Alguém sabe como se faz cortina de varão?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Estou treinando dotes "custurais" e, minha filha pediu pra eu fazer uma cortina pro quarto dela porem, não sei por onde começar. Se alguem souber me ensine se for passo a ...mostrar mais
Melhor resposta
bom...
não sou muito bem dotada em costura...
mas uma cortina de varão é bem simples de se fazer...
bastar embainhar o tecido e finalizar com argolas de plástico ou de metal, encontradas em lojas de aviamentos...
uma boa pedida também é substituir as argolas por alças de tecido...
existe também aquelas que depois de devidamente embainhada, ganha-se ilhoses largos...onde se passa o varão...
veja esses modelos...simples e fáceis de fazer...escolha um
http://lh4.ggpht.com/_9Tyc_SUV6xU/SIHweP...

http://www.joaopaulobordados.com.br/loja...

http://casaejardim.globo.com/edic/574/co...


no link está as imagens com vários modelos...

http://images.google.com.br/images?um=1&...
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Alex spirro respondido 5 anos atrás
    Márcia,Na hora da escolha das cortinas, acompanhe o estilo da decoração dos ambientes: Modernos e retos ou Clássicos com xale nas laterais.
    SALA: Use tecidos claros ou transparentes ( com forro) para obter maior luminosidade. Modelos clássicos, retos ou persianas com xale nas laterais.
    QUARTO: Modelos aconchegantes ou românticos. Escolha tecidos mais encorpados para garantir a privacidade.
    COPA e COZINHA: Escolha tecidos fáceis de lavar, com richelieu ou renda holandesa.
    HOMETHEATER: Necessita bloqueio total de luz. Tecidos grossos são os mais indicados, como brim, linho ou seda rústica, ou ainda, forros tipo corta-luz, como o black-out.
    ESCRITÓRIO: Cortinas curtas que levam pouco tecido ou persianas.

    MODELOS DE CORTINAS
    Contemporânea: Cortinas retas com alças, ilhós, laços ou argolas colocadas em varões ou fios de aço. Clássica: Franzida ou com pregas ( macho, fêmea ou americanas), com xales ou bandôs; com ou sem forro; colocadas em trilhos ou varões ( madeira ou dourados), que podem ser embutidos em sanca de gesso.

    TIPOS DE TECIDOS
    LEVES: Voil ( liso, fletado, bordado), cambrala, organza, microfibra, changeant ( sintético), chiffon, crepes e palhas de seda, rechilieu e rústicos leves.
    ENCORPADOS: Sarjas, rústicos, shantung de seda ou poliéster, gorgurão, linhos, algodão, Jacquard, chenille, veludo e black-out.
    FORROS: Gabardine, tergal verão, microfibra, malhas específicas e black-out.

    PROPORÇÃO NAS MEDIDAS
    Algumas regras de equilíbrio devem ser analisadas antes de se efetuar a colocação de uma cortina. Para isso, meça as distâncias entre:
    1. A esquadria superior da janela e o teto: calcule o meio para instalar o varão, mas se esta distância for menor que 30 cm, faça a cortina desde o teto.
    2. A esquadria inferior da janela até o piso: calcule o meio para saber a altura da cortina. Porém, se esta distância for menir que 60 cm, melhor fazê-la longa3. A esquadria lateral até o final da parede: se a distância for menor que 50 cm, melhor cobrir toda a parede.
    4. Medida do varão ou trilho: meça a largura da janela e acrescente de 20 a 40 cm de cada lado ( quanto mais se quiser evitar a entrada de claridade, maior deve ser este acréscimo, assim como para porta-balcão). Esa deverá ser a largura da cortina.

    Acessórios
    Varões cromados, dourados, com pátina, provençal, de madeira, simples ou duplos; ponteiras diferenciadas, fios de aço e trilhos; Dê atenção especial aos acessórios, customize sua cortina com miçangas, cristais, apliques e bordados. Vale tudo para dar charme à sua cortina. Solte a imaginação e personalize assim seu ambiente.



    DICAS para cortinas:


