Minha sogra pode vender a casa de herdeiros sem autorização de um deles?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Meu marido é herdeiro da casa do pai pois faleceu a sete anos e agora a viúva quer vender a casa sem autorização do meu esposo, são três herdeiros meu marido meu cunhado e a mãe ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Estão te dando informações INCORRETAS
É claro que NÃO pode.

Quando uma pessoa morre,
por lei,
se deixou bens imóveis,
e não deixou testamento,
deve ser feito inventário dentro de um mês.

A viúva é meeira (não herdeira),
isto é, é dona de metade da casa.
A outra metade é dos filhos.

Deve-se saber:
1- Existe escritura da casa?
2- Estava em nome de quem?
Só dela?
Dela e do marido?
3- Foi feito inventário?

Se existe escritura,
estava no nome do falecido,
e foi feito inventário,
ela NÃO pode vender.
Só com a assinatura dos outros herdeiros.
Isto é, se eles são maiores de idade.
Se forem menores ela pode com autorização do juiz.

Ninguém pode colocar filho para fora se não tem onde morar sem autorização judicial.

Se ela tinha o usufruto da casa,
ela pode alugar,
emprestar,
morar,
sublococar
mas NÃO pode vender.
___________________
Por outro lado,
se na escritura a casa for dela,
aí os filhos só terão direito quando ela morrer,
mas para ela por pra fora terá que indenizar vocês.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Adorei sua resposta ela me tranquilizou muito pois a casa esta no nome do meu sogro ja falecido isso significa que ela não pode vender sem autorização dos herdeiros. obrigado e beijos.
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (12)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Laila respondido 5 anos atrás
    Olha, acho melhor vc procurar saber sobre isso com um advogado.
    Na OAB vc encontra varios profissionais capacitados para responder suas perguntas.
    • 1
    • Comentário
  • pequena lilaz respondido 5 anos atrás
    Se estiver em envetario não .........
    se estiver em nome de algum menor tb como herdeiro tb não.........
    Se seu marido for contra ele pode pedir Judicialmente a parte q le cabe!!!
    como herença!!
    vlw
    • 1
    • Comentário
  • Bibi respondido 5 anos atrás
    Não. Se ela não é dona da casa, não pode. Inclusive,se ela conseguir enganar algum comprador por não investigar se há disputa judicial, o comprador pode perder a casa em favor dos outros herdeiros.
    Ação de despejo demora muito para acontecer e é dificil um juiz autorizar quando um dos herdeiros mora na casa.

    Mas tudo isso demora muito para se resolver. Procure um advogado.
    • 1
    • Comentário
  • rafaela respondido 5 anos atrás
    bom se sao 3 herdeiros com certeza a decisao cabe aos 3..De forma nenhuma mesmo sendo a mae pode se decidir sozinha. A nao ser q no testamento diga que enqto a sua sogra tiver viva a csa seja somente dela..tipo no caso dela viva ela possa fazer o que quiser, e só depois de falecida é que os irmaos passa a tomar posse da casa..
    Mas caso contrario, se sua sogra vender a casa o dinheiro tem q ser dividido em partes iguais..
    Bjus
    • 2
    • Comentário
  • Gigi respondido 5 anos atrás
    Sua sogra pode sim vender a casa, pois ela tem direito a 50% do valor do imóvel e cada um de seus filhos tem direito a 25%. Ou seja, se sua sogra vender o imóvel terá que dar 25% para cada filho. E com relação a venda da casa sua sogra pode sim vende-lá, só que terá que repassar os 25% do seu marido.
    • Taxa
    • Comentário
  • doutor_anderson respondido 5 anos atrás
    Se consta que seu marido é herdeiro ela precisa de autorização do seu marido e do seu cunhado
    • Taxa
    • Comentário
  • Ngoma respondido 5 anos atrás
    Lucia Bi te respondeu tudo, sem incorreções. 10 pra ela.
    • Taxa
    • Comentário
  • fogoneroroma respondido 5 anos atrás
    Tifa =

    A sua sogra não poderá vender a casa sem a autorização de seu marido e sua, se for casada com comunhão de bens.

    Se você é seu marido foi morar na residencia em questão, porque estava vazia, isso tem uma obrigação de pagar uma parcela de aluguel , pois a mesma não pertence a vocês totalmente.

    Imagino com o falecimento do seu sogro as sua sogra tem direito a 50% da propriedade, os outros 50% são divididos em os outros herdeiros, isso é claro após ser efetuado o inventario. Isso é por lei.

    Caso sua sogra vender a casa sem autorização de vocês poderá entrar com uma ação judicial contra ela, e avisar as imobiliarias a respeito e ao futuro comprador, que por sinal ira conhecer a casa, ai você avisa do não desejo de vende-la.


    Por outro lado faz parecer que você e seu marido não está bem de grana, faça um acordo é peça bem acima do valor comercial da casa.

    Ai a coisa se arrasta por longo tempo. Sugestão apenas.


    Cuide-se bem na documentação, veja o que vão assinar.



    Boa Sorte tks®
    • Taxa
    • Comentário
  • Monica Cristina respondido 5 anos atrás
    se a casa for dela pode ué
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Kikita respondido 5 anos atrás
    Se a pessoa que for a dona da casa ainda estiver viva pode sim
    • 1
    • Comentário
  • Emily respondido 5 anos atrás
    Não, não pode ,pois terá que ser feito o inventario da casa, primeiro.
    • Taxa
    • Comentário
  • Bianca بيانكا respondido 5 anos atrás
    Na falta do seu sogro , a casa é da sua sogra . Ela pode fazer o que quiser . Somente após a morte dela é que os filhos farão um inventario para a divisão dos bens que restarão , seja estes bens , a casa ou o dinheiro ou outro patrimônio que ela construiu .

    Bjs
    • 1
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear