Todo tipo de vidro pode ir ao Microondas? Quais que não pode e porque?

Sabe ouvi falar que depende o vidro acaba estourando! mais tipo por exemplo prato, um travessa de vidro normal.. pode ir??

2 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Na verdade todo tipo de vidro pode ir ao microondas.

    O princípio do funcionamento do microondas é que suas ondas eletromagnéticas fazem vibrar as moléculas de água, aquecendo-as.

    O vidro, por não possuir água em sua constituição não aquece quando vai ao microondas.

    Entretanto, o que acontece com o vidro comum é que, pelo vidro não aquecer e o conteúdo dele sim, ocorre uma diferença de temperatura e a dilatação de algumas partes dele (e outras não) acabam gerando trincas e consequentemente quebradura.

    Por isso, o pirex, duralex, vidros termocurados, temperados termotolerantes, ou seja, vidros que suportam uma temperatura maior que os comuns, são mais recomendáveis.

    Só que o vidro comum não quebra com temperaturas relativamente baixas, tipo 100ºC. Portanto se você levar um prato de comida, ou um copo d'água ao microondas e deixar por bastante tempo mesmo, ele não quebra, pois a água evapora antes de atingir uma temperatura muito alta. Aí você pode por tranquilo que não vai acontecer nada.

    Já se você levar manteiga por muito tempo dentro de um copo, por exemplo, o copo provavelmente irá trincar, pois a manteiga não irá evaporar e consequentemente irá dilatar só a parte que está em contato.

    Isso já aconteceu comigo. Uma vez levei um potinho de patê de vidro cheio de manteiga ao microondas para jogar na pipoca. Depois de uns 30 segundos ele trincou perfeitamente onde estava o nível da manteiga e só saiu um tubo de vidro na minha mão. Ele não chegou a estilhaçar, mas poderia ocorrer se o vidro fosse mais irregular.

    Espero ter ajudado.

    • O que acontece se eu colocar um refratário trincado no microondas? e vai atingir uma temperatura alta, por ex fazer pipocas.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Ohana
    Lv 5
    Há 1 década

    César, tem que ser tipo dos Duralex. Que são temperados termotoletantes.

    Um vidro normal quando quebra, ele fica por vezes com pontas, mas quando são temperados, eles quebram em quadradinhos é tanto do caco, tanto do caco, que a pessoa até dezespera ah... o barulho também é muito maior...

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.