    - Tecidos com 3 m de largura levam menor metragem para confeccionar.
    - Cortinas prontas também são uma ótima opção. Certifique sempre a metragem antes de comprar.
    - Janelas pivotantes ( que giram sobre um eixo vertical): a melhor opção é utilizar cortinas fixas na moldura, cobrindo apenas o vidro.
    - Para janelas que partem rente ao teto, melhor optar por cortinas longas, presas em sancas de gesso ou em bandôs; equilibrando assim as proporções e evitando frestas de claridade.
    - Para janelas que vão de parede a parede, a possibilidade de colocar varão é viável desde que finalizado com rosetas ou flanges que prendem o varão às paredes laterais. Para extensões acima de 2,5 m é recomendado intercalar com um ou mais suportes de teto.
    - Porta-balcão pede uma cortina simples, até o chão ( deixando-a arrastar no mínimo 1,50 cm) e, o principal, não esquecer de acrescentar cerca de 40 cm de cada lado ( tanto do varão como da cortina), reservando espaço para acomodar toda a cortina nas laterais, liberando o uso da porta.
    - Se houver janelas de tamanhos ou formatos diferentes de um mesmo ambiente, equilibre o local padronizando as cortinas. - Para vedar totalmente a claridade, a melhor opção é utilizar um forro black-out, que além de bloquear a luz também auxilia na diminuição de ruídos externos.
    - As cortinas devem ser lavadas periodicamente, lembrando que tecidos sintéticos podem ser lavados em casa, mas tecidos finos ( algodão e fibras naturais) devem ser levados a lavanderias especializadas, pois precisam de cuidados especiais para evitar desbotamento ou encolhimento.
    • 4
    • Comentário
  • O GUARDIÃO respondido 5 anos atrás
    O MARCIA, SERIA NECESSÁRIO DIZER SE É PARA JANELA PEQUENA OU GRANDE E SE QUER QUE VAI ATÉ O CHÃO OU É PEQUENA SOMENTE NA JANELA, E SE ESSE VARÃO É TRILHO PARA ELA CORRER, PARA MIM FICOU DIFÍCIL, SE É DE PLASTICO OU DE PANO,
    MAS DE REGRA GERAL SUPONDO-SE QUE SEJA DE TRILHO, É PRECISO COLOCAR NO TETO BUCHAS PARA PARAFUSAR OS TRILHOS PODEM SER 2, UM PARA A CORTINA E OUTRO PARA O FORRO, NA 25 DE MARÇO TEM TUDO ISSO OU NA RUA DA GRAÇA NO BOM RETIRO, BEM NA 25 TEM PANO PARA FORRO E PARA CORTINA, SE A JANELA DIGO A PAREDE TOTAL AONDE ESTÁ A JANELA TEM 10 METROS DE LARGURA, TENS QUE COMPRAR 20 METROS NO MÍNIMO, PARA FICAR UMA CORTINA ENCORPADA, OU ATÉ 30 METROS, ISSO DA CORTINA, O FORRO PODE SER 10 METROS, COMPRE RODIZIOS PARA COLOCAR NOS TRILHOS, E GANCHOS PARA PRENDER A CORTINA, NAS RODINHAS,[ PARA LAVAR A CORTINA É SÓ SOLTAR OS GANCHOS E FIM SAI FÓRA TODA A CORTINA COM FACILIDADE] BEM ENTÃO VOCÊ COMPROU PANO DE FORRO, PANO DE CORTINA , GANCHOS , RODINHAS E TRAVAS PARA COLOCAR NO FINAL DO TRILHO PARA AS RODINHAS NÃO SAÍREM, AGORA VÁ PARA A MÁQUINA DE COSTURA, [ NA 25 JÁ COMPRE MUITA LINHA PARA COSTURAR.] EM CIMA E EM BAIXO TANTO DO FORRO COMO DA CORTINA TENS QUE FAZER UMA BARRA, BEM COSTURADA PARA NÃO JUNTAR POEIRA DA CASA. DEPOIS A BARRA DE CIMA MAIS REFORÇADA, ALI VOCE VAI PRENDENDO OS GANCHOS QUE VÃO PEGAR NAS RODINHAS LÁ NO TRILHO, NOS DOIS PANOS DA CORTINA E DO FORRO, ENTÃO LÁ EM CIMA NA PAREDE TENS DOIS TRILHOS UM DE DENTRO E UM DE FÓRA, O DE DENTRO É FORRO E O DE FÓRA CORTINA, DEPOIS DE TUDO COSTURADO E ARRUMADO É SÓ IR COLOCANDO OS GANCHOS DA CORTINA NAS RODINHAS DO TRILHO COM AUXILIO DE UMA ESCADA, DEVES VERIFICAR SE A ESCADA ESTÁ BOA O SEU PESO E DO PANO SEMPRE É PERIGOSO SUBIR NA ESCADA CUIDADO PARA NÃO SE MACHUCAR PEÇA ALGUÉM PARA TE AJUDAR, EM UMA PONTA DOS TRILHOS COLOQUE A TRAVA, UMA PEÇINHA COM PARAFUSO, NÃO DEIXA AS RODINHAS CAIREM, QUANDO ACABAR DE COLOCAR TUDO COLOQUE A OUTRA TRAVA NO FINAL E FIM PODE USAR A CORTINA, SE QUISER FACILITAR PODE FAZER AONDE PEGA NA CORTINA PARA ABRIR E FECHAR UM PINGENTE COM ARGOLAS ETC. FICA A SEU GOSTO, MAS AONDE COLOCAS OS GANCHO, QUE SEGURA NAS RODINHAS TENS QUE COSTURAR BEM SENÃO OS GANCHOS ARREBENTAM, ELES SEGURAM TODO O PESO DA CORTINA. ESPERO TER TE AJUDADO PELO MENOS UM POUCO ABRAÇÃO COSTUREIRA, EU NA MINHA CASA FAÇO TUDO INCLUSIVE JÁ FIZ ISSO QUE TE FALEI BYE BYE
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear