Qual é a classificação científica da goiabeira?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
reino, filo, classe, ordem,... muito obrigada!
Melhor resposta
  • Nanny respondido 5 anos atrás
A goiabeira (Psidium guajava) é um arbusto ou árvore pequena da família das mirtáceas, nativa de regiões tropicais das Américas, produtora do fruto chamado goiaba. Tal espécie possui casca tanífera, folhas obovadas, utilizadas como antidiarréicas e de que se extrai óleo essencial, flores pequenas, brancas. Seu fruto é em forma de bagas verdes ou amarelas com polpa aromática, branca, rósea, avermelhada ou arroxeada, muito consumidas ao natural ou em compotas, doces, sorvetes e geléias. Também é conhecida pelos nomes de araçá-guaçu, araçaíba, araçá-mirim, araçauaçu, goiaba, goiabeira-branca, goiabeira-vermelha, guaiaba, guaiava, guava, guiaba, mepera e pereira.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Género: Psidium
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ♥´MOreninha♥MG respondido 5 anos atrás
    A goiaba, fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície irregular, cerca de 8 centímetros de diâmetro.

    Em seu interior há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas.

    As 4 sépalas da flor estão normalmente presentes em uma das extremidades da goiaba.

    Existem duas variedades: a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado.

    Algumas moscas utilizam a goiaba para depósito de seus ovos. As larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba.

    As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geléias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a 300 miligramas de vitamina por 100 gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).

    No Brasil, o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, são produzidas frutas para a indústria (variedades "paluma" e "rica", entre outras) e para consumo in natura (variedades "sassaoka" e "pedro sato", entre outras), com a maior parte da produção concentrada no estado de São Paulo e no entorno do rio São Francisco (Nordeste), na região das cidades Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

    A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, mas sobretudo para pessoas com restrições à acidez deste último.

    Essa fonte de saúde é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

    De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.


    chamada popularmente de, goiabeira. Sua denominação científico é Psidium guajava L. É da família botânica, Myrtaceae. Sua origem é América Tropical, em especial na região do Brasil e das Antilhas.

    A característica da goiabeira é que sua estrutura retrata uma árvore com até 7 m de altura, tronco com casca escamante e avermelhada. Folhas pilosas na face superior quando novas. Flores brancas que surgem de setembro a novembro.

    Sua enorme dispersão no continente americano teria ocorrido, provavelmente, em virtude da atração irresistível que os pássaros e outros pequenos animais têm por seu delicado e penetrante perfume. Da América do Sul e Central, a goiaba foi levada pelos navegantes europeus para as colônias africanas e asiáticas, espalhando-se por todas as regiões tropicais do globo.

    Tem grande utilidade na cura de resfriados, infecções e diarréias. Aumenta a resistência orgânica. Assim como o fruto, a polpa de goiaba Doce Mel contém cálcio, fósforo, ferro, carboidrato e vitaminas A, B, C e PP.

    Informações Nutricionais - Polpa de 100g
    Calorias 60 kcal
    Proteínas 1 g
    Carboidratos 15 g
    Gorduras Totais 0 g
    Gorduras Saturadas 0 g
    Colesterol 0 mg
    Fibra 5 g
    Cálcio 0 mg
    Ferro 1 mg
    Sódio 0 mg

    Fonte: www.docemel.com.br

    Goiaba
    As variedades de polpa vermelha desta fruta tropical são preferidas no Brasil, tanto para consumo in natura como para indústria

    Nome popular da fruta: Goiaba
    Nome científico:Psidium guajava L.
    Origem: América tropical

    Fonte(s):

    • 2
    • Comentário
  • Ennoia* respondido 5 anos atrás
    Reino: Plantae

    Divisão: Magnoliophyta

    Classe: Magnoliopsida

    Ordem: Myrtales

    Família: Myrtaceae

    Género: Psidium



    bjos
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear