Como que se instala um sensor de presença para iluminação?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Existe dois tipos no mercado, de 2 e 3 fios.
==> Não se esqueça de desligar o disjuntor geral antes destas operações.

1) Sensor de 2 fios. - Indicado somente para lâmpadas incandescente.
Se for do tipo embutido, é só substituir o interruptor na parede.
Se for externo, faça uma instalação (2 fios) em paralelo com os contatos do interruptor atual.

3) Se for 3 fios. Indicado para incandescentes e fluorescentes.
Se for embutido, terá que adicionar um fio fase a caixa.
Externo, Ligue três fios
- Fase
- Neutro
- Retorno, vai para lâmpada
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • pgeovanept respondido 5 anos atrás
    Existem no mercado sensores pra serem colocados na caixa do apagador. Esse tipo de sensor funciona como um interruptor, dispensando o apagador. Na presença de qualquer movimento ele aciona e acende a lâmpada, depois de um minuto sem movimentação no local ele desliga, apagando a luz. Tem a vantagem que só funcionar no escuro, evitando desperdício de energia, pois não aciona durante o dia.
    Para instalar, é só retirar o apagador e colocar o sensor no lugar usando os mesmos fios. Se houver necessidade de colocar o sensor em outro ponto, dá um pouco mais de trabalho, terá que usar fiação até chegar no ponto desejado. Tem um limite, não se pode usar fiação muito longa, porque interfere no funcionamento correto do sensor. Esse comprimento em metros vem indicado na embalagem do produto.
    OBS: o interruptor original, deve ser eliminado e substituído pelo sensor em questão.

    Fonte(s):

    Experiência própria.
    • 1
    • Comentário
  • VITOR BALA respondido 5 anos atrás
    Na verdade o sensor de preseça funciona da seguinte maneira:
    É colocado um sensor, que funciona através do chamado efeito fotoelétrico. Esse sensor fica, o tempo todo, tirando fotos do espaço em que está inserido. Quando o ambiente fica escuro, com baixa luminosidade natural, o sensor dispara, fazendo com que a lâmpada acenda. Esse sistema é utilizado nos postes de iluminação pública.

    algumas pessoas acham que existem pessoas pagas para apertar o interruptor e acender a luz do poste, o que não é verdade!

    Fonte(s):

    sou eletrotécnico!
    • Taxa
    • Comentário
  • Luiz Ceo respondido 5 anos atrás
    Caro amigo, existem no comércio vários tipos de sensores para isso. as instruções vem na embalagem, mas todos entram em série com a linha de iluminação, não tem mistério. Se vc possui 2 neurônios e sabe distinguir um serrote de uma chave de fenda, é moleza! abçs Luiz
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear