Por que os cachorros comem grama quando estão doentes do estômago ou do fígado?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Existe um remédio que possamos dar a eles, mas eficiente que graminhas?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A grama tem substâncias calmantes e laxativas, para indicar remédio é importante que leve seu cão a um veterinário para que ele possa constatar o problema e prescrever a medicação mais adequada.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
trweg
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (16)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • carol respondido 5 anos atrás
    Alguns esclarecimetos sobre as respostas dadas:
    * grama não faz bem para cachorro!! pode fazer bem para vacas, cavalos, coelhos... animais que digerem a celulose a aproveitam os nutrientes!! Cachorros não aproveitam nada da grama...
    * eles pode pegar várias doenças qdo comem grama.. o mais comum é a verminose... cachorros infectados defecam nas ruas e os ovos são arrastados durante a chuva.. acabam contaminando os "matinhos nas ruas".. sem falar que ela tem um monte de bactérias!! Se o cachorro come grama, é melhor plantar em casa do que deixar ele comer porcaria na rua!!
    * eles não comem grama por falta de fibras na ração!! Comem apenas para ter um excesso de fibras pq estão precisando!!
    * grama não é remédio!!

Sobre a sua pergunta...
    Eles comem grama por 2 motivos: qdo estão com uma indisposição gástrica comem grama para forçar o vomito. Como ela não é digerida, o excesso dela provoca o vomito neles. O vomito dá uma sensação de alívio para dor estomacal.
    Tenho uma cadela com gastrite cronica.. toda vez que a gastrite ataca, ele come grama para vomitar... Plantei um matinho especial para ela em casa... mas, sempre toma remédio qdo precisa pois só a grama não resolve o problema!!

Quando estão com problemas hepáticos começa um acumulo de substancias tóxicas no organismo. Qdo comem a grama ou ele vomita ou acelera o transito intestinal ajudando na eliminação das sustancias nocivas ao organismo. É bom lembrar que só isso não adianta e ainda por cima não resolve o problema gástrico.

Se o animal apresenta um problema deve ser levado ao veterinário!! Existem muitos remédios que solucionam problemas estomacais e hepáticos mas, o quadro do animal deve ser avaliado antes!!

* ah... cuidado com as plantas que eles comem... não é raro atender cachorros que comeram plantas tóxicas para eles!! Desde comigo-ninguem-pode ( que provoca lesões estomacais e intestinais) até calanchoê ( que pode provocar a morte)!!

boa sorte

Fonte(s):

veterinária
    • 2
    • Comentário
  • Alex boy . respondido 5 anos atrás
    é que a grama é tipo o remédio deles...
    E existe sim um remédio mais eficiente que a grama mas na maioria das vezes os cachorros não tomam.
    • 1
    • Comentário
  • Carioca respondido 5 anos atrás
    os cães e gatos adoram comer um matinho qdo estão meio ruim do estomago ou intestino...além das substancias laxativas, as plantas e folhas tem fibras o que ajuda muito na digestão dos alimentos....assim como pra nós é o alface e outras folhagens que comemos...
    sempre achei que os "remédios naturais" são os melhores e não apresentam contra indicações...e o melhor, eles sabem quais plantas comer para este caso...eu costumava comprar alpista e colocar num vaso, no dia seguinte ja tinham germinado e era la que meus gatos comiam seu matinho...

se vc acha necessário dar remedio para este fim, o correto é procurar um vet que te indicará o remedioa e a dosagem correta pro peso do seu animal....

ai eu pergunto:
    Pra que gastar $ com vet e remedio, se seu proprio animal sabe onde encontrar a solução pro problema dele?
    • 1
    • Comentário
  • RERE respondido 5 anos atrás
    Além de tudo o que cada um falou aí em cima,a grama é a fibra que falta na ração.A tão famosa fibra necessária para humanos e animais.Ela faz com que tanto o intestino e o vômito se acelerem e aconteçam.
    Existe uma grama especial, já plantada em vaso,para o bem de nossos fofinhos e vendida nos petshops.Agora se o seu cão está vomitando muuuuuuuito é hora de socorro,mas se vomitou 1-2 vezes,nem se preocupe.
    O cão está tentando limpar tudo que o incomoda.Verifique o que ele está comendo.Evite dar feijão,batata e pão,pois o estômago do cão não digere esse tipo de alimento.
    Se o seu cão tb for bem peludo,quando ele se lambe muito,ingere o pêlo que se embroma lá por dentro e é só vomitando pra melhorar.
    • 1
    • Comentário
  • brunoweb2009 respondido 5 anos atrás
    Todas as outras respostas sao erradas... pois os cachorros comem grama porque ela estimula a regurgitaçao(vômito), e força o alimento a sair... nao se preoucupe pois meu cachorro tbm faz isso e o veterinario disse que é normal
    • Taxa
    • Comentário
  • Wคиđєя ® respondido 5 anos atrás
    Para melhorar seu processo digestivo. "É um comportamento normal e que não deve causar preocupação", afirma o veterinário Mauro Lantzman, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Embora não sejam vegetarianos, os cachorros, assim como outros animais carnívoros, como gatos, lobos e raposas, possuem esse hábito. "A fibra presente na grama ingerida pelo cão tanto melhora seu trânsito intestinal quanto provoca vômito no caso de o animal ter ingerido algum alimento que não lhe fez bem", diz Mauro. Isso acontece porque os vegetais têm a capacidade de irritar o estômago canino e provocar a rejeição daquilo que está causando náusea e dor, como alimentos impróprios e estragados. Os gatos também podem comer grama para expulsar do estômago, por meio do vômito, tufos de pêlo ingeridos durante as lambidas no próprio corpo. Já a ingestão de terra por totós e bichanos é um sintoma característico de deficiência de sais minerais (inclusive cálcio e fósforo) na dieta.
    • Taxa
    • Comentário
  • Diocleciano respondido 5 anos atrás
    O melhor é não dar remédio nenhum pois é comum eles comerem grama,apenas será preciso dar algum remédio (QUE NÃO SEJA DE GENTE,POR QUE O ORGANISMO DOS ANIMAIS É DIFERENTE!!!) para seu cachorro se essa situação for constante mas para isso o melhor mesmo é leva-lo à um veterinário para ele prescrever.
    • Taxa
    • Comentário
  • M@TH&U$ 22 respondido 5 anos atrás
    porque a grama faz o cão vomitar por iço eles comem grama para tirar td oque ñ presta do estomago até as vezes quando se lambem ingirem um pouco de pelo ai eles comem grama e vomitam o pelo

espero ter ajudado
    • Taxa
    • Comentário
  • Vivi respondido 5 anos atrás
    Os cães ao comer a grama seguem seu instinto(como qualquer outro animal)e como você pode notar,acabam melhorando após isso.
    A grama é benéfica para eles,além de saudável e não agressiva ao organismo animal(muito sensível).
    Não tenha receio,nem substitua por medicamento.
    A não ser que a prescrição seja necessária e feita pelo veterinário.
    Aqui em casa nós deixamos nossas cachorrinhas "pastarem" á vontade e com a aprovação veterinária.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

• Misty FG respondido 5 anos atrás
    Segundo ouvi falar, quando estão com problemas de estômago, enjôo, etc. os cachorros comem grama, para vomitar. E não se alimentam durante todo o dia.
    • Taxa
    • Comentário
  • Thainá respondido 5 anos atrás
    Porque melhora dores e cólicas que eles sentem.....
    É ótimo,se o seu comem,não se preocupe!
    • Taxa
    • Comentário
  • Bi@ respondido 5 anos atrás
    Assim como os gatos, os cães costumam fazer limpeza estomacal, então a grama os ajuda a eliminar as impurezas.
    Melhor que grama, não existe!
    É um remédio natural e barato, não? hehehe
    Fuiiii!!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • ninamila respondido 5 anos atrás
    os gatos também provavelmente nas gramas devem ter algo que
    lhes ajude.O melhor é levar ao veterinario
    • Taxa
    • Comentário
  • Tuana respondido 5 anos atrás
    Bem, a maioria explicou o que a grama faz no organismos dos bichinhos...

Eu até concordo, mas assim que eu vejo meu tatôlo fazendo isso eu já dou uma colher de "Solvobil" que é um remedinho pra estômago "de gente", mas como é pra crianças, pros bichinhos não faz mal.

Ao contrário, porque a dorzinha de barriga acaba rapidinho. Eu coloco na boca dele com seringa (sem agulha é claro - dãããã) e ele reclama um cadinho porque é amargo, mas dali a pouco já tá brincando normalmente.

Esse remédio foi indicado pra mim pelo meu tio - farmacêutico e médico prático, logo depois que tive hepatite e ficava horas com dor na barriga (estômago e intestinos). Pro mal estar do fígado (tipo enjôo) ele receitou "Siliver".

Claro que ninguém tem que sair comprando os remédios sem primeiro falar com alguém da área médica, ler a bula pra ver se num tem contra-indicação, etc. porque um remédio pode fazer bem pra uns e mal pra outros.

Inté a próxima...
    • Taxa
    • Comentário
  • Cátia M respondido 5 anos atrás
    o que é grama ?? é que eu so portuguesa? quando os caes estao mal disostos eles comem erva porque lhes limpa o estomago.
    • 1
    • Comentário
  • Luck Wizz respondido 5 anos atrás
    Ta se fazendo de besta né, que pergunta mais ÓBVIA...

Grama no organismo de animais como cachorro causa uma certa aceleraçao no metabolismo, causando oque chamamos de Fluorescencia, com isso, pode melhorar a dor, entao provavelmente ele parara com o habito...
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir

Deixar de seguir

Bloquear