promotion image of download ymail app
Promoted

Por que adorar imagens se a Biblia condena?

Se a Biblía condena adoração a imagens, qual a finalidade então de ter tantos santos em casa, na igreja e ainda por cima algumas pessoas acenderem velas para essas estátuas? Somente Deus não é suficiente?

Textos Biblicos:

"Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam." (Êxodo 20 : 5)

"NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus." (Levítico 26 : 1)

"Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu." (Deuteronômio 4 : 23)

"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;" (Deuteronômio 5 : 8)

"Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém." (Deuteronômio 27 : 15)

16 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Porque fazer mais de 10 mil vezes a mesma pergunta???

Vcs não tem algo mais "criativo" e inteligente para perguntar!!!!

Já encheu isso!!!!

Seu pa$Tô não tem outra coisa para atacar não????

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Vc acha que um representante de Deus e Jesus iria apertar as maos de Judeus de Israel que patrocinaram aquela chacina, aquele massacre em cívis e criancinhas na Faixa de Gaza?

Olha minha filha, se a Igreja Catolica for representante de Jesus eu sou Pablo Picasso. Aonde que um representante das leis divinas iria congratular-se com Genocidas Frios? Preste atenção no movimento da Igreja Catolica perante os crimes satanicos de Israel, que todos vcs vão notar que de Jesus essa Igreja não tem nada, se fosse realmente uma representante das leis divinas estava batendo de frente com Israel, pois Israel faz coisas com o ser humano que ate o diabo duvida.

• Anônimo
    Há 1 década

Voce cospe na foto da sua mãe? Concordo com o Ricardo.

• Anônimo
    Há 1 década

a bíblia diz isso , a bíblia diz aquilo!

nao aguento mais ver isso no YR

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 5 anos

kkk eu queria poder responder as respostas idiotas aqui que nem no face koaskak pq a igreja católica antes do sec 20 queria encher o cude dinheiro, e viu q o negocio de falar a verdade n ia dar certo, resolveram eles mesmos fazerem umas paginas à mais na biblia, abriu espaço pra queimar "bruxas", vender terrenos no céu, matar, torturar, invadir propriedades, apoiar a kanklux kan( ou sei lá o nome dessa *****) oapksa os espanhois e portugueses e romanos roubando, saqueando, estuprando tudoisso em nome da igreja católica :D hahah! que irônico :D

• agora q notei q pode aoksaposkpoa

• Há 1 década

André Luiz, referindo-se à parte divina da Lei Mosaica, diz:

"Os Dez Mandamentos recebidos mediunicamente pelo profeta, brilham ainda hoje por alicerce de luz na edificação do Direito, dentro da ordem social."

O mesmo autor, em [Evolução em Dois Mundos], traduz o Decálogo para uma visão atual, escrevendo:

"Consagra amor supremo ao Pai de Bondade Eterna, nele reconhecendo a tua divina origem.

Precata-te contra os enganos do antropomorfismo, porque padronizar os atributos divinos absolutos pelos acanhados atributos humanos é cair em perigosas armadilhas da vaidade e do orgulho.

Abstém-te de envolver o julgamento divino na estreiteza de teus julgamentos.

Recorda o impositivo da meditação em teu favor e em benefício daqueles que te atendem na esfera de trabalho, para que possas assimilar com segurança os valores da experiência.

Lembra-te de que a dívida para com teus pais terrestres é sempre insolvável por sua natureza sublime.

Responsabilizar-te-ás pelas vidas que deliberadamente extinguires.

Foge de obscurecer ou conturbar o sentimento alheio, porque o cálculo delituoso emite ondas de força desorientada que voltarão sobre ti mesmo.

Evita a apropriação indébita para que não agraves as próprias dívidas.

Desterra de teus lábio toda palavra dolosa a fim de que se não transforme, um dia, em tropeço para os teus pés.

Acautela-te contra a inveja e o despeito, a inconformação e o ciúme, aprendendo a conquistar alegria e tranqüilidade, ao preço do esforço próprio, porque os teus pensamentos te precedem os passos, plasmando-te, hoje, o caminho de amanhã."

• Anônimo
    Há 1 década

Deus é nosso único criador e devemos seguir as escrituras (Bíblia) que são nosso "manual de instrução", portanto aquele que se curva diante de outra imagens está sendo tolo e ignorante. Religiões, seitas, etc... só servem para tirar o homem do caminho certo, portanto é muito importante estudar a Bíblia e se guiar no Bem seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

Tenho um grupo para estudo bíblico, o link é:

http://groups.google.com.br/group/falando-em-Deus?...

• GIGI
    Lv 4
    Há 1 década

Amigo, eu não tenho qualquer imagem, nem mesmo as adoro como vc parece achar que todas as pessoas (exeto vc claro) fazem, mas respeito profundamente aqueles que necessitam de algo visual para exercer sua fé.

Agora, não me leve a mal, mas esse deus que vc apresenta nestas suas citações biblicas (forjadas por homens que precisavam dominar outros homens naquela época) é um deus muito mal e vingativo, e o meu Deus, é um Deus amoroso, bom e justo, capaz de compreender o erro, a dificuldade e as necessidades de suas criaturas, inclusive de ter algo visual a que se apegar (melhor se apegar a isso do que a alguns lideres religiosos que envergonhariam o Cristo de Deus).

Fonte(s): A História, o ESTUDO dos usos e costumes dos povos antigos e de todas as escrituras já encontradas até hoje.
  • zeni
    Lv 7
    Há 1 década

Tudo é do Pai

http://www.youtube.com/watch?v=oCX8i06DlPs

Youtube thumbnail

O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ). Manda-lhe, também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas ( Num 21,8-9 ). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ), etc.

Seria uma grave blasfêmia desses "crentes" considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no outro lugar o teria proibido! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los, ¾ como o faziam os vizinhos pagãos, ¾ mas Ele não proíbe fazer outras imagens.

Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) ( Ex 20,2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. "Não adores nenhum outro deus"( Ex 34,14 ) ou "Não farás para ti deuses fundidos"( Ex 34,17).

Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento e legaram, para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de verônica, e no sudário sepulcral, guardado em Turim, na Itália.

Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos Santos são o único "livro" que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale, ainda hoje, para milhões de pessoas.

O sentido da veneração das imagens, segundo a tradição dos Apóstolos, está resumido nesta bênção de imagens do Ritual Católico:

"Deus eterno e todo-poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura das imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitir as suas virtudes. Nós pedimos que abençoeis e santifiquei esta(s) imagem (s), feita (s) para recordar e honrar o vosso Filho Unigênito e nosso Senhor Jesus Cristo ( ou: o (s) Santo (s) NN. Concedei a todos os que diante dela (s) desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito ( ou: o (s) Santo (s) NN), que por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e, no futuro, a glória eterna. Por Cristo, nosso Senhor Amém".

As Imagens, Por quê? O culto às imagens hoje em dia é muito discutida. As igrejas protestantes dizem se tratar de idolatria. Vejamos: O livro do Êxodo proíbe aos israelitas a confecção de imagens. Por quê? Porque poderiam dar a oportunidade dos israelitas imitarem os povos pagãos. Mas essa proibição não era de tudo. Deus mesmo mandou a confecção de Imagens. Não acredita, vejamos: EX 25,17-22: "Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim numa extremidade e outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com suas asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dos querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel." É Deus mandou a construção de dois querubins... Por isso a Bíblia costuma dizer que "Javé está sentado sobre os querubins" (cf 1sm 4,4; 2Sm 6,2; Rs 10,15; Sl 79,2; 98,1). Existem outras leituras que eu aconselho a fazer para um melhor esclarecimento. Abaixo vão as leituras e uma breve descrição: 1 Rs 6,23-28: O texto menciona os querubins postos junto à Arca da Aliança no Templo de Salomão. 1Rs 6,29s: As paredes do Templo de Salomão foram revestidas de imagens de querubins. Nm 21,4-9: O Senhor Deus mandou confeccionar a serpente de bronze para curar o povo mordido por serpentes. 1Rs 7,23-26: O mar de bronze colocado à entrada do palácio de Salomão era sustentado por 12 bois de metal. 1Rs 7,28s: Havia entre os ornamentos do palácio de Salomão imagens de leões, touros e querubin

• Há 1 década

Por que você tem fotos,televisão,quadros na sua casa?

E se for proibido o uso de imagens, como se afirma no protestantismo, pode abandonar esta seita da qual você pertence, porque na própria Bíblia, fala-se muito bem das imagens, confira: ?Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os Israelitas? (Êxodo 25,22). Comentário: Querubins, meu caro amigo, são imagens que o próprio Deus mandou fazer. Confira mais em: (1 Reis 6,23-28) (Êxodo 25,13) (2 Crônicas 3,10-14) (Números 8,4) (Ezequiel 1,5) (Ezequiel 10,20) etc.etc.etc. Para você entender o significado das Relíquias confira: (Atos 19,11-12) (Atos 5,15) (Mateus 9,20) (2 Reis 2,11-14) (2 Reis 13,21).

Não adoramos imagens e sim veneramos

Ídolo não é - e jamais foi! - sinônimo de imagem. Ambos são distintos e inconfundíveis

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.