, na verdade, muito sutil para ser detectada pelos exames de que dispomos, ainda que os mais modernos.

Trata-se de um desequilíbrio bioquímico em certas localidades do cérebro, envolvendo substâncias chamadas neurotransmissores, além de neuropeptídeos e hormônios. Neurotransmissores e neuropeptídeos são substâncias que o cérebro fabrica, responsáveis por nossas sensações (inclusive a de dor) e até pelo nosso humor e comportamento. É por isso que a enxaqueca anda de mãos dadas com depressão, ansiedade e pânico. Elas dividem o mesmo mecanismo bioquímico cerebral!

Uma vez instalado esse desequilíbrio, o indivíduo fica vulnerável a apresentar a dor e os demais sintomas, mediante uma série infindável de gatilhos (fatores desencadeantes), os quais são erradamente confundidos com causas.

A segunda parte do meu novo livro, Enxaqueca - Finalmente uma Saída, é destinada inteiramente à explicação destes mecanismos descobertos pelas pesquisas mais avançadas da atualidade, nas mais diversas áreas da ciência. Leia e releia esta parte com toda sua atenção e use este site como suporte às suas dúvidas.

A localização da dor podde variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça, inclusive na região dos dentes, dos seios da face e da nuca, dando origem à confusão com problemas dentários, de sinusite e de coluna.

Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para tr enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.

A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 3 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor. Pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes. Entre outros sintomas estão incluidos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas, diarréia, podendo também ocorrer as manifestações visuais já descritas.

A frequência da dor é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaléia em salvas.

A cefaléia em salvas é uma variante rara da enxaqueca, que acomete muito mais os homens.

A dor pode ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualque atividade, obrigando-o a ficar deitado, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias. O paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho.

Boa parte das crises terminam com o sono, ou então quando a pessoa vomita (principalmente as crianças). Ao fim de uma crise, o paciente sente-se como que de ressaca, apresentando, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 4 anos

Pode ser dor de cabeça, de causa muscular.

http://www.atm.hostmidia.com.br/enxaqueca_cefaleia...        

Ou labirintite ou labirintopatia: tontura, vertigem, zumbido no ouvido, enjoo e a vista embaça. Sintomas e o emocional.

• Há 6 anos

A aura me avisa que lá vem a dor, e não é só isso, às vezes sinto dormência (das mãos, da língua, dos pés), as vozes das pessoas ficam meio robotizadas, o olfato e paladar ficam hipersensíveis, e se a aura aparecer do lado direito (pois a dor virá do lado esquerdo), posso ter dificuldades para falar também. Quando os sintomas surgem de um lado do corpo, a dor na cabeça vem do lado oposto. Para evitar, procuro dormir e, principalmente, acordar bem (posso até dormir mal ou muito pouco, mas se eu acordar com muito sono ou dormir demais, lá vem a enxaqueca - procuro sempre levantar após alguns minutos de alongamento na cama para despertar bem e relaxado). Se a enxaqueca aparecer: T O R S I L A X - TORSILAX - T O R S I L A X - tenho enxaqueca com aura e não encontrei medicamento melhor! Já parei muitas vezes no hospital, mas agora, assim que os primeiros sintomas aparecem, tomo torsilax: nunca mais dor de enxaqueca (não serve para todas as dores de cabeça: às vezes tenho dores causadas pela vista, de tanto ficar lendo, e aí o torsilax não é tão eficaz, mas para enxaqueca, não tem outro). Tomo o torsilax, fico uns 15 minutos sentado (pois os sintomas da visão com aura persistem) e depois durmo um pouco. Para evitar: uma boa noite de sono (ou não levantar muito sonolento, esperando uns minutos na cama, me remexendo e me alongando até o sono diminuir), não comer salames, chocolates, linguiça, presunto, etc. Torsilax não é só para dores musculares, mas é muito bom para enxaquecas. Sempre ando com ele no bolso para onde quer que eu vá.

• DMC
    Lv 7
    Há 1 década

Ninguem sabe . Se voce descobrir , por favor avise à sociedade Brasileira de Neurologia.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

A enxaqueca tem como uma das principais causas predisposição genética (por exemplo minha mãe tem e entre minhas irmãs eu herdei, que sorte diga-se de passagem), bom voltando, mas pode ocorrer por causa de estresse, má alimentação, fadiga, sedentarsimo, etc.

Geralmente dura de 3 a quatro dias sendo que dentre os sintomas temos dor de cabeça,náuseass, vômitos, cansaço no corpo, geralmente a dor na cabeça é um dos últimos sintomas a aparecer nas crises.

Abraços

• Há 1 década

Depende...as minhas são;muitas dívidas,e não ter dinheiro pra pagar!

• Há 1 década

A enxaqueca ocorre quando tens um estreitamento de vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. O sangue, então, pra chegar nesses locais precisam comprimir os vasos sanguíneos o que causa a dor alucinante. Enxaquecas constantes e com episódios que duram mais do que 12 horas precisam ser verificadas. As principais causas são: stress, diabetes, problemas oftalmológicos, problemas ortodônticos, depressão e pressão alta. Paz e bem a todos...

• Há 1 década

A maioria das vezes é falta de ir a Igreja

• Há 1 década

Há muitas causas como: estresse, nervorsismo. O melhor mesmo a se fazer é procurar um médico pra saber qual o verdadeiro motivo dela!

• Anônimo
    Há 1 década

stress, fadiga! ..

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.