De onde vem o imã? e do que é feito?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
De onde vem o imã?

e do que é feito exatamente??
Melhor resposta
algums imãs são feito de magnetita.
A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 26,7% de ferro e 72,4% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.
A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia(região da Grecia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras Mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se!

Ocorrência e obtenção

Magnetita

Geral
Categoria Mineral
Fórmula química Fe3O4 ( FeO . Fe2O3 )
Propriedades
Cor Preta, acinzentada
Cristal habitual Octaédrica. granular
Estrutura cristalina Isométrica
Clivagem Indistinta
Fratura Variável
Escala de Mohs Dureza 5.5 - 6.5
Brilho Metálico
Índice de refração Opaco
Magnetismo Fortemente magnética. Desaparece acima de 550°C
Estrias Pretas bem pronunciadas
Peso específico 5,17 - 5,18
Ponto de fusão ?
Solubilidade ?
A magnetita é a fonte mais valiosa entre os minérios de ferro. É encontrada, como pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.
Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, e nas Montanhas Adirondack, na região de Nova Iorque dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega, Alemanha, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, Pennsylvania, Carolina do Norte, Virginia, New Mexico, Utah e Colorado.
É encontrada, algumas vezes, em grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia ( Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.
Cristais de magnetita têm sido encontrados em certos tipos de bactérias como, por exemplo, na Aquaspirillum magnetotacticum, em cérebros de ursos, pombos e de humanos.
Minerais de magnetita que contêm de 3,8% a 6,3% de manganês são denominados manganomagnetita, e quando está associada com o corindon é conhecida como esmeril.
A magnetita também é encontrada em meteoritos.
A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550°C, adquire a estrutura da hematita (Fe2O3).

Source:

pt.wikipedia.org
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • ☆STAR ☆ respondido 5 anos atrás
    O íman (ou ímã, ou ima, ou magneto) é um objecto que provoca um campo magnético à sua volta.

    Um ímã permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos elétrons que se encontram no interior da matéria.

    Um íman é um dipolo, tem sempre dois pólos, "norte" e "sul". Por definição, o pólo sul de um íman é o que é atraído pelo pólo norte magnético da Terra.

    Os dipolos não podem ser separados. Se um ímã for dividido ao meio, obtêm-se dois ímãs menores, cada um com um pólo norte e um pólo sul.

    Um eletroímã é um ímã que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica.

    leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dman
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear