Se Jesus pregou a humildade, porque muitos líderes religiosos vivem no luxo?

--=====ATENÇÃO=====--

A INTENÇÃO DESTA PERGUNTA NÃO É RIDICULARIZAR NEM OFENDER NINGUÉM. EVITE COMENTÁRIOS DESNECESSÁRIOS E PEJORATIVOS.

Eu sei que já fizeram essa pergunta diversas vezes, mas eu ainda não achei uma resposta decente, por isso estou perguntando de novo.

Como disse anteriormente, isto não é uma crítica. Não tenho a intenção de falar mal das igrejas ou discriminar seus integrantes. Pois como Jesus disse: "Não julgues para não ser julgado"

É só uma curiosidade que eu tenho. Qual o argumento da maioria dos líderes religiosos (pastores, papas, bispos ,etc.) usam para viverem no luxo, sabendo que Jesus pregou a humildade e caridade?

Eu sei que as igrejas têm obras de caridade, e reconheço o papel importante dessa ajuda para a sociedade carente, por isso não estou falando mal das igrejas. Só acho errado os líderes usarem o dinheiro do dízimo para comprarem carro importado, casa na praia, etc.

Não estou criticando uma determinada religião, nem falando que TODOS os líderes religiosos fazem isso. Mas vejo isso constantemente ocorrendo e ninguém parece se incomodar, por quê?

Também não estou pregando a miséria. Se você gosta de viver no luxo, não tenho nada contra, mas acho que o trabalho é a maneira mais digna de obtê-lo, e não ficar "desviando" o dinheiro do dízimo.

Por favor, evitem respostas que não contribuem em nada à pergunta. Ofensas não seram bem-vindas.

Atualizada:

Edu

Eu deixei bem claro que não sou a favor da pobreza. Jesus nunca falou para que as pessoas deixassem de trabalhar. Só acho errado os líderes religiosos viverem no bem e bom enquanto seus fiéis mal tem aonde cair morto

2 atualizadas:

Priscila

Concordo plenamente com o que você disse, mas acho que apenas deixar para que Deus decida no final não é a melhor opção. Acho que devemos tomar certas atitudes aqui na Terra mesmo para melhorar nosso mundo

3 atualizadas:

The Joker

"Humildade não está relacionado com Pobreza". Também acredito que não. Eu só acho injusto os líderes religiosos se enriquecerem com o trabalho dos outros. E estou falando de luxo, ou seja, excesso de dinheiro aplicado em coisas materiais supérfluas. Jesus também pregou a caridade, comprar coisas inúteis é o mesmo que disperdiçar dinheiro que poderia ser gasto ajudando outras pessoas.

4 atualizadas:

ACHO QUE NINGUEM ENTENDEU MINHA INDAGAÇÃO.

Não acho errado o dízimo. Não acho errado o padre receber um salário, pois ele está trabalhando, está perdendo seus sábados e domingos para pregar a palavra de Deus. Nada mais justo do que ele receber um salário para se sustentar

O que eu acho errado é o luxo. Excesso de dinheiro. Dinheiro que poderia estar ajudando centenas de pessoas, sendo gasto para comprar uma casa na praia, por exemplo. Se uma pessoa qualquer fizer isso, não me importo, mas uma pessoa que se julga conhecer a palavra de Cristo fazendo isso acho um absurdo.

Não estou falando para o pastor vender seus carros. Mas ter um carro comum e simples não é o suficiente para ele andar? Não estou falando para o pastor vender suas casas. Mas qual a real necessidade de uma casa na praia, ou uma casa de campo em outro país?

Entenderam a diferença entre viver bem e luxo?

10 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Fiz uma pergunta parecida ontem, porém dei o exemplo de Chico Xavier, que é um homem espírita, mas muitos que não conhecem o espiritismo adoram criticar. Não dá pra saber o que se passa na cabeça deles, só Deus é quem sabe!! Acredito que alguns destes religiosos talvez tinham o propósito de viver na humildade e pregar a palavra de Deus, porém, o dinheiro lhes subiu à cabeça o que fez com que se desviassem se seu verdadeiro propósito. Não acho que devam viver numa casa de sapê, com água de poço, lampião, fogão a lenha, porém não vejo necessidade de morar em condomínios de luxo. Porém, as coisas certas e erradas que cometeram em suas vidas, será julgadas por Deus, o que pra mim serve de consolo.

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Edu
    Lv 6
    Há 1 década

e quem disse que para voce ser humilde voce tem que ser pobre e viver com dificuldades??

voce esta interpretando errado a palavra humildade, ela quer dizer outra coisa.

pobreza é doença e causa inumeros problemas sociais!!

• XYZ
    Lv 6
    Há 1 década

Nem todo q se diz Cristão é Cristão.

e nem todo mundo q é pobre é humilde.

ps:os pasores NÃO PODEM USAR O DINHEIRO DO DIZIMO PRA BENEFICIO PROPRIO, eles assim como padres, recebem salario pela dedicação e doação de tempo em proll da igreja.

• Anônimo
    Há 1 década

huma histórinha real......

em uma igreja de minha cidade,quado as coisas estavam mal,ou seja,os fiéis estavam dizimando pouco,ofertando pouco,pouca gente na igreja.O ministério se reunia e davam um carrão novo,de preferência importado para o pastos se mostrar para os fiéis,e assim induzir os fiéis a sacrificarem mais,pois segundo relatos do pastor,ele só pode comprar aquele carro porque sacrificou (deu oferta) muito.

agora,quemé que podendo ter luxo,vai despreza-lo.

o erro ds igreja é ter luxo as custas de pessoas que dão até o trocado do ônibus para igreja,com esperança de receber 100 vezes mais.É tirar o sustento do pai de família para enrriquecer denoninação..isso é cabivel de ação penal.Pena que os crentes não sabem disso.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Jesus mandava seus seguidores abrirem mão dos bens materiais. Já os evangelicos cultuam uma tal de teoria da prosperidade. Tem alguma coisa errada com este cristianismo. Não seria um satanismo disfarçado?

• Concordo contigo!

Infelizmente, aquilo que aconteceu com o até então, somente "bispo romano", levou-os à soberba e presunção de até criar "um trono", sendo que Pedro e nenhum Apóstolo foi ensinado pelo Senhor Jesus a ocupar um trono ou posição de superioridade na Igreja ou religião Cristã.

Veja estes versículos que atestam isto: Mateus 20:

25 Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles.

26 Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;

27 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo;

28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

*** De onde então, o papa ou quem inventou tal posição e trono na religião católica, tiraram tal "primazia", visto que Jesus não iria contradizer o que ele mesmo disse e fez como exemplo?

Infelizmente, muitas igrejas cristãs evangélicas estão sendo vítimas da mesma sindrome do papa - Onde muitos pastores estão se desviando da humildade que há em Cristo, e por soberba, inventaram (ainda que de forma disfraçada e torcida) a "infalibilidade pastoral", onde ninguém na sua "igreja-denominação" pode exortá-lo e dizer que ele está errado, pois aí dizem: Quem trata com "o ungido" do Senhor, é somente o Senhor. Eles pegam um versículo onde Davi diz que não tocou em Saul, torcendo o sentido do texto, para assim se isolarem como intocáveis. Foi assim que surgiu o papado e títulos como "Apóstolos", cardeais, etc... nos dias atuais. São homens soberbos querendo posição e destaque na sociedade.

Mas, graças a Deus que ainda existem pastores e homens de Deus que são humildes e um exemplo de servidão, apesar de serem "muito poucos". Quando porém reduzir o número destes, Jesus vem buscar a sua igreja.

Que Deus te abençoe!

• .
    Lv 4
    Há 1 década

Meu amigo, acho que isso é o que todos procuram.

Riqueza material, bem estar espiritual também e´ importante.

Mas estamos na terra e vivemos da matéria.

Como disse o Edu, humildade é outra coisa.

Existe uma distinção, de quando se é pobre por opção (humildes) e trabalham para a subsitencia, não buscando o luxo.

E de quando você não tem opção, é pobre por desigualdade de divisão da riqueza.

Mas veremos o caso do lidér religioso que obteu riqueza por meríto e trabalho?

Não são todos os lidéres que vivem do povo, conheço pastores que trabalham.

• Amanda
    Lv 6
    Há 1 década

A condicional no seu enunciado, é inconsistente.

Humildade não está relacionado com Pobreza. Reveja seus conceitos.

• Anônimo
    Há 1 década

Humildade que Jesus prega,não é no sentido de ser pobre.É ser humilde de sentimento,tendo o coração livre de orgulho,soberba,luxúria...

quanto a líderes religiosos "vivem no luxo",de acordo com a palavra de Deus,se você é temente a Deus,o respeita e faz a vontade dele acontecer na sua vida e na vida das pessoas,ele faz com que você prospere.

Jesus Cristo disse segundo o evangelho de Mateus:

buscai primeiro o reino de DEUS e tudo mais vos será acrescentado!

isso responde a sua duvida?

• Há 1 década

Isso acontece pq alguns líderes cristão (a maioria, por sinal) não seguem as orientações de Jesus ... o complicado é o povo (fiéis), serem fíéis a estes líderes e não a Cristo.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.