Como medir o volume de agua de um córrego ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Estou entendendo que voce quer medir a vazão do córrego (quantidade de água que passa por uma determinada seção do córrego por unidade de tempo), e não o volume (???) do córrego, que é uma medição que não faz sentido algum.

Uma possível solução para este problema é fazer um pequeno represamento do córrego e instalar um vertedouro de medição. Existem fórmulas que relacionam a altura da lamina em relação à soleira do vertedor com a vazão (em litros ou metros cúbicos por segundo), desde que o vertimento seja livre (não ocorra a submergencia da soleira do vertedouro pelo nível da água a jusante).

Se não for possível fazer um arranjo deste tipo, voce teria que procurar um trecho adequado do córrego, fazer uma medição da velocidade da água ao longo da seção (por amostragem, utilizando molinetes) e a partir daí se construir uma tabela de vazão versus nível do córrego. Mas este é um processo que eu acho que talvez seja muito caro inicialmente, já que voce dependeria de um equipe de medição que é muito especializada.

consulte um escritório da embrapa (estou considerando que voce está no Brasil) ou da empresa estadual de apoio à agropecuária da sua região, este é um problema que eles devem lidar com frequencia

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Eu não mexpressei corretamente. Quero saber a vazão por minuto ou segundo,para instalação de uma eletro bomba para fins de irrigação.
Muito Obrigado
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • TeTeU respondido 5 anos atrás
    você precisa primeiro saber a extenção ( E ), depois a profundidade ( P ), e a largura ( L )

E x P x L = volume
    • 1
    • Comentário
  • jose Soh respondido 5 anos atrás
    A vasão (volume / tempo) normalmente dado em m³/s, pode ser obtida de forma aproximada estimando-se a seção do córrego em m² e medindo-se a velocidade em m/s.
    Para cálculo da área da seção (S m²) imagine que seja um trapézio ou um semi-circulo e para a velocidade (V m/s) coloque um objeto flutuante e cronometre (em segundos ) o tempo gasto para ele percorrer determinada distancia.

Aí a vasão será...........Q = (S x V) m³/s

Trata-se de um cálculo aproximado pois além das limitações das medições, a velocidade do fluxo não é igual ao longo da seção ( é menor nas margens e maior no meio...) Além disso, para fins práticos, é bom que seja feita uma média ao longo de um ano, já que varia muito conforme seja a época chuvosa ou de seca.

.....................................
    • Taxa
    • Comentário
  • Léo respondido 5 anos atrás
    Você deve medi a área transversal do córrego e depois o comprimento e multiplicar os dois.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir