Formação do espaço geográfico, alguem me ajuda ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Gostaria de saber sobre o espaço geográfico brasileiro durante o período colonial, é um trabalho de escola... não consigo encontrar respostas ! =/
Melhor resposta
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA
DIRETORIA DE GEOCIÊNCIAS









RELATÓRIO GEO BRASIL
- Versão Preliminar -





CONTEXTO DA DINÂMICA TERRITORIAL BRASILEIRA





ABRIL - 2002



CONTEXTO DA DINÂMICA TERRITORIAL BRASILEIRA

Adma Hamam de Figueiredo
Constituindo um dos fundamentos e símbolo da identidade nacional o território brasileiro tem na sua dimensão e diversidade natural sua diferença fundamental residindo aí, em grande parte, as chances reais e potenciais de desenvolvimento e de se inserir, com relativa autonomia, no mundo globalizado atual.

Nesse sentido, esse território apresenta posição singular no plano externo e interno. A primeira, associada à visão do país no mundo como reserva de recursos naturais “tradicionais” e, hoje, também, enquanto detentor da biodiversidade da maior floresta equatorial do Planeta e de seu banco genético de potencial ainda desconhecido. A segunda, associada, internamente, à incorporação técnica, econômica e política do território exigida pela expansão produtiva do espaço nacional.

Com uma superfície de cerca de 8.500.000 km2, o Brasil ocupa quase a metade da América do Sul limitando-se ao norte com a Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Oceano Atlântico; ao sul com o Uruguai; a oeste com Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru e a noroeste com a Colômbia, sendo seu litoral leste banhado pelo Atlântico. Possui várias ilhas oceânicas destacando-se as de Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade. O País tem fronteiras comuns com todas as nações da América do Sul, à exceção do Chile e do Equador.

A vastidão do território brasileiro, tanto em latitude (entre os paralelos de 5016’20” de latitude norte e 33045’03” de latitude sul), quanto em longitude (entre os meridianos de 340 47’30” e 73059’32” a oeste de Greenwich), abriga um extraordinário mosaico de ecossistemas produzido não só por uma ampla diversidade climática como topográfica.

Estas características contingenciaram, ao longo da história, as diversas formas de ocupação e uso pela sociedade dos espaços moldados pela natureza tropical e subtropical do país, conformando, em linhas gerais, cinco grandes regiões geográficas: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Com efeito, o posicionamento do território brasileiro na borda ocidental do Oceano Atlântico, aliado às variações verificadas em seu relevo, condiciona diferentes características aos macrossistemas atmosféricos, sejam eles continentais ou oceânicos, imprimindo uma diversidade de domínios climáticos que variam do equatorial ao subtropical, com gradações de tipos e sub-tipos produzidos pela variabilidade geoecológica existente no país.

Com grande expressão territorial, o domínio equatorial estende-se pela totalidade da região Norte e parte da Centro-Oeste, com temperaturas médias acima de 24o C e totais pluviométricos anuais superiores a 2.500 mm, caracterizando um clima quente e úmido durante todo o ano, onde se desenvolve a floresta ombrófila densa ou equatorial amazônica. O domínio tropical ocupa as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e apresenta grandes variações em termos de pluviosidade e temperatura.

Nas áreas onde o regime pluvial é muito marcado, com chuvas entre outubro e março e secas entre abril e setembro, o domínio tropical garante o desenvolvimento de uma vegetação de savana conhecida no Brasil como cerrado.

Ainda no contexto do domínio tropical, é percebido um enclave de semi-aridez em partes da região Nordeste, alcançando aproximadamente 1.000.000 km2, nas quais as médias pluviométricas estão sempre abaixo de 400 mm e os períodos de estiagem podem estender-se por muitos meses produzindo uma vegetação característica - caatinga - na qual predominam espécies adaptadas a esta irregularidade pluvial.

Delimitado pelo Trópico de Capricórnio encontra-se, na Região Sul, o domínio Sub-Tropical que apresenta as mais baixas médias de temperatura anuais do país (abaixo de 180C) chegando a gear, durante o inverno, em algumas áreas da região. Em comparação com os outros dois domínios, o sub-tropical, embora ocupando uma pequena parte do território brasileiro (7%), possibilitou não só a expansão de atividades agro-pastoris diversificadas como contribuiu para ampliar a própria diversidade cultural do país através da imigração de europeus.

Quinto país em extensão territorial do Planeta, o Brasil compartilha, fisicamente, suas maiores bacias hidrográficas (Mapa 1 Bacias hidrográficas) – a amazônica e a do Prata – com os demais países sul-americanos possuindo, desse modo, além da supremacia econômica no continente, a plataforma natural para liderar o processo de integração econômica regional e se fortalecer frente aos blocos hegemônicos mundiais, sejam eles articulados pela frente americana, européia ou asiática.

C

Source:

google.com
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear